Jogos da Juventude do Paraná avançam à Fase Macrorregional 26/06/2023 - 11:13

Entre os dias 22 e 25 de junho, 12 municípios do estado (Paranaguá, Prudentópolis, Ribeirão do Pinhal, Centenário do Sul, Astorga, Loanda, Ubiratã, Corbélia, Clevelândia, Irati, Marechal Cândido Rondon e Faxinal) foram sede dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES).

A segunda etapa da Fase Regional teve participação direta de 285 municípios e 794 equipes. Confira o regulamento da competição. Os resultados serão divulgados AQUI.

Fase Macrorregional será entre os dias 17 e 20 de agosto, nas cidades de Palmeiras, Ibiporã, Engenheiro Beltrão e Palmas.

Abaixo estão disponíveis matérias realizadas em parceria com jornalistas locais de cada município-sede.

 

A edição 35 dos Jogos da Juventude do Paraná - JOJUPs 2023, na fase regional em Astorga, revelou as agremiações de Maringá e Tamboara, melhores classificados nas finais desse domingo (25). Ambas agremiações, levaram dois troféus de primeiro lugar para casa após as disputas acirradas do dia.

Ao todo, foram 14 partidas nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Basquetebol - masculino

No basquetebol a disputa entre os meninos da casa e Maringá, levou dezenas de expectadores ao Ginásio Marcio Bastos. Mas apesar do forte apoio da torcida e do empenho dos atletas em quadra, deu a melhor para a Cidade Canção. Maringá venceu por 58 a 37 a equipe de Astorga. O terceiro lugar no basquete ficou para Terra Rica, que marcou 61 contra 35 de Sarandi.

Futsal - feminino

As atletas do futsal de Maringá não deram chance às colegas de Paranavaí e cravaram 3 a 0. Assim como a equipe de Floraí, que fez 7 gols contra 3 de Iguaraçu, garantindo a terceira posição.

Futsal - masculino

Sarandi ganhou da vizinha Marialva no futsal masculino por 4 a 2 e garantiu seu troféu de primeiro colocado. Ângulo venceu Paraíso do Norte pelo mesmo placar de 4 a 2 e ficou em terceiro na modalidade.

Os jogos do futsal, foram todos decididos no Ginásio Esportivo Serafim França.

Handebol - feminino

No handebol, as jogadoras de Ourizona e Astorga, protagonizaram um grande espetáculo na quadra do Ginásio Marcio Bastos. Elas disputaram ponto a ponto até que os visitantes chegassem a 23 contra 21 de Astorga e Ourizona, sagrou-se campeã. Sarandi, ficou em terceiro ao ganhar de Alto Paraná pelo placar de 25 a 15.

Handebol - masculino

A melhor do handebol masculino fez a torcida do Ginásio Marcio Bastos perder o fôlego com a atuação de Astorga, que garantiu o primeiro lugar ao derrotar Mandaguaçu por 30 a 23. Hora mais cedo, foi a vez de Alto Paraná levar a melhor sobre a equipe de Colorado, com o placar de 28 a 23.

Voleibol - feminino

A disputa pelo primeiro lugar no vôlei feminino, foi se não a mais emocionante, uma das melhores de toda rodada em Astorga nesse fim de semana. Em quadra, no Ginásio Amábile Tonetto Pozzobon, as atletas de Tamboara e Marialva levaram o jogo e as torcidas, literalmente ao limite de todas as expectativas. A disputa ponto a ponto chegou até ao placar de 2 sets a 1 com a vantagem para Marialva. Então foi quando as meninas de Tamboara reagiram fortemente, empataram a quatro tempos e viraram em uma partida incrível de excelente nível técnico nos dois lados da quadra. Mas a exaustão e a pressão do tempo de jogo invadindo a hora do almoço, deu a vitória para o time de Tamboara. Elas foram ao chão, mas de emoção com o troféu nas mãos após o placar de 3 a 2. O terceiro lugar no vôlei feminino ficou para as atletas de Lobato. Elas venceram Astorga por 2 sets a 1 na terceira disputa do dia.

Voleibol - masculino

Tamboara venceu Paranavaí por 3 sets a 0 no segundo jogo do domingo e levou o troféu de primeiro lugar. Mandaguari ficou na terceira posição ao fazer 2 sets contra 1 de Sarandi.

Foram duas movimentadíssimas etapas desta Fase Regional dos JOJUPS realizadas na cidade sede de Centenário do Sul, ao todo foram sete dias de muita emoção em quadra e fora dela nas arquibancadas das praças esportivas sempre cheias.

O sentimento de orgulho foi resgatado entre os anfitriões desta festa esportiva, e a cidade com cerca de 10 mil habitantes, souberam acolher e receberam os mais de 800 jovens atletas oriundos de 17 cidades: Alvorada do Sul, Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraiso, Bom Sucesso, Cambé, Cafeara, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Jandaia do Sul, Lupionópolis, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Rolândia e Sabáudia. Totalizando 48 equipes coletivas participantes. 

As partidas de acordo com suas modalidades foram disputadas no Ginásio de Esportes José Ferreira Lima: Basquetebol e Voleibol; Quadra Esportiva Álvaro Martins de Azevedo (Ventania): Futsal e Handebol e Ginásio de Esportes Pedro Borges M. Filho (Cafeara): Futsal.

Entre os destaques da competição estão duas situações: a primeira foi a super decisão no Futsal Masculino entre a equipe da casa, Centenário do Sul e a cidade de Bom Sucesso, com a Quadra Esportiva Álvaro M. Azevedo completamente lotada pela torcida local que "empurrou" o time anfitrião até o apito final. E claro, teve aquela magnifica festaem quadra pelo titulo conquistado pela cidade sede.

O técnico Álvaro M. Azevedo Neto, do futsal masculino de Centenário do Sul, citou após a conquista do titulo: esta é Centenário do Sul, uma cidade de guerreiros que não desiste nunca. Estamos orgulhosos de nosso campeões"

O outro destaque foi a cidade de Arapongas, que apesar de um certo equilibrio entre as cidades participantes na classificação final, conquistou três títulos e classificou as seguintes equipes à Fase Macrorregional: Voleibol Masculino, Handebol Masculino e Futsal Feminino.

Após dois fins de semana de muitas disputas em Clevelândia, os campeões da Fase Regional dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) foram conhecidos neste domingo (25). Os times vencedores vão representar o Escritório Regional do Esporte de Pato Branco (Regional 9) na Fase Macrorregional que acontecerá em Palmas. A competição reuniu atletas dos diversos municípios da área de abrangência da Regional 9, que atende 33  municípios. 

O primeiro campeão veio ainda no sábado (24). Com apenas dois times, o handebol feminino tinha confrontos diretos para apontar suas campeãs. Com duas vitórias, 22 a 14 e 19 a 16, Santo Antônio do Sudoeste garantiu a vaga sobre Saudade do Iguaçu, município que já tinha garantido a vaga no masculino. As equipes carimbaram o passaporte para Palmas. 

No futsal, jogos eletrizantes marcaram a busca pela vaga. No feminino, Chopinzinho ficou com a vaga ao derrotar Pato Branco por 3x0. As duas equipes já haviam feito a final regional no ano passado, mas com vitória das patobranquenses. “No ano passado a gente acabou tendo mais dificuldades, mas é gratificante poder sair hoje vitoriosas. Trabalhamos durante todo o ano para aprimorar, chegamos mais focadas no objetivo de passar pela regional. Agora vamos começar o trabalho para chegarmos bem na próxima fase”, disse a ala direita e capitã de Chopinzinho Caroline dos Santos Bueno.

Ainda com a bola pesada, o time da casa, Clevelândia, e Pato Branco fizeram um jogo eletrizante. Melhor para os visitantes que venceram por 4x2, mesmo enfrentando uma animada e participativa torcida. Os terceiros lugares ficaram para Chopinzinho, no masculino, com vitória por 5x1 sobre São João e Dois Vizinhos, no feminino, que goleou, por 6x0, Ampére. 

Quatro equipes buscavam o título masculino da Regional 9 no basquetebol masculino. Com três vitórias, Francisco Beltrão sagrou-se campeão. Os resultados positivos vieram sobre Santo Antônio do Sudoeste (71x19), Pato Branco (90x29) e Dois Vizinhos (61X22).

O voleibol também teve jogos eletrizantes para apontar seus representantes em Palmas. No masculino, Marmeleiro vai representar o ERE Pato Branco após vencer Pato Branco na final por 3x1, com parciais de 25x22/25x23/11x25 e 25x19. Já o terceiro lugar ficou com Dois Vizinhos por 2x0 (25x16 e 25x17) sobre Francisco Beltrão. No feminino, Chopinzinho venceu, na finalíssima, Dois Vizinhos por 3x0 (16x25/21x25/11x25). As campeãs vão para a Macro com uma campanha invicta na Fase Regional. Já o terceiro lugar ficou com Pato Branco, que venceu Santo Antônio do Sudoeste por 2x0 (25x10/25x12). 

O coordenador do ERE Pato Branco, Ecio Ivan Verona, acredita que sua regional deve chegar com força para a etapa macrorregional, que deve reunir, além do campeões da Regional Pato Branco, os times vitoriosos das regionais de Foz do Iguaçu e Cascavel. “Será uma disputa muito forte, porém acreditamos nas nossas equipes. Todos os nossos campeões tem condições de buscar uma vaga na etapa estadual”, disse. Sobre a sede, Verno agradeceu a Prefeitura de Clevelândia pelas estruturas disponibilizadas e também pelo apoio da administração municipal. 

Neste final de semana o município de Corbelia recebeu a segunda etapa da Fase Regional  dos 35º Jogos da Juventude do Paraná. Após intensas disputas foram conhecidas as equipes campeãs e desta forma classificadas para a Fase Macrorregional dos Jogos que será realizada em agosto. 

O grande destaque deste final de semana foi a conquista de Cascavel sobre a equipe da casa, no handebol masculino, com um resultado 27x12 para Cascavel. Já a equipe feminina do handebol de Corbelia, classificou-se com uma vitória de 26 x 13 contra a equipe de Matelândia.

No futsal masculino, Realeza 2 x 1 contra Planalto e Cascavel 5 x 1 Guaraniaçu. Enquanto que no feminino Céu Azul ganhou de Cascavel por 4x3 e as meninas da casa garantiram uma vitória sobre Santa Tereza do Oeste por 3x0

Com a presença da torcida, Faxinal conquistou o primeiro lugar da fase regional do 35°Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), no futsal. Jogando contra a equipe do município de Pitanga, o time da casa não deu chances ao adversário e terminou a partida com um placar de 5 a 0.

Com a vitória, o time garantiu a vaga na macrorregional, em Ibiporã. A competição acontece nos dias 17 a 20 de agosto. O campeão e o vice-campeão da próxima etapa, ganham a vaga na fase estadual.

No futsal feminino, o município ficou em segundo lugar. O time da casa perdeu a final para a equipe de Manoel Ribas, com um placar de 5 a 1.

Além do futsal, o voleibol e o basquete também definiram seus campeões. Pitanga ficou com o título no voleibol, nas categorias masculina e feminina. No basquete, Marilândia do Sul ficou com o título também nas duas categorias.

No handebol masculino, Kaloré ficou com a vaga na macrorregional, após ganhar as duas partidas contra Faxinal. No feminino, Jardim Alegre se classificou direto, por falta de adversários.

O domingo (25), último dia da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), em Irati, foi recheado de decisões de título com grandes emoções. Guarapuava celebrou duas conquistas - no handebol e futsal masculino, enquanto Rebouças foi a grande campeã no futsal masculino e União da Vitória conseguiu o lugar mais alto do pódio com o basquetebol masculino.

Unanimidade no handebol, Guarapuava já havia comemorado o título de campeão no sábado (24), com a equipe feminina. Na manhã deste último dia, a outra vaga para a fase macrorregional foi confirmada na categoria masculina, em jogo com Pinhão, que acabou em 26x11 para os guarapuavanos. O resultado final feminino ficou com Pinhão em segundo lugar e, no masculino, Candói seguido de Pinhão.

No basquetebol, Irati e União da Vitória fizeram o último jogo da modalidade nos JOJUPS. O desempenho de União superou a equipe da casa, terminando a partida em 80x36. Na classificação geral, Pinhão ficou em segundo lugar e Irati na terceira posição.

A última modalidade a ser encerada foi o futsal. A primeira decisão foi no naipe feminino em que Rebouças e Guarapuava se enfrentaram em um jogo muito equilibrado. Rebouças acabou ganhando o jogo de virada, fazendo 4x3 nas adversárias. O terceiro lugar ficou com as atletas da casa, que disputaram com Antônio Olinto.

Guarapuava novamente entrou em quadra para defender o título no futsal masculino com a equipe de Pinhão. O time guarapuavano se saiu melhor e venceu por 3x1. Na decisão de terceiro lugar, Antônio Olinto superou Espigão Alto do Iguaçu.

Leonardo Santos Carneiro, capitão campeão, conta que o time vem se preparando desde o Sub 13. “É uma equipe que foi montada em união com todas as escolinhas do município e, desde então, a gente vem se preparando para todas as competições. Este título era algo que desejávamos muito e, assim, conseguimos avançar na competição”, comemora ele. 

O voleibol, que finalizou no sábado (24), teve Irati como a equipe campeã na categoria feminina, seguida de Guarapuava e União da Vitória. Na masculina, Laranjeiras do Sul conquistou o primeiro lugar, Pinhão ficou em segundo e Irati foi a terceira colocada.

Neste final de semana o município de Loanda recebeu a segunda etapa da Fase Regional 06 dos 35º Jogos da Juventude do Paraná. Após intensas disputas foram conhecidas as equipes campeãs e desta forma classificadas para a Fase Macrorregional dos Jogos que será realizada em Engenheiro Beltrão no mês de agosto. 

O grande destaque deste final de semana foi a conquista heroica da equipe da casa, Loanda, no futsal masculino. Saindo de um resultado adverso de 02x00 para Cianorte, os meninos de Loanda com muita superação empataram e levaram a decisão para as penalidades, na qual saíram vencedores, conquistando o grande feito de serem campeões jogando em casa.

“Estamos muito felizes com a sediação dos Jogos em nosso município. Foram dois finais de semanas intensos. Esperamos ter proporcionado as melhores condições para as atletas e visitantes como um todos. Loanda está a disposição do Governo do Estado para continuar recebendo os Jogos Oficiais do Estado”, declarou o secretário de Esportes Fábio Henrique de Oliveira. 

Confira abaixo o quadro de medalhas nas modalidades coletivas, lembrando que apenas a equipe campeã disputará a Fase Macrorregional.  

Basquetebol Masculino
1º lugar: Altônia
2º lugar: Cianorte
3º lugar: Umuarama

 

Basquetebol Feminino 
1º lugar: São Jorge do Patrocínio

Futsal Masculino
1º lugar: Loanda
2º lugar: Cianorte
3º lugar: Santa Cruz de Monte Castelo

Futsal Feminino
1º lugar: Cafezal do Sul
2º Lugar: Umuarama
3º lugar: Cianorte

Handebol Masculino
1º lugar: Tapejara
2º lugar: Francisco Alves
3º lugar: Rondon

Handebol Feminino
1º lugar: Francisco Alves
2º lugar: Jussara
3º lugar: Umuarama

Voleibol Masculino 
1º lugar: São Jorge do Patrocínio
2º lugar: Santa Isabel do Ivaí
3º lugar: Umuarama

Voleibol Feminino
1º lugar: Pérola
2º lugar: Altônia
3º lugar: Iporã

Está encerrada a Fase Regional 11 dos 35º Jogos da Juventude do Paraná, que teve sua segunda etapa disputada neste final de semana (23 a 25) em Marechal Rondon, definindo sete campeões que vão competir na Fase Macrorregional dos Jojup’s, no mês de agosto, em Palmas.

No voleibol, disputado no ginásio do Colégio Martin Luther, as donas da casa ficaram com o título do naipe feminino ao vencer o clássico diante de Toledo com uma surpreendente facilidade, por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/20 e 25/11. A 3ª colocação ficou com Palotina, que venceu Medianeira por 2 sets a 1.

No voleibol masculino, o título vai para Toledo, que levou a melhor sobre Medianeira na final, também por 3 a 0. Na preliminar, Guaíra derrotou Foz do Iguaçu por 2 a 1 e ficou em 3º lugar.

No ginásio Ney Braga aconteceram as disputas do futsal. No masculino, Marechal Rondon conquistou o título diante de sua torcida ao golear Assis Chateaubriand por 7 a 3, com gols de Naydjel (3), Gefinho, Bruno, Guilherme e Berlett. E, 3º lugar ficou Foz do Iguaçu, que venceu Palotina por 6 a 2.

No feminino, o título vai para Missal, que derrotou São Miguel do Iguaçu na decisão por 2 a 1, com gols de Larissa e Mariana. Na preliminar, Marechal Rondon goleou Itaipulândia por 8 a 0 e terminou na 3ª colocação.

O handebol teve como sua casa na 2ª etapa o ginásio da Vila Gaúcha, que viu a seleção de Foz do Iguaçu conquistar o título do naipe feminino com uma vitória por 26 a 19 diante de São Miguel do Iguaçu. Na preliminar, Maripá venceu as donas da casa por 29 a 19 e ficaram em 3º lugar.

Já no masculino, Mercedes faturou o troféu ao superar a forte equipe de São Miguel do Iguaçu por 27 a 20. O terceiro lugar ficou com Foz do Iguaçu, que passou por Marechal Rondon por 20 a 16.

Para fechar, no basquete masculino, disputado em formato de triangular, Foz do Iguaçu comemorou o título ao vencer Santa Helena por 69 a 53, no duelo que valia o primeiro lugar. Em terceiro ficou a seleção de Medianeira.

Paranaguá encerra a Etapa Regional dos Jogos da Juventude do Paraná e sete equipes avançam para a Etapa Macrorregional

Após um fim de semana intenso e repleto de emoção, foi encerrado na tarde deste domingo, 25, em Paranaguá, a Etapa Regional da 35ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUps).

As partidas aconteceram entre os dias 23 e 25 de junho, na Arena Albertina Salmon e no CIE João Hélio Alves, abrangendo as modalidades de futsal, vôlei, basquete e handebol.

O domingo foi marcado por disputas emocionantes e no basquete masculino, o título ficou com a equipe de São José dos Pinhais, após vencer a equipe da casa por 51 a 34. O segundo lugar ficou com Paranaguá, seguido de Campo Largo com a medalha de bronze e Araucária em 4º lugar.

No futsal feminino, Curitiba venceu Quatro Barras por 4 a 2 e conquistou o título. O bronze ficou com Fazenda Rio Grande e o 4º lugar com Araucária. Já no futsal masculino, Fazenda Rio Grande foi o município campeão do JOJUPs após vencer Quatro Barras e em seguida Araucária conquistou o bronze e Itaperuçu ficou na 4ª colocação.

No vôlei masculino e feminino, Paranaguá conquistou o título mais uma vez após vencer grandes adversários em partidas eletrizantes. Confira a classificação:

Vôlei masculino:
1º Paranaguá
2º Araucária
3º São José dos Pinhais
4º Guaratuba.

Vôlei feminino:
1º Paranaguá
2º Campo Largo
3º Araucária
4º Pinhais.

No handebol masculino, Paranaguá também levou a melhor, superando a equipe de Curitiba, que ficou com a prata e em seguida, Antonina e Araucária ocuparam a 3ª e 4ª colocação, respectivamente.

Por fim, no handebol feminino, a equipe de Curitiba ficou com o título, garantindo a classificação para a etapa macrorregional e as demais colocações no pódio ficaram com Fazenda Rio Grande em 2º, Quatro Barras em 3º e Paranaguá em 4º lugar.

A etapa macrorregional da competição acontecerá em agosto e contará com as equipes campeãs de cada regional.

As finais da segunda fase do 35º Jogos da Juventude do Paraná, em Prudentópolis, não poderiam ter sido diferentes. Foram três dias de competições acirradas nas modalidades de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol, que mostraram o alto nível técnico e competitivo das equipes classificadas na primeira fase dos jogos.

Nos dias 23, 24 e 25 de abril, Prudentópolis recebeu mais de trezentos atletas dos municípios de Castro, Jaguariaíva, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Ipiranga, Teixeira Soares, Tibagi, Ivaí, Tomazina e Prudentópolis.

Para Everson Kubiski, Chefe do Escritório Regional de Esportes de Ponta Grossa, esse é um momento muito importante, pois o esporte ganha muito. Além disso, de acordo com Everson, esses atletas têm a oportunidade de mostrar seus valores através do desempenho nas modalidades. "Recebemos com muita alegria os treze municípios da regional dois. Ficamos muito contentes em poder ter essa aproximação do Governo do Estado junto com os municípios da nossa regional", disse Kubiski.

Em meio a três dias intensos, nos quais os atletas buscavam conquistar uma vaga na fase macrorregional, equipes foram ganhando destaque, como foi o caso da equipe de Ponta Grossa, que dominou as quadras, levantou o troféu e garantiu a classificação no Handebol feminino e masculino.

Quem acompanhou de perto a vitória das equipes de Ponta Grossa nessa modalidade foi a atleta da Liga de Handebol dos Campos Gerais, Shirley Santos: "O Handebol, na minha vida, foi o que abriu portas para grandes oportunidades de trabalho. Essa modalidade significa qualidade de vida, um lugar onde nascem grandes amizades. Por isso, sempre incentivamos os jovens atletas para que o Handebol ganhe cada vez mais força nos Campos Gerais. Nosso maior desejo é que esses jovens não parem e se tornem grandes atletas no futuro. Por isso, eu os acompanho, para incentivá-los a ir além".

Enquanto Ponta Grossa dominou o Handebol, os times feminino e masculino de Futsal de Castro brilharam nas quadras, saíram na frente, conquistaram a vitória em ambos os naipes e estão classificados para a fase macrorregional.

Na premiação, o troféu foi entregue à mãe do jovem Pietro Meireles, em uma comovente homenagem. Meireles, que jogava pelo time de Castro, faleceu no mês de maio deste ano

Castro também classificou no Voleibol feminino. Já no Voleibol masculino, teve tie-break entre os times de Telêmaco Borba e Ponta Grossa. Com uma virada surpreendente, Telêmaco Borba levou a melhor e está classificada para a próxima fase.

No Basquetebol masculino, Ponta Grossa conquistou a classificação na partida contra o time de Castro. Na primeira fase dos jogos, Ponta Grossa já havia conquistado a classificação no Basquete feminino. O município contará com maior número de representantes da regional dois nas modalidades na fase macrorregional.

O município de Ribeirão do Pinhal, no Norte Pioneiro, abriu mais uma vez as portas da cidade para receber os atletas que disputam os Jogos da Juventude do Paraná 2023. Nesta segunda fase regional, as equipes deram o seu máximo para vencer as partidas e garantir vaga na próxima etapa dos jogos. 

As partidas aconteceram entre a sexta-feira (23) e o domingo (25) com as equipes disputando os jogos nas modalidades de basquetebol, voleibol e futsal, com a participação de equipes masculinas e femininas na categoria sub-17. O Ginásio de Esportes Tigrão, Ginásio de Esportes Totó Carvalho e a quadra de esportes do Colégio Estadual Herminia Lupion foram os palcos das disputas. 

O futsal contou com a participação de atletas dos municípios de Uraí, Assaí, São Sebastião da Amoreira, Bandeirantes, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Carlópolis, Andirá, Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina e Ribeirão do Pinhal. Após superar os concorrentes, Assaí e Siqueira Campos disputaram o 3º e 4º lugar da categoria com os siqueirenses levando a melhor vencendo a partida pelo placar de 4x3. Já na grande decisão, muita emoção em um jogo acirrado e disputado até o último minuto entre as equipes de São Sebastião da Amoreira e Santo Antônio da Platina. Com o 0x0 no placar, a disputa foi para os pênaltis com a equipe platinense se sagrando campeã e garantindo a vaga para a próxima fase da competição.

Já o voleibol contou com a participação de equipes dos municípios de Jacarezinho, Joaquim Távora, Santo Antônio da Platina, Cambará, Cornélio Procópio, Ribeirão do Pinhal, Figueira e Jacarezinho. No feminino, Santo Antônio da Platina ficou com o 3º lugar após superar Joaquim Távora por 2 sets a 1. Já a disputa pelo troféu e vaga na próxima fase da competição aconteceu em um jogo disputadíssimo entre as equipes de Jacarezinho e Cambará. As meninas de Jacarezinho chegaram a sair na frente abrindo um placar elástico, mas as atletas de cambará não se entregaram fácil e fizeram da partida um dos melhores jogos do final de semana. No final, Jacarezinho levou a melhor vencendo a partida por 3 setes a 2. 

No vôlei masculino, Cornélio Procópio e Jacarezinho entraram em quadra para disputa do 3º e 4º lugar. A equipe da Jacarezinho venceu a partida por 2 sets a 1 e ficou com o bronze. Já no último jogo do final de semana, os anfitriões entraram em quadra para encarar a equipe de Figueira na disputa pelo 1º Lugar, melhor para os figueirenses que venceram a partida com tranquilidade pelo placar de 3 sets a 0 e carimbaram sua vaga para próxima fase da competição.

A quadra do Ginásio Totó de Carvalho foi exclusiva para o basquetebol. Quatro equipes disputaram esta fase da competição, sendo elas Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Santa Mariana. Cornélio e Santa Mariana realizaram a partida valendo o 3º e 4º lugar, sendo que a equipe de Cornélio levou a melhor vencendo a partida por 57 a 14. No grande jogo do domingo, Santo Antônio e Bandeirantes fizeram valer a presença da torcida. As duas equipes protagonizaram uma partida cheia de emoção e, no apito final, a alegria tomou conta dos platinenses que venceram o jogo por 38 a 27 e estão na próxima fase da competição. 

A próxima fase dos Jogos da Juventude do Paraná será realizada entre os dias 17 a 20 de agosto em cinco cidade sedes, sendo elas Telêmaco Borba, Ibiporã, Engenheiro Beltrão e Palmas. 

Com duas equipes cada, os municípios de Campo Mourão, Goioerê e Terra Boa, são a maioria entre os classificados da regional 07, para a fase macrorregional dos 35º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) deste ano, que acontecem de 17 a 20 de agosto na cidade de Engenheiro Beltrão. As definições aconteceram durante a fase regional, 2ª etapa, encerradas neste domingo, 23, na cidade de Ubiratã.

O último dia de disputas teve três finais simultâneas, futsal, voleibol e basquetebol, que movimentou os ginásios de esportes Tomas Isidro de Lima, quadra do Colégio Estadual Olavo Bilac e Ginásio de Esportes do Colégio Estadual Carlos Gomes.

O município de Campo Mourão, garantiu suas duas vagas com as modalidades de futsal feminino e handebol masculino. Goioerê conquistou os títulos do basquete masculino e handebol feminino, enquanto Terra boa levou os dois títulos do voleibol. Mas os donos da casa também fizeram bonito, conquistando o tricampeonato do basquetebol feminino e completando a lista dos classificados, Roncador será o representante do futsal masculino.

Durante as duas etapas dos JOJUPS, disputadas entre os dias 01 e 04 e 22 a 25 deste mês, Ubiratã recebeu mais de mil pessoas, entre atletas, dirigentes e arbitragem. Agora o município finaliza o mês, com a sediação da etapa decisiva dos Jogos Abertos, que será realizada nos dias 30, 01 e 02 de julho. Para o prefeito local, Fábio de Oliveira Dalécio, os jogos transformaram a cidade.

“Foram dias inesquecíveis para toda a nossa população. Os jogos trazem um colorido todo especial para as nossas ruas e impulsionam o nosso comércio. Estamos muito honrados em poder receber tantas pessoas em nossa cidade e poder demonstrar um pouco da nossa estrutura esportiva. Agora vamos cumprir com o nosso compromisso com o estado e fechar com chave de ouo este mês do esporte em nosso município com a etapa final dos JAPS’, comentou o prefeito.

Para o diretor geral dos jogos, José Joaquim Soares, os jogos em Ubiratã demonstram todo o poder que o esporte possui de integrar as pessoas. “É impressionante presenciar o quanto o esporte tem o poder de integração entre os nossos jovens e a cidade de Ubiratã pode vivenciar tudo isso durante estes dias. O Paraná, em nome do governador Carlos Massa e todos da Paraná Esportes, somos extremamente gratos ao município de Ubiratã por sediar duas competições ao mesmo tempo, em especial o Jogos da Juventude que encerramos hoje”, ressaltou José Soares



APLICATIVO

Os Jogos da Juventude estão entre os 11 promovidos pelo Governo do Estado e pode ser acompanhado pelo aplicativo Paraná Esporte, lançado na última semana. Os demais jogos são os de Aventura e Natureza, Escolares, Escolares-Bom de Bola, Abertos, Abertos Master, Abertos Paradesportivo, Bom de Bola, Combate, Universitários e Jogos da Integração do Idoso.

Desenvolvido pela secretaria estadual do Esporte e ampliado em parceria com a Ingá Digital, o app Paraná Esporte foi criado na plataforma de gestão esportiva SportApp. Ele permite visualizar os resultados dos jogos já finalizados e as parciais de jogos em andamento, além de informações como agendas, notas, locais e regulamentos. O aplicativo está disponível para download na App Store e Google Play.

GALERIA DE IMAGENS