FAQ | Perguntas Frequentes - Edição 2022

 PERGUNTAS FREQUENTES GERAÇÃO OLÍMPICA E PARALÍMPICA

01 - Quando abrem as inscrições?
As inscrições serão abertas após a LIVE de tira-dúvidas, no dia 11 de abril, às 10h. O período de inscrições começa às 12h do dia 11 de abril com término no dia 25 de abril às 23h59.

02 - Qual o link das inscrições?
https://www.esporte.pr.gov.br/form/geracao-olimpica-2022

03 - Preciso estar estudando para concorrer a uma bolsa?
Para as categorias FORMADOR ESCOLAR e ESTADUAL (EAD) você deve, obrigatoriamente, estar regularmente matriculado e frequentando estabelecimento de ensino no Estado do Paraná e atender aos requisitos mínimos exigidos por lei quanto à frequência e avaliação ao longo do ano em curso.

04 - Terminei o ensino médio, que tipo de curso preciso estar matriculado para tentar uma bolsa?
É necessário estar matriculado em um curso de pelo menos um ano de duração, reconhecido pelo MEC e que comprove que o candidato continuará estudando. Cursos específicos, como de idiomas e de duração curta, não serão válidos. Em caso de dúvidas sobre cursos e instituições validadas, entre em contato conosco através do e-mail: geracaoolimpica@esporte.pr.gov.br informando o nome do curso e a instituição em que está matriculado.

05 - Posso me inscrever em duas categorias?
Será permitida a inscrição somente em uma das categorias oferecidas pelo PROGRAMA , ficando a critério de cada candidato a escolha dela. Depois de realizada a inscrição não será permitida a troca de categoria na qual o candidato se inscreveu. Caso haja mais de uma inscrição para o mesmo candidato, todas serão indeferidas.

06 - Por ter recebido a bolsa no ano passado, preciso realizar o processo da inscrição mais uma vez?
Para concorrer às bolsas da edição 2022, o processo de envio de inscrição deve ser realizado novamente.

07 - Estou na lista do ANEXO III. Preciso fazer a inscrição?
Sim. Mesmo que o nome já esteja pré-selecionado no anexo III, todos os candidatos precisarão passar pelo processo de inscrição, seguindo os critérios estabelecidos no regulamento.

08 - Na inscrição, é necessário apresentar as comprovações para as competições que participei?
Na fase de inscrição online, nenhum documento comprobatório se faz necessário. Eles deverão ser apresentados, caso o candidato seja selecionado como bolsista,  em etapas que serão divulgadas posteriormente.

09 - Errei minha inscrição, tem como zerar, para eu fazer novamente?
Não. Após a finalização da inscrição, o sistema não permitirá exclusão da mesma.  Por isso a importância de observar no regulamento a categoria adequada a cada candidato, ou seja, onde ele possui mais chances de concorrer.

10 - Qual a categoria que tenho mais chances?
Esta é uma decisão pessoal de cada atleta. Mas a consulta a técnicos e federação responsável pela sua modalidade poderão auxiliar nesta decisão.

11 - Qual o link de acesso ao regulamento?
Clique aqui

12 - Resgate de atletas nascidos no Paraná é válido para quais categorias?
O resgate para atletas nascidos no Paraná acontece dentro das categorias Nacional, Internacional e Medalhista. Os atletas que pretendem concorrer ao resgate, devem observar os critérios elencados dentro do Regulamento.

13 - Sou atleta bolsista ou professor/técnico bolsista de outro programa, mas quero me inscrever no Geração Olímpica e Paralímpica, caso eu seja aprovado, posso acumular as bolsas?
O Regulamento do Geração Olímpica e Paralímpica não impede que o candidato receba recursos de outras fontes e acumule com a bolsa do programa. No entanto, é preciso verificar se o outro programa do qual você já é bolsista permitirá receber e acumular recursos.



SOBRE O PROGRAMA - Em 2021 o Geração Olímpica e Paralímpica celebrou sua 10ª edição, sendo o maior programa de bolsa-atleta entre todos os estados do país - conforme pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e divulgada na Revista Latino-Americana de Estudos Socioculturais do Esporte. O programa investe anualmente mais de R$ 4,75 milhões, com o patrocínio exclusivo da Copel, em cerca de 1.250 bolsas, para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional.