Londrina recebe a 10º edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná 10/11/2022 - 11:10

No sábado (12) Londrina receberá a 10º edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná - PARAJAPS, evento de rendimento com a participação de diversos paratletas medalhistas. A abertura será na noite de sábado, às 18h no ginásio do Colégio Vicente Rijo.

A competição terá 1.377 participantes, entre atletas, organizadores, arbitragem e dirigentes. As disputas encerram na terça-feira (15).

A maior delegação será a de Cascavel, com 213 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes. Curitiba vem em seguida com 212 participantes e logo atrás está Maringá com um total de 160 pessoas. A capital paranaense é a maior vencedora de todas as edições da competição desde que foi criada em 2012.

O coordenador do paradesporto, Mario Sergio Fontes, fala sobre os 10 anos de edição. “Foi criado em 2011, tendo sua primeira edição em 2012, com uma proposta de trazer ao estado do Paraná uma competição buscando um alto rendimento para pessoas com deficiência. Desde sua 1º edição teve uma participação de 900 atletas e de lá para cá, houve um crescimento ano a ano. Em 2019 tivemos a maior participação com 1.358 atletas, em 2020 aconteceu a paralisação por conta da pandemia e no ano de 2021 tivemos o retorno da competição de uma forma mais tímida, cumprindo todos os protocolos sanitários. Esse ano a competição voltará ao normal com a participação de 45 municípios”.

Neste ano serão 16 modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha paralímpica, futsal, goalball, golf 7, handebol, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez.

O superintendente geral do esporte, Helio Wirbiski, comemora a festa em Londrina com quase 2 mil pessoas hospedadas e praticando o paradesporto. “Assumimos o compromisso de que o Paraná, na nossa gestão seria referência no Brasil no paradesporto, isso felizmente está se concretizando. Então, o Comitê Paralímpico Brasileiro está de parabéns nesse sentido por dar toda a capacitação para nossos professores. Para nós é uma grande alegria e temos muito orgulho do paradesporto paranaense”.

O PARAJAPS estreou em 2012, em Londrina. Similar aos Jogos Abertos do Paraná, é destinado a atletas adultos de alto rendimento. Junto a outras ações voltadas exclusivamente para pessoas com deficiência, possui como meta o engrandecimento do paradesporto paranaense. 

Confira a programação completa no site oficial.


SERVIÇOS

Abertura PARAJAPS

Endereço: Ginásio de Esporte do Colégio Vicente Rijo (Av. Juscelino Kubitscheck, 2372)

Horário: 18h

Entrada gratuita


Os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná - PARAJAPS - são uma realização do Governo do Estado por meio da Superintendência do Esporte.