Paraná é destaque no Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo 23/03/2023 - 14:26

Após dois dias de competições do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, realizado em Brasília pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar,  diversos estudantes-atletas paranaenses subiram ao pódio. Com isso, o Estado do Paraná se sagrou campeão geral no masculino, com 68 pontos, seguido de São Paulo (63) e Santa Catarina (61). No feminino, as paranaenses ficaram com o vice-campeonato, somando 77 pontos, atrás apenas de São Paulo (96).

As provas foram aplicadas na Divisão de Educação Física do Comando Militar do Planalto, na Divisão de Educação Física e contaram com 324 participantes dos gêneros feminino e masculino, representaram 26 estados e o Distrito Federal. Cada atleta pôde se inscrever para, no máximo, duas provas individuais, combinando entre corridas, saltos, arremessos e lançamentos. No total, mais de 550 pessoas estiveram presentes na abertura, incluindo técnicos, dirigentes e árbitros. 

A Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDE-PR), em parceria com a Secretaria do Esporte do Estado do Paraná, enviou uma delegação de 12 atletas (6 meninos e 6 meninas) de 10 escolas públicas e 2 particulares. Confira os medalhistas:

 

Série Ouro

Medalhas de ouro: 

3000 metros - Ana Mees

1500 metros - Helena Mees

Lançamento de Disco - Rayssa Ramos

Lançamento de Martelo - Kimberly de Souza

400 metros com barreiras - Amanda Miranda

400 metros com barreiras - Ruan Miguel

Salto Triplo - Eric Guedes

Medalhas de prata:

Lançamento de Martelo - Jorge Cordeiro

200 metros - Mateus Geronimo

Salto Triplo - Ana Corassini

Medalhas de bronze:

Salto em Altura - Gabriel Tavares

 

Série Prata

Medalhas de ouro:

100 metros com barreiras - Gabriel Tavares

Medalhas de prata:

Salto em Distância - Mateus Geronimo

Medalhas de bronze:

Salto em Distância - Ruan Miguel

Lançamento de Disco - Ana Mees

 

Série Bronze

Medalhas de bronze:

Salto em Distância - Amanda Miranda

 

Jack Almeida, Presidente da FDE-PR, parabeniza os estudantes-atletas: “A presença desses alunos é muito importante, para formação e desenvolvimento de caráter. A federação está muito contente por começar o calendário 2023 com essa grande conquista”.

As irmãs gêmeas Ana e Helena Mees, de 17 anos, conquistaram medalhas de ouro nos 3000m e 1500m rasos, respectivamente, e destacaram a atmosfera do campeonato. “Achamos muito diferente que tem vários estados diferentes competindo, várias culturas, e isso é muito legal”, conta Ana. “Tivemos o incentivo de todos, a interação foi muito importante”, complementa Helena.

Rayssa Ramos, medalhista de ouro no lançamento de disco, aprovou a experiência e o nível das provas: “Ontem fiz uma boa marca na prova do lançamento do disco, conquistei a medalha de ouro e pontos para nossa delegação. A competição foi incrível, cada momento tem sido muito legal e agradeço por tudo”.

Clésio Prado, Diretor de Infraestrutura e Projetos da Secretaria do Esporte, acredita que o sucesso na organização do campeonato é fruto da parceria entre a federação e o Governo do Estado: “O Paraná é o único estado que realizou dois grandes eventos em 2022 - campeonato brasileiro escolar e o mundial escolar de voleibol, ambos em Foz do Iguaçu. Foram referências no sistema escolar nacional e internacional”. Para ele, ainda há um longo caminho a percorrer, visto que alguns atletas garantiram vaga no mundial escolar das categorias, que será disputado em agosto de 2023.

 

GALERIA DE IMAGENS