Londrina e Maringá somam à lista de cidades que aderiram ao projeto “Frente Paranaense para a Educação Paralímpica” 06/08/2021 - 17:27

No início de julho (08), o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, assinou um convênio de promoção da Educação Paralímpica nas escolas do Paraná com o governador Carlos Massa Ratinho Junior e com o superintendente do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski. Na ocasião, a iniciativa havia reunido a assinatura de 13 municípios. Hoje, Londrina e Maringá somaram à lista de cidades que assinaram o termo.

Em Londrina, o convênio foi assinado na manhã de ontem (05) pelo prefeito, Marcelo Belinati, pelo coordenador do Programa de Educação Paralímpica do CPB, David Farias Costa, e pelo Coordenador do Paradesporto do Paraná, Mário Sérgio Fontes. Com a parceria, a intenção da prefeitura é trabalhar em conjunto com o CPB para abrir oportunidades de acesso às atividades esportivas para pessoas com deficiência.

Já em Maringá, além dos coordenadores do CPB e do Mário, o termo foi assinado pelo prefeito Ulisses Maia, no Auditório Hélio Moreira, nesta manhã de sexta-feira (06). Do atletismo ao basquete, passando pela natação e até no xadrez, são pelo menos 16 modalidades com atletas paralímpicos na cidade. Por isso, a intenção com a parceria é incentivar mais atletas a ingressarem no paradesporto e aumentar as oportunidades de capacitação dos profissionais, professores e técnicos.

Intenção do projeto e cidades parceiras

O Paraná foi o primeiro estado a assinar o convênio com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que instituiu a Frente Paranaense para a Educação Paralímpica, ação inédita no País. O projeto visa a formação e capacitação de professores e profissionais, em todo o Paraná, por meio de cursos e ações de desenvolvimento das modalidades.

As diretrizes do programa serão dadas pelo CPB e as ações trabalharão em favor do paradesporto em todas as instâncias, da formação ao rendimento. Até o momento, assinaram ao termo as seguintes cidades: Jardim Alegre, Lunardelli, Ivaiporã, Lidianópolis, Cruzmaltina, Grandes Rios, Faxinal, Mauá da Serra, Califórnia, Marilândia do Sul, Rio Bom, Novo Itacolomi, Telêmaco Borba, Londrina e Maringá.