Paraná é referência nacional em gestão esportiva no Fórum Nacional de Secretários de Esporte 20/03/2025 - 16:30

Na última semana, durante a realização do CBC & Clubes Expo, evento promovido em Campinas pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), o Paraná foi citado como exemplo de boas práticas na gestão de políticas públicas, destacando a estruturação do Conselho Estadual do Esporte, do Fundo Estadual do Esporte e do Sistema Esportivo, desenvolvidos pelo programa O Esporte Que Queremos, do Governo do Estado.

Durante os cinco dias de evento - realizado entre 11 e 15 de março - foram organizados debates fundamentais para o esporte no país, caso do Fórum Nacional de Secretários de Esporte. Na oportunidade, o secretário estadual do esporte, Helio Wirbiski, foi representado pelo professor Antônio Carlos Dourado, coordenador da Escola do Esporte da Secretaria de Estado do Esporte (SEES).

"Foi um momento de troca de experiências e fortalecimento das políticas esportivas, reunindo clubes, treinadores, gestores públicos e secretários estaduais de todo o país. O Paraná se destacou como referência nacional pela estruturação de políticas esportivas, como a Lei Geral do Esporte, o Conselho Estadual e o Fundo Estadual do Esporte, além da construção do plano decenal para o esporte paranaense, que se tornaram exemplos a serem seguidos por outros estados”, conta o professor.

O Paraná é destaque e referência nacional em gestão esportiva, sendo o primeiro de  apenas quatro estados brasileiros com 100% dos seus municípios cadastrados na plataforma GEEM (Gestão do Esporte nos Estados e Municípios). A base de dados, que facilita o acompanhamento e a gestão de políticas públicas esportivas, contribui para consolidar o estado como exemplo de organização e eficiência na área. A plataforma pode ser acessada AQUI.

Segundo o professor Dourado, dois pontos fundamentais para o sucesso do Paraná estão no programa O Esporte Que Queremos e nos Escritórios Regionais. "São duas frentes capitaneadas por mulheres extremamente competentes - Joselene Anjos, coordenadora do Esporte Que Queremos, e Rosimeire Decaires, chefe dos escritórios regionais. O primeiro foi responsável por promover a organização e o desenvolvimento de políticas municipais de esporte, garantindo a criação de leis, conselhos e fundos municipais alinhados às diretrizes estaduais e federais. Além disso, a descentralização por meio dos 14 escritórios regionais fortalece o vínculo com os municípios, garantindo que as ações cheguem de forma efetiva a todas as regiões do estado. Esse modelo de gestão integrada e participativa é fundamental para consolidar o Paraná como referência nacional no segmento esportivo”, adiciona.

A divisão feita entre os 14 escritórios regionais, de forma geográfica, segmenta os 399 municípios, facilitando o acesso a informações e estatísticas avançadas, promovendo maior proximidade com as necessidades locais e fortalecendo as políticas esportivas em nível municipal. Confira as regionais e suas respectivas quantidades de municípios:

Regional 01 - Curitiba e Região Metropolitana: 36 municípios
Regional 02 - Ponta Grossa: 31 municípios
Regional 03 - Cornélio Procópio: 36 municípios
Regional 04 - Londrina: 27 municípios
Regional 05 - Maringá: 30 municípios
Regional 06 - Umuarama: 30 municípios
Regional 07 - Campo Mourão: 29 municípios
Regional 08 - Cascavel: 30 municípios
Regional 09 - Pato Branco: 30 municípios
Regional 10 - Guarapuava: 20 municípios
Regional 11 - Foz do Iguaçu: 30 municípios
Regional 12 - Ivaiporã: 31 municípios
Regional 13 - Paranavaí: 24 municípios
Regional 14 - União da Vitória: 15 municípios
 

Secretário de Estado do Esporte, Helio Wirbiski, e Rosimeire Decaires, chefe dos regionais
Secretário de Estado do Esporte, Helio Wirbiski, entregando a cartilha do programa O Esporte Que Queremos para Rosimeire Decaires, coordenadora dos escritório regionais do esporte


ESCRITÓRIOS REGIONAIS - Rosimeire Decaires, Coordenadora dos Escritórios Regionais do Esporte, acredita que essa estrutura descentralizada permite que as ações do governo estadual cheguem de forma eficiente às comunidades locais, independentemente do porte ou da estrutura administrativa de cada cidade.

“O cenário que temos hoje, que coloca o Paraná em evidência na organização esportiva, só é possível porque mantemos um trabalho próximo da base, que são os municípios. Nosso papel é garantir que as políticas públicas sejam aplicadas de acordo com a realidade de cada região, oferecendo suporte técnico e informação para que as ações sejam executadas com qualidade e eficácia”, afirma a coordenadora. Ela destaca ainda que a estrutura dos 14 escritórios regionais possibilita um atendimento mais ágil e personalizado, reforçando a gestão compartilhada e integrada entre estado e municípios

“Quando chegamos aqui, não havia uma cultura nem uma política pública que norteasse o esporte no estado. A distribuição de material esportivo era completamente aleatória: alguns municípios recebiam caminhões cheios, enquanto outros não recebiam nada. Não existia uma política clara para a distribuição de recursos, principalmente porque simplesmente não sobrava dinheiro”, conta o secretário estadual do esporte, Helio Wirbiski.

Segundo o secretário, foi a partir do momento em que os escritórios regionais aderiram e assumiram essa política pública, e passaram a compreender que, trabalhando de forma organizada e com planejamento estratégico, os resultados começaram a aparecer, que os recursos financeiros passaram a sobrar.

O ESPORTE QUE QUEREMOS - O programa O Esporte Que Queremos é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, da Universidade Federal do Paraná, e visa contribuir para o refinamento da gestão do esporte no Estado e nos Municípios, tendo como premissa a Lei Geral do Esporte, a Lei do Sistema Esportivo Estadual, corroborando à consolidação e funcionamento dos Sistemas Esportivos Federal e Estadual.

Desse modo, o que se pretende é contribuir ao desenvolvimento esportivo no Paraná de forma consistente e integrada, auxiliando os municípios a melhorar os processos de gestão delimitados por dados concretos e a sua utilização, e um plano de capacitação fortalecido por processos contínuos de consultoria técnica.

 

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