Mais de 5 mil pessoas são esperadas no Festival de Balonismo de Rio Branco do Ivaí 20/06/2024 - 12:11
Balões expositivos e de competição vão tomar os céus de Rio Branco do Ivaí, município localizado na região Central do Paraná, de sexta-feira a domingo (21 a 23). A 3ª edição do Festival de Balonismo integra o calendário de competições apoiadas pelos Jogos de Aventura e Natureza, realizados Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES) e acontece no Centro Poliesportivo do município e conta com voos, demonstrações e palestras, além de passeios para turistas e muita música.
Segundo a organização, a expectativa é que mais de cinco mil espectadores, entusiastas e turistas acompanhem a programação do evento. Os participantes também podem participar da 2ª Feira do MEI e Produtor Rural, que acontece em paralelo ao evento, no sábado e domingo ( 22 e 23). Confira a programação completa do evento:
21 DE JUNHO
10:00 hs – Palestra para alunos período matutino;
13:30 hs – Palestra para alunos período vespertino;
16:00 hs – 1º Vôo em competição, saindo do Centro Poliesportivo.
22 DE JUNHO
06:00 hs – 2º Vôo em competição, saindo do Assentamento Egídio Brunetto;
15:00 hs – Abertura oficial da Feira do MEI e Feira do Produtor Rural com a presença de autoridades e apresentação dos pilotos;
16:00 hs – 3º Vôo em competição, saindo do Centro Poliesportivo;
20:00 hs – Carreata de fogo e Night Glow;
21:00 hs - Show com Bruno Franzoi.
23 DE JUNHO
06:00 hs – 4º Vôo em competição, saindo do Estádio Municipal Carlito Hass;
09:00 hs – Feira do MEI e Feira do Produtor Rural;
14:00 hs – Premiação dos vencedores;
16:00 hs – Vôo de demonstração de encerramento e vôo cativo;
18:00 hs – Show com Os Piazito;
22:00 hs – Encerramento
Para garantir a participação, os interessados podem adquirir ingressos por meio do site oficial do evento.
ATRAÇÕES – A programação deste ano do Festival de Balonismo conta com novas atrações relacionadas ao esporte, como o base jump (em que os paraquedistas saltam diretamente do balão) e demais apresentações e performances aéreas. O evento também vai promover palestras e explicações sobre o balonismo para alunos da rede municipal de ensino, além da tradicional apresentação dos pilotos com um voo inaugural.
Tiago Campos, diretor de inovação da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), afirma que trata-se de um evento maravilhoso que vai ao encontro dos ideais dos Jogos de Aventura e Natureza, com o objetivo de utilizar o esporte como indutor do turismo e movimentar os municípios. "O balão é muito visual, chama muita atenção do público, vai ter a competição de balonismo, também um evento bem legal é onde os balões acendem à noite e fazem um visual bem legal, chamando a atenção de toda a população. Parabenizo o pessoal de Rio Branco do Ivaí, que vem fazendo toda essa diferença e utilizando realmente o esporte como indutor do turismo, gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico. Mais uma grande parceria que nós temos", completa.
“Encontramos no Balonismo um diferencial para atrair os olhos de turistas e esportistas para Rio Branco do Ivaí, já estamos na terceira edição consecutiva e o evento tem ganhado uma dimensão que não imaginávamos ganhar. O que atraiu os olhos do Governo do Estado que tem sido um grande parceiro para transformar Rio Branco do Ivaí na “Capadócia Paranaense” e quem ganha com isso é a população, os hotéis já estão lotados, o comércio já está preparado para receber o grande público que irá prestigiar esse evento que promete ser o maior já realizado no Vale do Ivaí”, destaca o prefeito Pedro Taborda Desplanches.
REGULAMENTAÇÃO – O Paraná é um dos sete destinos brasileiros que contam com órgãos próprios para organização de eventos ligados ao balonismo. Além da Federação Paranaense de Balonismo, também estão ativas as federações do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Mais informações sobre o esporte podem ser conferidas AQUI.
As federações são vinculadas à Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), entidade responsável por organizar a logística e cuidar da parte técnica envolvendo campeonatos em território brasileiro. É função da Confederação Nacional a promoção e divulgação do balonismo, por meio da realização de eventos que priorizem a segurança do público, dos pilotos e do meio ambiente.