Primeiro Encontro Regional dos Gestores do Esporte tem grande adesão 25/02/2022 - 12:31

A Superintendência do Esporte do Paraná realizou na quinta-feira (24) em Toledo, o 1º Encontro Regional de Gestores do Esporte do Estado do Paraná – ‘O Esporte Que Queremos’. Representantes de 75 municípios estiveram presentes na ação que reuniu lideranças do esporte pertencentes aos Escritórios Regionais do Esporte de Foz do Iguaçu, Pato Branco e Cascavel. Durante o evento foi realizado o lançamento da etapa 2022 do programa e as primeiras entregas do incentivo aos municípios que aderiram ao projeto na etapa 2021.

O Esporte Que Queremos’ surgiu de uma proposta de verticalização do sistema esportivo, cuja base estruturante parte das diretrizes da Lei Geral do Esporte, oferecendo aos gestores esportivos municipais de todo o estado do Paraná subsídios para contribuir com o delineamento de políticas esportivas municipais, além de apontar as principais ferramentas de gestão para a estruturação de um sistema esportivo. Entre essas ferramentas estão o planejamento, bem como a gestão e governança, criação de conselhos, fundos de investimentos e legislação para o esporte.

Segundo o superintendente do Esporte do Paraná, Heliio Wirbiski, a visão de política pública aplicada na gestão esportiva vem tendo bons resultados. “Não foi à toa nossa presença aqui. Toledo é destaque em esportes e organização de eventos. Desenvolvem programas que podem e devem ser copiados. Essa transformação também estamos fazendo em nível estadual, descentralizando e modernizando competições”, destacou Wirbiski, lembrando o novo formato dos Jogos Abertos, com a inclusão dos JAPS Combate e JAPS Master. “São ações que nos impulsionam a buscar ainda mais avanços”. Hélio ainda destacou a grande presença das lideranças esportiva da região. “A massiva participação dos gestores esportivos de 75 municípios demonstra que juntos estamos construindo uma verdadeira política pública esportiva, compartilhando informações que em breve serão transformadas em ações direcionadas especificamente para a aptidão esportiva de cada região”.

De acordo com a secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa, a gestão do esporte local tem buscado alinhar suas políticas públicas ao que preconiza a proposta do programa. “Em nosso município temos incentivado as diversas práticas e oferecido às associações e entidades esportivas a possibilidade de estarem alinhadas a toda a legislação que envolve o esporte. Um passo importante foi dado hoje, como parte deste evento, que foi a posse dos integrantes do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Toledo (CMELT), um antigo sonho da nossa comunidade esportiva”, reforçou.

Para entender melhor todo o processo, foram realizadas explanações sobre a temática. Os participantes entenderam que o ponto de partida do programa é o diagnóstico feito com os municípios do estado, por meio do cadastro esportivo municipal desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para expor o funcionamento da ferramenta, a professora e pesquisadora da UFPR, Natasha Santos Lise, conversou por videoconferência com os gestores municipais. Além dela, uma palestra sobre a importância da gestão esportiva, foi realizada pelo gestor esportivo do Governo do Estado, Dilson Martins, que apresentou uma breve recapitulação das etapas e fases para a concepção de uma política municipal de esporte.

Entrega de kits esportivos - Após a formação, representantes de 12 municípios que já iniciaram o desenvolvimento de políticas esportivas, receberam kits esportivos para desenvolvimento de atividades, contemplando todas as idades, da criança ao idoso. Foram entregues os equipamentos para Chopinzinho, Foz do Iguaçu, Formosa do Oeste, Corbélia, Brasilândia do Sul, Pato Bragado, Mercedes, Vera Cruz do Oeste, Assis Chateaubriand, Maripá, Marechal Cândido Rondon e Toledo.