Superintendência Geral do Esporte publica os nomes dos acadêmicos selecionados para o Verão Maior Paraná 2022/2023 05/12/2022 - 13:22

Na última sexta-feira (02), terminou a capacitação do Verão Maior Paraná no município de Pontal do Paraná. Foram mais de 250 acadêmicos pré-selecionados que participaram de oficinas nas áreas de Educação Física, Comunicação, Turismo e Enfermagem e 29 profissionais de Educação Física e Turismo, sendo 13 coordenadores de posto, 6 professores de ginástica e 10 profissionais e guias de turismo.

Durante os cinco dias de capacitação, os acadêmicos e profissionais participaram de diversas palestras e oficinas referentes as atividades a serem desenvolvidas durante o projeto Verão, visando o melhor atendimento da comunidade litorânea e veranistas. Dentro da programação, foram realizadas oficinas de organização e planejamento de eventos esportivos e de lazer, vivências do esporte e lazer, ações e vivências em grupos, avaliação física, ritmos musicais, atividades esportivas e recreativas, montagem e estrutura de postos, jogos e brincadeiras de lazer, atividades de esporte e lazer, texto, fotografia, captação e edição de vídeo, entre outras.

Para a professora mestranda em educação, Simone Cristina Iubel,  a capacitação é um diferencial.  “Damos um norte para todo mundo, no sentido daquilo que pode ou não ser ofertado pro turista e que seja agradável. Os acadêmicos acabam trocando experiências, e para aqueles jovens que não forem selecionados para trabalhar no projeto acabam tendo uma capacitação para o resto da vida. Acaba sendo uma formação em uma semana de disciplinas que eles não tem na faculdade”, afirma.

A acadêmica de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, Jaciara do Carmo Frasão, comenta sobre a oficina de Vivências Múltiplas do Esporte e Lazer. “Essa oficina remete bastante a vivência da prática no litoral e que dá embasamento para os momentos que tivermos menos matérias. Conseguimos achar uma fonte para buscar mais ideias de atividades bacanas para as crianças”, afirma.

Ao todo, foram selecionados 116 acadêmicos aptos a participarem do projeto Verão Maior Paraná, sendo eles, 80 de Educação Física, 8 de Enfermagem, 20 de Turismo e 8 de Comunicação. Mesmo aqueles que não foram selecionados para atuar no projeto, receberão um certificado de atividade extracurricular.

A Superintendência do Esporte do Paraná, conforme Diário Oficial nº 11306, publicado em 05/12/2022, apresenta a lista dos selecionados para trabalhar no Verão Maior Paraná.

LISTA DOS SELECIONADOS

Para o coordenador do projeto Verão Maior Paraná, Mauro João Cachel, um dos objetivos da capacitação é que os acadêmicos possam sentir o clima do projeto Verão. “ Estão no espaço que tem mar, tem sol, tem mormaço, enfim, é o clima básico onde a gente desenvolvemos o projeto, e o principal é fazer com o que o acadêmico que estão conosco aqui ter uma vivência maior na sua área, pois esses acadêmicos a partir do ano que se formar serão os futuros profissionais, em cada informação, cada curso, cada formação que essas pessoas possam fazer não vai melhorar apenas o projeto, vai melhorar a vida futura de cada profissional”, afirma.

VERÃO MAIOR PARANÁ

O Verão Maior terá ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhada, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. O projeto é uma ação integrada do Governo do Estado, que visa aprimorar a infraestrutura das praias e balneários paranaenses, garantir a saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores locais.

A edição 2023 está prevista para acontecer de 26 de dezembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023. Ao todo, serão seis postos fixos (Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá), três equipes itinerantes e dois postos fixos no noroeste do Paraná (Porto Rico e São Pedro do Paraná).