Programa Pedala Paraná lança ciclorrota em Pontal do Paraná 11/09/2021 - 16:43

A manhã de sábado, 11, foi marcada pela Retomada do Esporte no Litoral. Com a presença de 400 ciclistas, o Governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, lançou a ciclorrota do município de Pontal do Paraná – a qual faz parte do programa Pedala Paraná.  No evento, ocorreu também o lançamento dos Jogos de Integração dos Idosos (JIIDOS) e dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS).

“Hoje é um momento importante, temos o lançamento da ciclorrota de Pontal do Paraná. Também por estarmos lançando uma novidade no nosso calendário: Jogos da Integração do Idoso. E o lançamento dos Jogos de Aventura e Natureza. O objetivo é movimentar o litoral do Paraná até a Operação Verão. Com nosso apoio, o esporte age como indutor da economia e do turismo do Paraná”, enfatiza superintendente do esporte do Paraná, Helio Wirbiski.

PEDALA PARANÁ - A rota da estrada de Guaraguaçu Sambaqui tem aproximadamente 18km (ida e volta), nível fácil e termina próximo de uma aldeia indígena – ponto alto do percurso. O ciclista Victor Souza participou do evento e pedalou por todo o trajeto. “Uma tranquilidade muito intensa estar em harmonia com a natureza e ao mesmo tempo praticando esporte. O ciclismo é excelente para saúde”, revela. Esta ciclorrota faz parte do programa Pedala Paraná que contará com cerca de 80 rotas por todo o Estado.

O diretor de inovação e desenvolvimento do esporte, responsável pelo Pedala Paraná, Tiago Campos, explica que os principais objetivos das rotas são incentivar a prática da atividade física e o lazer por meio da bicicleta, além de contribuir com o desenvolvimento regional atraindo recursos ao pequeno empreendedor e promovendo capacitações de todos os envolvidos – alimentação, hospedagem, comércio, etc.

Cada ciclorrota contará com totens de apoio aos ciclistas, com ferramentas e sinalização dos locais. Além disso, uma página com georeferenciamento estará disponível no site www.esporte.pr.gov.br.

JOGOS DE AVENTURA E NATUREZA - O projeto Pedala Paraná faz parte dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS) que agitarão o litoral entre 29 de outubro a 07 de novembro. Durante o evento, divulgaram mais de 30 modalidades outdoor de alto rendimento, além de oficinas e apresentações para o JANS.

JOGOS DE INTEGRAÇÃO DOS IDOSOS – Somando aos JANS e Pedala Paraná, os Jogos de Integração dos Idosos também foram apresentados ao público. O evento ocorre entre 18 a 23 de outubro com sede em Pontal do Paraná e Guaratuba. Durante o lançamento dos JIIDOS, o público presente pode participar de um aulão de zumba com o professor Ary Júnior e sentir um pouco da energia que o evento terá.

Segundo Campos, os JIIDOS contarão com a participação de municípios de todas as regiões paranaenses. Neste ano, o Governo do Paraná é responsável pela hospedagem e alimentação durante os jogos. Os municípios participantes têm a contrapartida de ofertar o transporte e os profissionais exigidos – professor e enfermeiro. Lembrando que serão respeitados todos os protocolos sanitários e de segurança contra a Covid-19.

Para os municípios interessados, as inscrições podem ser realizadas até 30 de setembro, até as 17h, através do e-mail: sec.esportes@guaratuba.pr.gov.br ou jiido@esporte.pr.gov.br.

O lançamento da Retomada do Esporte no Litoral contou com a presença dos prefeitos do Litoral, do ex-atleta Giba e demais autoridades.