Região Noroeste terá mais um grande final de semana com os Jogos de Aventura e Natureza 29/09/2023 - 13:45

Os Jogos de Aventura e Natureza etapa Corredores das Águas vão levar diversas atividades a Maringá, Marialva, Marilena, Nova Londrina, Terra Rica, Paranavaí, Porto Rico e São Pedro do Paraná, todos no Noroeste do Paraná, neste final de semana. Ao todo, a etapa, que começou no sábado (23) e segue até este domingo (01), contempla 47 diferentes ações.

ATIVIDADES – Os JANs– Corredores das Águas começaram com o Festival da Família, ação que reuniu atividades lúdicas, aulas de dança e ritmo, prática esportiva, concurso para pets, apresentações culturais e até passeio de balão na Praça da Catedral, em Maringá. Houve oficinas e apresentações de ginástica, kung fu, tirolesa, gincanas e desfiles.

Os Jogos Indígenas do Paraná, que celebram a cultura e os esportes desta população, foram outro destaque. Atletas indígenas praticaram arco e flecha, cabo de força, jogo de malha, atletismo, corrida com tora, futebol, arremesso de lança, luta corporal, natação e peteca. Além disso, fizeram apresentações culturais, pintura corporal e expuseram artesanatos.

No domingo (24) uma das atrações foi a terceira etapa do estadual de Skate Street nas categorias mirim feminino, amador feminino, mirim masculino, iniciante e amador. Foram disputadas as semifinais da categoria amador masculino, que contou com 75 atletas, e as finais da categoria iniciante masculino, amador feminino e masculino.

Desde segunda-feira (25), Maringá abriga o Punhobol nas Escolas, esporte coletivo semelhante ao voleibol, com a diferença de ser jogado em um campo de grama. Durante a semana foram realizadas oficinas gratuitas nas escolas públicas. Ao todo, mais de mil crianças participaram.

Em Porto Rico e em São Pedro do Paraná houve revoada de balões coloridos, evento que encantou as comunidades e foi complementado com palestras de balonismo. A ideia é conectar as pessoas com a natureza e estimular o aprendizado sobre a atividade.

JOGOS – Criados pelo Governo do Estado, em 2019, os Jogos de Aventura e Natureza (JAN) são coordenados pela Secretaria do Esporte, com o apoio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Secretaria de Cultura, prefeituras e federações esportivas de cada modalidade.

Em 2023 já foram realizadas a etapa Norte, em Londrina, Arapongas, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio e Sertanópolis, e o Festival de Inverno, no Litoral do Estado. Os JANs ainda chegarão a Angra Doce.

"Os JANs unem a prática esportiva e turismo. As atividades acontecem em cenários paranaenses que chamam atenção pela beleza da natureza. O objetivo é incentivar o esporte e fomentar a economia regional, além de levar lazer à população", afirma o secretário estadual de Esporte, Helio Wirbiski.

Confira a programação do final de semana:

Terra Rica

30/09 - Wheeling