Projeto Paradesporto nas Cidades terá seu início neste sábado 14/10/2021 - 10:20

O projeto Paradesporto nas Cidades tem início neste sábado, às 14h, no Ginásio Gurizão, em Fazenda Rio Grande. O local receberá uma ação especial: o amistoso entre os Titans (Pinhais) e o Leões do Iapó (Castro) do basquete em cadeira de rodas. A ação será em parceria com a Secretaria de Esportes e Juventude de Fazenda Rio Grande.

SOBRE O PROJETO - O Paradesporto nas Cidades é uma das ações de fomento de desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiência e uma iniciativa da Paraná Esporte. As ações incluem a implementação de equipamentos, com cadeiras de rodas, kits multimodalidades paradesportivas e capacitações.

Está alinhado ao Plano Paraná Mais Cidades (PPMC), que foi instituído pelo Governo do Estado com o objetivo de contribuir no desenvolvimento dos municípios paranaenses, sendo implementado pelas secretarias e autarquias em suas respectivas áreas de atuação. 

Por meio do PPMC, em 12 municípios já foram entregues 160 kits de cadeiras de rodas para a  prática do basquete, tênis, handebol e rugby.

O assessor regional de paradesporto, Moisés Batista, comentou sobre a idealização do projeto: "Escolhemos, inicialmente, as cidades em que atendemos com o programa Paraná Mais Cidades, com o incentivo através do fornecimento de cadeira de rodas. É um evento para contemplar o dia do Paradesporto. Serão várias vivências e atividades paralímpicas. Teremos atletismo, esgrima, paraciclismo, além de um amistoso de basquete com duas cidades contempladas com o projeto Paraná Mais Cidades", contou. 

PARADESPORTO EM NÚMEROS - Na última década, o Governo do Paraná, por meio do Programa Geração Olímpica – patrocinado exclusivamente pela Companhia Paranaense de Energia (COPEL), concedeu 1.136 bolsas para atletas de 18 modalidades paralímpicas. É o maior incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta em nível estadual.

No Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), 14 projetos paradesportivos já foram contemplados, se somadas as edições de 2018 e 2019. Na edição atual, Edital 2020, um total de 19 projetos passaram pela fase de habilitação e concorrem, tendo ainda as etapas de Análise Técnica e de Mérito e a de Aprovação de Projetos pela frente. 

Outro legado importante é a criação dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná – PARAJAPS. Realizado desde 2012, é disputado em etapa única e conta com cerca de 2 mil competidores e dirigentes (números de 2019), com 17 modalidades em disputa. Um crescimento de 100% em relação à adesão na primeira edição.