Relatório do VII Encontro de Gestores do Esporte já está disponível; evento reuniu mais de 500 gestores esportivos 10/12/2021 - 16:36

Entre os dias 2 e 3 de dezembro, Foz do Iguaçu sediou o VII Encontro de Gestores do Esporte do Estado do Paraná, que reuniu mais de 500 gestores esportivos de todas as regiões do estado. Aqueles que assim desejarem, poderão fazer o download do relatório completo do evento,  com o descritivo das palestras, falas e apresentações que ocorreram durante os dois dias de encontro. Os certificados estarão disponíveis em breve.

O encontro abordou como temática principal o programa “O Esporte que Queremos” do Governo do Estado do Paraná, cujo objetivo é a elaboração de políticas públicas de esporte nos municípios. Dentre os temas debatidos no evento destacam-se aqueles relacionados ao programa, focando especificamente em Tecnologia, Inovação e Verticalização do Sistema Esportivo Federal, Estadual e Municipal.

Para o superintendente geral do esporte, Helio Wirbiski, o evento foi um sucesso, pois trouxe  inúmeros resultados aos gestores. A equipe técnica da Paraná Esporte, por exemplo,  compartilhou as experiências vivenciadas em 2021 com os Jogos Oficiais e programas de incentivo e teceu as perspectivas para o ano seguinte. “É dessa forma que vamos mudar o esporte no Paraná: com muito aprendizado, tecnologia, inovação e planejamento”, relata Wirbiski.

Além disso, o evento também contou com duas mesas temáticas. A primeira tratou de realçar a Lei Geral e a verticalização do sistema esportivo; a segunda foi composta por gestores que, representando todas as cidades paranaenses, falaram sobre a experiência de escrever a Política Municipal de Esportes de suas respectivas cidades.

Neste aspecto, Joselene Anjos, que esteve na coordenação dos outros seis eventos, afirmou que o diferencial deste ano consiste no protagonismo dos gestores esportivos. Afinal, foram eles que apresentaram seus resultados aos participantes, facilitando o intercâmbio de experiências entre os pólos regionais. “As primeiras entregas por parte dos municípios foi a celebração de um caminho que começou a ser trilhado com o Programa O Esporte que Queremos”, explica Joselene.

Quanto aos palestrantes convidados, destacam-se o Coordenador Pedagógico da Academia Brasileira de Treinadores no Comitê Olímpico do Brasil, Antônio Carlos Gomes, e o ex-atleta de vôlei de praia, Emanuel Rego. Em sua fala, Gomes levou os gestores a refletirem sobre a importância de olhar para o desenvolvimento da criança e do adolescente através do esporte. Já Emanuel relatou as suas experiências como atleta de alto rendimento, vinculando-as às oportunidades de protagonismo que o esporte propicia e sua importância na formação e socialização do ser humano.

O coordenador da Escola do Esporte, Antônio Carlos Dourado, observou que ambas as palestras funcionaram como um “encaixe de luvas” entre o que é dito na teoria e o que é vivenciado na prática. “Se por um lado o Gomes direcionou para algo que nós, gestores, sabemos que é importante, que é o esporte na infância e adolescência, o Emanuel se apresentou como um exemplo de criança que se agarrou às oportunidades oferecidas pelo esporte e isso o levou a ser, anos depois, o medalhista olímpico que todos conhecemos”, arremata Dourado, reforçando a importância de relatos que evidenciam o êxito de um sistema esportivo verticalizado.

Por fim, o VII Encontro de Gestores do Esporte contou com apresentações artísticas oferecidas pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, que levou ao palco a alma cultural existente na região das três fronteiras (Brasil, Paraguai e Argentina). Já os gestores puderam expandir sua estadia para sábado, participando dos Jogos de Aventura e Natureza - Etapa Lindeiros, que tiveram patrocínio exclusivo da Itaipu Binacional.