Últimos dias para a inscrição e submissão de trabalhos no Seminário “Conversando sobre Gestão Esportiva” 19/10/2021 - 16:11

Em parceria com a Superintendência Geral do Esporte e demais instituições, acontece entre os dias 25 e 27 de outubro a primeira edição do Seminário “Conversando sobre Gestão Esportiva”, organizado pelo departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento, que ocorre de maneira on-line e remota, aceitará inscrições até o dia 25 de outubro, às 19h.

Além das três mesas-redondas, que acontecerão das 19h às 21h durante todos os dias do evento, nos dias 26 e 27 também haverá a apresentação de trabalhos científicos nas áreas de gestão e administração esportiva. Para submetê-los, os interessados têm até às 23h59 de quinta-feira (21), acessando o link https://siseve.apps.uepg.br/pt_BR/gestaoesportiva2021

Segundo Carolina Paioli Tavares, professora adjunta do Departamento de Educação Física da UEPG e coordenadora do evento, o Seminário é direcionado para profissionais da área de Educação Física, administração e direito, que trabalham ou queiram trabalhar com a gestão esportiva.

“É um evento muito importante porque a gestão é uma profissão que vem crescendo em diversos segmentos privados e públicos, mas são poucas as instituições que conseguem formar e capacitar os profissionais que vão atuar nesse ramo.”, explica Carol.

Para o prof. Dr. Antonio Carlos Dourado, coordenador da Escola do Esporte (Programa da Superintendência do Esporte que visa promover, organizar e executar diversos cursos e ações de aprendizagem e atualização em parceria com o Sistema Esportivo Estadual), o Seminário é uma maneira de oferecer formação acadêmica em gestão esportiva e também de despertar interesse nos jovens que queiram desenvolver trabalhos nesta área.

“A parceria da Paraná Esporte com as instituições de ensino superior, em especial a UEPG, vem estimulando ações nesse sentido, vinculadas à capacitação e formação continuada”, explica Dourado. “Penso que o Seminário pode estimular o crescimento e desenvolvimento desse segmento, e isso é muito importante.”.

Dada a relevância do que será tratado no Seminário, ouvintes não inscritos poderão acompanhar as discussões através do canal do YouTube do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta a Distância. Já os inscritos terão direito aos certificados das 3 mesas-redondas. Na cerimônia de abertura do evento, teremos a presença do Reitor da UEPG, Prof. Dr. Miguel Sanches Neto, e o Superintendente Geral do Esporte, Helio Renato Wirbiski. A mediação fica por conta do Prof. Dr. Fernando Mezzadri, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Serviço

Link de inscrição: siseve.apps.uepg, gratuita para membros internos e externos da UEPG
Data limite de inscrição de trabalhos: 21/10
Inscrição no evento: 25/10, até às 19h
Data do evento: 25 à 27 de outubro
Horário: 19h às 21h (apresentação de trabalhos das 14h às 18h)
Canal do YouTube: youtube.com/uepgnutead
Demais participantes da mesa-redonda: Professor Dr. Alfredo César Antunes - Departamento de Educação Física (UEPG);  Professora Ms. Luciana Letícia Sperini Rufino dos Santos - Grupo de Estudos (Gestão em Eventos Esportivos - PR); Professor Esp. Rodrigo Sautchuk - Diretor de Futebol Profissional (Operário Ferroviário Esporte Clube - PR); Professor Ms. Érik de Ávilla - Diretor de Esportes (Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto - SP); Professor João Paulo Kaiuti - Grupo de Estudos (Gestão em Eventos Esportivos - PR) e Professor Marco Aurelio Marinho Raasch - Secretário de Esportes (Secretaria Municipal de Esportes de Ponta Grossa - PR). O evento será mediado pelos Professores Constantino Ribeiro de Oliveira Jr e Carlos Mauricio Zaremba.