Paradesporto nas Cidades inicia com amistoso no basquete CR e com exibição de esgrima, paratletismo e paracanoagem 16/10/2021 - 20:54

Mais um importante projeto para o desenvolvimento do paradesporto paranaense iniciou-se neste sábado, 16, no Ginásio Gurizão, em Fazenda Rio Grande. O Paradesporto nas Cidades é uma das ações de desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiência, a partir da implementação de equipamentos, kits multimodalidades paradesportivas e capacitações.

O evento de abertura contou com a realização de um amistoso de basquete em cadeira de rodas (CR) entre os Titans (Pinhais) e os Leões do Iapó (Castro), além da exibição da esgrima, do paratletismo e da paracanoagem. Na esgrima, Carmem Oliveira, representante do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Moacir Ribeiro e Sandro Colaço apresentaram a modalidade para o público presente. Já o atleta Eduardo França demonstrou o paratletismo.

Em 12 municípios já foram entregues 160 kits de cadeiras de rodas para a prática de basquete, tênis, handebol e rugby. O superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, destacou as ações realizadas em parceria com os municípios e o Comitê Paralímpico Brasileiro. “O paradesporto é uma das prioridades do governador Ratinho Junior. Além da capacitação e dos convênios que assinamos com o Comitê Paralímpico Brasileiro, estamos, de município em município, capacitando e levando equipamentos para que esse primeiro contato seja feito na escola e a partir daí, com o apoio de todo o paradesporto paranaense, possam ingressar nos nossos programas esportivos, como o PARAJAPS, os Jogos Escolares e outros”, afirmou o superintendente geral.

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Dr. Nassib, destacou a importância do projeto para os municípios paranaenses. “É uma honra muito grande para o nosso município fazer parte deste momento, junto à Superintendência do Esporte, e dar início a mais uma ação para desenvolver e incentivar o paradesporto. A inclusão é extremamente importante e benéfica para toda a população paranaense”, avaliou.

Estiveram presentes e prestigiando o evento o deputado Alexandre Amaro, o prefeito da Fazenda Rio Grande, Dr. Nassib, o secretário de esportes do município, Brunnel Lutfi, e o assessor regional de paradesporto, Moisés Batista.

Plano Paraná Mais Cidades – O projeto Paradesporto nas Cidades faz parte do Plano Paraná Mais Cidades (PPMC) instituído pelo Governo do Estado com o objetivo de contribuir no desenvolvimento dos municípios paranaenses, sendo implementado pelas secretarias e autarquias em suas respectivas áreas de atuação. O apoio às cidades é formalizado por meio de convênios, com intermédio das secretarias, a partir da indicação dos deputados estaduais.