Primeira edição do JAPS Master começa neste sábado no litoral 03/09/2021 - 14:32

De 04 a 07 de setembro o litoral paranaense sedia a 1ª edição do JAPS Master. As competições serão em cinco modalidades coletivas: basquetebol, futsal, handebol e voleibol, com sedes em Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba respectivamente. O futebol acontece paralelamente em 12 regionais, dentro do programa Paraná Bom de Bola.

Os Jogos Abertos Máster são mais uma inovação do Governo do Estado com o objetivo de fortalecer a prática esportiva no eixo competitivo na faixa etária entre 40 e 60 anos, além de promover o esporte como meio de sociabilização e prevenção a doenças.

No total serão 15 equipes femininas e 18 masculinas de todo o Paraná. Já no primeiro dia de evento, no sábado, 15 equipes entram em ação nas quatro modalidades e seguem disputas em busca das finais que acontecem no dia 07 de setembro.

Mulheres acima de 40 anos e homens acima de 45 anos participam nas modalidades basquete, futsal e vôlei. Já no handebol, a disputa é para mulheres com mais de 45 anos e homens com mais de 50 anos.

LOCAIS DE COMPETIÇÃO

No basquete, todas as partidas acontecerão na Arena Vicente Gurski, em Matinhos, a partir das 14h de sábado. As disputas do futsal serão na Arena Albertina Salmon, em Paranaguá, com início às 14h deste sábado. No mesmo horário, o handebol acontece em Pontal do Paraná, no Ginásio da Associação Banestado, enquanto o voleibol será disputado no Ginásio José Richa em Guaratuba.

O superintendente geral do Esporte, Helio Wirbiski, destaca que “a retomada do esporte está sendo feita após muito estudo. Dentro do cenário da pandemia, tivemos que rever muitas situações para que nosso segmento retornasse de uma maneira segura. Os JAPS Máster são uma competição muito especial, e estamos felizes que ele seja realizado no litoral, pois desta forma movimentamos a economia local que também foi muito prejudicada em todo esse período”. Ele ainda ressalta que outros eventos esportivos estão programados para a região: “em breve teremos o Pedala Paraná e os Jogos dos Idosos, além é claro do Verão em 2022. O esporte será o indutor do turismo em todo estado”.

Para o diretor de esporte da Superintendência Geral do Esporte, Cristiano Barros Del Rey, o JAPS Máster são uma oportunidade de ofertar aos atletas a continuidade de suas carreiras: “o poder publico está atendendo uma demanda atual do movimento esportivo que é a competição Máster. Este ano teremos 5 modalidades, mas já estamos estudando o aumento deste número para 2022. Assim, muitos atletas desta categoria podem ampliar sua carreira esportiva, mesmo já não atuando em alto rendimento”.

FUTEBOL

A modalidade futebol dos Jogos Abertos Máster está dentro do programa Paraná Bom de Bola, e acontece em 12 regionais, a cada 15 dias, nos finais de semana. Para mais informações, clique AQUI

Os Jogos Abertos Máster são uma iniciativa da Superintendência Geral do Esporte, em parceria com as prefeituras de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá.