215 atletas do Paraná vão ao Rio de Janeiro para disputar os Jogos Escolares Brasileiros 28/10/2021 - 16:26

A delegação do Paraná está a caminho do Rio de Janeiro para competir nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), que começam nesta quinta-feira (28) no Rio de Janeiro (RJ) e terminam na semana seguinte, sexta-feira (05). A abertura oficial do evento ocorrerá na sexta-feira (30), na Arena 1, no Parque Olímpico (Barra da Tijuca).

A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, responsável por custear todos os gastos da etapa nacional (transporte, hospedagem e alimentação).

Nesta etapa, participarão 215 atletas paranaenses, de 12 a 14 anos, e outros 40 técnicos e auxiliares técnicos que acompanharão os estudantes no desafio. Ao todo, a delegação conta com 284 pessoas que representarão o estado nas 17 modalidades desta edição dos JEBS: atletismo, basquetebol, badminton, ciclismo, futsal, ginástica rítmica e artística, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

Na contagem regressiva está Eduardo dos Santos Sobrinho, 13 anos. Natural de Ponta Grossa (PR), o estudante do Colégio Integração representará o estado no Karatê – Kata. Eduardo, que treina Karatê desde os três anos, saiu de casa às 13h30 de hoje rumo a Curitiba, onde pegará um avião com destino ao Rio de Janeiro. Apesar do nervosismo da viagem, declarou às vésperas da competição: “Estou na contagem regressiva nos JEBS e darei o meu melhor para representar o nosso estado.”

Campeão
Na foto, o atleta Eduardo dos Santos Sobrinho quando foi Campeão Paranaense. (Foto: acervo do atleta)

JEPS e o fortalecimento do desporto escolar no Paraná

Desde 2019 que a delegação do Paraná não participa de um evento da etapa nacional. Por isso, a coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), Márcia Tomadon Moreira, explica que o Governo do Estado realizou os JEPS, em agosto, visando a participação nos JEBS. “Este ano os Jogos aconteceram de maneira simplificada, mas conseguimos apresentar todas as modalidades e hoje estamos aqui no Rio de Janeiro com a delegação completa”, explica Márcia.

Isso também só foi possível com a parceria entre o Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral do Esporte, e a Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDE-PR). Para o presidente da FDE-PR, Clésio Prado, essa união de esforços entre as entidades possibilitou que os alunos que participaram da fase municipal disputassem as etapas regionais e nacionais. “Unimos esforços para que todo o sistema esportivo escolar tenha calendário, estrutura e se fortaleça”, explica ele.

Outro ponto importante quanto à participação do Paraná nos JEBS refere-se ao seu histórico. O estado já foi campeão duas vezes e seus atletas costumam conquistar bons resultados em modalidades individuais. “Somos fortes no ciclismo e na Ginástica Rítmica. Agora que o evento terá também a Artística, não temos dúvidas de que o Paraná conquistará muitas medalhas”, finaliza Márcia.

Serviço

A estimativa é que essa edição dos JEBS reúna cerca de 7,5 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos na Cidade Maravilhosa. As disputas das 17 modalidades servirão como seletiva em 10 delas para os Jogos Sul-Americanos Escolares. Já a programação pode ser conferida neste link. O Paraná estreia nesta quinta-feira com a equipe de Ginástica Rítmica. Já a abertura oficial ocorrerá apenas no sábado, quando todos os atletas das modalidades estarão presentes na terra do samba.