Referência no esporte escolar, Paraná é campeão dos Jogos da Juventude em Aracaju 04/10/2022 - 10:28

O Paraná fez sua melhor participação nos Jogos da Juventude de toda sua história. Foram 82 medalhas, sendo 37 de ouro, 18 de prata e 27 de bronze na competição que reúne atletas de 15 a 17 anos. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), este é o maior evento olímpico da categoria e reúne os melhores atletas de todos os estados e Distrito Federal. Os jogos aconteceram na cidade de Aracaju/SE entre os dias 02 e 17 e foi a primeira vez no formato de seleções formadas por equipes finalistas da etapa estadual dos Jogos Escolares do Paraná.

“Nossos técnicos fizeram um brilhante trabalho selecionando os melhores atletas do Paraná nas modalidades coletivas e o resultado foi o melhor obtido nos últimos 10 anos. O esporte escolar do Paraná evoluiu muito em qualidade técnica de seus atletas, devemos destacar o trabalho feito também pelas federações esportivas que fomentam o esporte”, comenta a chefe da delegação paranaense, Marcia Tomadon Moreira.

MODALIDADES EM DESTAQUE

Foram 16 modalidades olímpicas disputadas por 4.180 atletas. A primeira medalha de ouro do Paraná veio com o atleta da natação, Cauê Gluck, que, em seguida, faturou sete medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e duas de bronze. Também das piscinas veio a maior medalhista dos Jogos da Juventude, Ana Carolina Ghellere, com nove medalhas, sendo seis de ouro e três de bronze. A natação garantiu 24 medalhas no total.

As ginásticas artística e rítmica também se destacaram com diversas medalhas conquistadas. Na ginástica artística, Josyane Calixto garantiu cinco medalhas de ouro e Laura Cecília Kheush uma de ouro. Já na ginástica rítmica, a campeã panamericana Maria Eduarda Alexandre garantiu três ouros, Isadora Carnielli de Oliveira conquistou um ouro, uma prata e um bronze e Stefhany Beatriz Popoatzki um ouro.

Na última etapa dos Jogos da Juventude, foi a vez do judô garantir nove medalhas para o Paraná, sendo três de ouro, duas de prata e quatro de bronze. Gustavo Milano, nos -81kg, Alexandre Albano, com -90kg, e Emily Santos, com +70kg, faturaram o ouro. As pratas ficaram com Beatriz Nascimento, -52kg, e Nycolly Carneiro, -48kg. Os terceiros lugares ficaram com Sogia Fuchs, -44kg, Francisco Shier, -66kg, João Lira, -60kg, e Kauane Senger, -70kg.

As finais do basquete fecharam as disputas coletivas dos Jogos da Juventude e coroaram o Paraná como o grande campeão da modalidade, ficando com a medalha de ouro no masculino e no feminino, sendo campeões absolutos no último dia de Jogos da Juventude 2022.

Com o total de 37 medalhas de ouro, o Paraná se consolidou com o primeiro lugar geral no quadro de medalhas, superando o estado de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e outras delegações que são potências esportivas. 

No ano passado, nos Jogos Escolares Brasileiros organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar, que aconteceu no Rio de Janeiro, o Paraná se firmou como referência no esporte escolar brasileiro de 12 a 14 anos após garantir o primeiro lugar no quadro total de medalhas, com um total de 79 medalhas, sendo 22 de ouro, 27 de prata e 30 de bronze.

Juntando os resultados do Rio de Janeiro/RJ, em 2021, na categoria de 12 a 14 anos, e agora em Aracaju/SE, de 15 a 17 anos, o Paraná se consolida como estado referência no esporte escolar brasileiro.

Confira os resultados dos Jogos da Juventude 2022.

Os Jogos da Juventude 2022 foram uma realização do Comitê Olímpico do Brasil, com apoio do governo do estado de Sergipe, por meio da Superintendência Especial de Esporte. As próximas edições dos Jogos já estão confirmadas e serão realizadas nas cidades de Ribeirão Preto (2023), interior de São Paulo, e Blumenau (2024), em Santa Catarina.