Jogos Escolares do Paraná retornam com a fase regional em 15 municípios neste fim de semana 05/05/2022 - 13:15

A primeira fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) tem seu início marcado para esta sexta-feira (06), com o mesmo modelo realizado em 2019. Foram realizadas em torno de 20 mil inscrições para os JEPS 2022, com a presença de professores e alunos.

Esta primeira regional possui 15 cidades-sede, são elas: Astorga, Brasilândia do Sul, Campo Largo, Catanduvas, Centenário do Sul, Chopinzinho, Ivaí, Matelândia, Planalto, Reserva do Iguaçu, Telêmaco Borba, Terra Rica, Terra Roxa, Tomazina e União da Vitória.

A coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Marcia Tomadon, salienta a importância desta retomada dos jogos para toda a comunidade e, principalmente, para os jovens: “Tivemos cerca de 20 mil inscrições, sendo elas de professores e alunos, mostrando a credibilidade deste grande evento e, principalmente, a vontade das pessoas de participarem dos JEPS. É de enorme prazer poder ver a alegria das crianças por estarem de volta aos jogos depois de tanto tempo longe, mostra também a importância que o Governo do Paraná está dando a todos os nossos jovens”, comenta.

A Secretaria da Educação e do Esporte, em conjunto com a Superintendência Geral do Esporte, faz a realização do projeto de Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo – AETE: é um programa que tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento esportivo escolar e a melhoria de qualidade de vida do estudante, oferecendo aulas especializadas de treinamento esportivo. Seu intuito é de proporcionar a formação integral dos estudantes, auxiliando na formação de estudantes-atletas com capacidade para defender o Estado nas competições nacionais e internacionais, a fim de tornar o Paraná um celeiro de atletas e referência no desporto escolar brasileiro.

O professor Richard James Martins é responsável desde 2019 pela realização das Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo em todo o Paraná. Ele explica um pouco mais sobre como funciona este projeto e sua importância para as crianças de todo o Estado e também para os JEPS. “São oferecidas 6.200 horas no estado do Paraná, sendo 4 horas aula para cada projeto, devidamente divididas para cada modalidade disputada nos JEPS. É também distribuído separadamente em cada Núcleo Regional de Educação, para que possam ser proporcionais a todos. No momento, estamos atendendo mais de 32 mil estudantes da rede pública de todo o Paraná, um fato que acaba impulsionando nossos jovens a sempre estarem nas competições estaduais e também a níveis nacionais, marcando presença em competições como os JEPS e até mesmo os JEBS. O principal critério para que as escolas estejam dentro do projeto (AETE) é que elas estejam participando dos  Jogos Escolares do Paraná. Tendo em vista este critério, nós fazemos com que a participação seja maciça em todos os jogos do Paraná, captando novos talentos e formando cada vez mais profissionais”, afirma o professor.

Confira a programação completa em: http://www.jogosescolares.pr.gov.br/modules/fase_final/fase.php?fase=60&TipoDoc=2

A etapa regional de Curitiba acontece de 13 a 21 de maio. Já a segunda etapa dos Jogos acontecerão nas 16 regionais de 26 a 31 de maio.

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pela Superintendência Geral do Esporte por meio do Governo do Estado do Paraná.