Jogos Escolares do Paraná: confira como foi a Fase Macrorregional 12/06/2023 - 09:17

Entre os dias 07 e 11 de junho, 8 núcleos regionais do estado sediaram a Fase Macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS). Os JEPS são uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, Secretaria de Estado da Educação, Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte, com apoio das prefeituras municipais e Federação Paranaense do Desporto Escolar.

A Fase Macrorregional, disputada em etapa única, reuniu mais de 18 mil atletas e treinadores, de 287 municípios. 

Os resultados você confere AQUI. Após esta fase, serão realizadas as finais de 15 a 17 anos em Maringá (14 a 22 de julho) e de 12 a 14 anos em Apucarana (05 a 12 de agosto). Os campeões dos JEPS representarão o Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.

Abaixo estão disponíveis matérias realizadas em parceria com jornalistas locais de cada município-sede.
 

Após cinco dias de competições da fase macrorregional dos Jogos Escolares que foram disputados em Arapoti os classificados para a final foram definidos. Um bom público acompanhou a abertura que aconteceu no Ginásio de Esportes Otacílio de Souza, o Bigodão. Com o desfile das delegações e apresentações artísticas, o prefeito Irani Barros declarou oficialmente aberta a competição.

Os atletas disputaram as modalidades de futsal, voleibol, vôlei de areia, basquetebol, handebol, xadrez, tênis de mesa e atletismo em busca da fase final que acontecerá em Apucarana e Maringá. A cidade recebeu aproximadamente 1.300 atletas dos Núcleos Regionais de Educação de Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho e Wenceslau Braz na fase macrorregional dos Jogos Escolares.

As modalidades foram disputadas até o próximo domingo, 11, nos locais: Ginásio Bigodão, Quadra de areia da defesa civil, Colônia Holandesa, Centro Estudantil, Colégio SESPP, Estádio Municipal Bianor Nunes, Ginásio Chapelão e Centro Cívico.

O Centro Estudantil foi a casa do tênis de mesa. Com partidas individuais e em dupla. É necessário um trabalho completo de velocidade, agilidade, explosão, força, resistência e trabalho de pernas para ter chances de vitórias.

A concentração também é fundamental no tabuleiro de xadrez. O salão da Biblioteca Municipal recebeu os atletas que enfrentaram seus oponentes no tabuleiro.

Já no Estádio Municipal Bianor Nunes aconteceu a modalidade de atletismo. Estão em disputa as modalidades de: “100 metros”, “arremesso de dardo”, “Salto em distância”, “400 metros”, 3.000 metros”, “800 metros” e “Revezamento 4x400 metros”.

BASQUETEBOL

Os alunos do Colégio Estadual Cívico Militar Olavo Bilac de Jaguariaíva e do Colégio Tia Ana Maria de Santo Antônio da Platina de 15 a 17 anos se classificaram na fase macrorregional.

As duas equipes venceram o Colégio Estadual David Carneiro de Guapirama. O time de Jaguariaíva venceu por 84x18. Já o time de Santo Antônio da Platina venceu por 77x29. Na tarde deste sábado, 10, eles decidiram quem seria o campeão e o vice. O time de Jaguariaíva venceu por 61x34.

CASAL

Vai começar mais uma partida de voleibol nos Jogos Escolares na fase macrorregional que acontece na cidade de Arapoti. Duas equipes, seis atletas de cada lado dentro de quadra, buscando a vaga para a fase final.

Mas o que mais chama a atenção são os árbitros João Paulo Ceschini da Mata e Lorena Barreto Fonseca da Mata. Eles são casados desde o ano de 2015 e apitam juntos as partidas nas competições organizada pelo Governo do Estado.

Só que não é apenas no quadro profissional que o voleibol une o casal. “Nos conhecemos na oitava série e tivemos o primeiro contato por gostar do esporte durante o intervalo da escola”, comenta João Paulo Ceschini. Começaram a namorar em 2008.

“Cansamos de jogar contra e decidimos jogar juntos”, brinca Lorena Barreto durante a conversa. Desde o ano de 2013 eles são árbitros da Federação Paranaense e agora são aspirantes a Nacional.

O casal tem dois filhos (que são gêmeos) e que já seguem os caminhos dos pais aprendendo a apitar. “Nossas vidas sempre estiveram envolvidas com o esporte, seja como atleta, técnico ou árbitro”, finaliza João Paulo.

HANDEBOL

Semelhante ao futsal, só que usando as mãos. O handebol é um esporte coletivo onde sete jogadores em cada equipe disputam quem faz mais gols. A modalidade começou em 1919 por meio de uma ideia do atleta e professor de educação física alemão Karl Schelenz e só começou a ficar famosa no Brasil na década de 30.

A quadra do Colégio SESSP foi a casa da modalidade. Os dois primeiros se classificam. Na categoria de 12 a 14 anos a disputa final acontecerá em Apucarana de 04 a 12 de agosto. No masculino os classificados foram Colégio Estadual do Campo de Calógeras de Arapoti e Colégio Estadual do Campo São Jorge de São Jerônimo da Serra.

​Já no feminino a primeira colocada foi o Colégio Cívico Militar Paulo M Machado de Uraí venceu as três partidas. Vitórias contra o Colégio Ruth Correa de Ribeirão do Pinhal (32x8), Colégio Colônia Holandesa de Arapoti (28x2) e Colégio Escola Newton Sampaio de São José da Boa Vista (28x1). O outro classificado foi o Colégio Ruth M Correa de Ribeirão do Pinhal.

15 a 17 anos

Os atletas campeões da macrorregional de 15 a 17 anos vão para a cidade de Maringá de 14 a 22 de julho disputaram a fase estadual. No masculino o campeão foi o Colégio Ozório G. Nogueira de Bandeirantes. A equipe venceu o Colégio Nossa Senhora das Neves de Ibaiti (16x5) e o Colégio Dr. Sebastião Paraná de Wenceslau Braz (12x5). O outro classificado foi o Colégio Dr. Sebastião Paraná.

No feminino a equipe que conquistou o título foi o Colégio Professora Regina Tokano de Uraí. Elas venceram a Escola Newton Sampaio de São José da Boa Vista (35x1), Colégio do Campo de Arapoti (39x0) e Colégio Nossa Senhora das Neves (32x0). A outra equipe classificada foi a Escola Newton Sampaio.

VOLEIBOL

A quadra do voleibol da Colônia Holandesa em Arapoti foi o palco das definições dos finalistas na modalidade de voleibol. No feminino a Escola Estadual Francisco Inácio de Oliveira de Tomazina foi campeão com duas vitórias sobre: Colégio Positivo de Jaguariaíva (2x0) e Colégio Barão do Rio Branco de Assaí (2x0). O outro classificado foi o time de Assaí.

No masculino o Colégio Nossa Senhora das Graças de Cambará venceu as três partidas. Vitórias contra Colégio Leão Schulmann de Figueira (2x0), Colégio São Tomaz de Aquino de Wenceslau Braz (2x0) e Colégio Barão do Rio Branco de Assaí (2x0).

Na categoria de 15 a 17 anos os classificados irão para a cidade de Maringá entre os dias 14 e 22 em busca do título nacional. No feminino Colégio Carlos Gomes de Tomazina venceu as três partidas. Contra o Colégio Silvio Tavares de Cambará (2x0), Colégio Mega de Jaguariaíva(2x0) e Colégio Conselheiro Carrão de Assaí (2x0). O outro classificado foi o Colégio Silvio Tavares de Cambará

No masculino o título ficou com o Colégio Leão Schulmann de Figueira. Eles venceram o Colégio da Polícia Militar de Cornélio Procópio (2x0), Colégio São Tomaz de Aquino de Wenceslau Braz (2x0), e Colégio Hermínia Lupion de Ribeirão do Pinhal (2x1). O outro classificado foi o Colégio da Polícia Militar de Cornélio Procópio.

FUTSAL

Com partidas emocionantes e até mesmo ginásio de esporte lotado as redes balançaram 373 vezes no futsal de Arapoti. A quadra do Colégio SESSP e Ginásio de Esportes Bigodão e Chapelão foram as casas da modalidade.

No masculino o campeão foi o Colégio Estadual Barão do Rio Branco de Assaí. Eles venceram: o Colégio Cívico Militar João Paulo II de Arapoti, Colégio São Tomaz de Aquino de Wenceslau Braz e a Escola Francisco Inácio de Oliveira de Tomazina. O segundo classificado foi o Colégio São Tomaz de Aquino de Wenceslau Braz.

No feminino a equipe que foi campeã foi o Colégio Estadual Cívico Militar João Paulo II de Arapoti. Elas venceram o Colégio São Tomaz de Aquino de Wenceslau Braz, Escola Estadual Bairro Bela Vista de Bandeirantes, Colégio Estadual Anésio de Almeida Leite de Jacarezinho e o Colégio Júlio Farah de Ibaiti. O segundo classificado foi o Colégio São Tomaz de Aquino de Wenceslau Braz.

15 a 17 anos

Os atletas campeões da macrorregional de 15 a 17 anos vão para a cidade de Maringá de 14 a 22 de julho disputarem a fase estadual. No feminino a equipe campeã foi o Colégio São Tomaz de Aquino de Wenceslau Braz. Elas venceram: o Colégio Estadual Rui Barbosa de Abatiá, o Colégio Estadual Julia Wanderley de Jaboti, Colégio Estadual Cívico Militar João Paulo II de Arapoti e o Colégio Cívico Militar Monteiro Lobato de Cornélio Procópio. A outra vaga ficou com Colégio Estadual Rui Barbosa de Abatiá.

No futsal masculino o grande campeão foi o Colégio SESPP de Arapoti. Eles venceram: o Colégio São Tomaz de Aquino de Wenceslau Braz, o Colégio Angelina Vezozzo de Cambará, Colégio Sagrada Família de Siqueira Campos e Colégio Cívico Militar Monteiro Lobato de Cornélio Procópio. A outra vaga foi para o Colégio São Tomaz de Aquino de Wenceslau Braz.

PARADESPORTIVO

A disputa em quadra também aconteceu no futsal paradesportivo. A Escola Especial Jan Kosk de Abatiá foi a grande campeã. Eles venceram: a Escola Especial Rosalina Fernandes de Jesus de Salto do Itararé. Escola Especial Procopense de Cornélio Procópio, Escola Especial Antônio Paulo de Souza de Siqueira Campos e a Escola Especial Rafael Ribeiro de Lara de Arapoti. A outra vaga ficou com a Escola Especial Rosalina Fernandes de Jesus de Salto do Itararé.

VOLEI DE PRAIA

Praticar vôlei na areia e com um calor não foi motivo de desanimação para os atletas na fase macrorregional dos Jogos Escolares que aconteceu na cidade de Arapoti. A quadra de areia da defesa civil recebeu centenas de participantes da modalidade.

Na categoria de 12 a 14 anos no masculino o vencedor foi o Colégio Estadual Miguel Dias de Joaquim Távora. O segundo colocado foi o Colégio Estadual Aldo Dallago de Ibaiti. Já no feminino o vencedor foi o Colégio Estadual Angelina Vezozzo de Cambará e em segundo lugar o Colégio Dom Bosco de Tomazina.

Os atletas campeões de 15 a 17 anos na categoria masculino foram do Colégio David Carneiro de Guapirama e em segundo lugar o Colégio Conselheiro Carrão de Assaí. Já no feminino o Colégio Estadual São Tomaz de Aquino conquistou a primeira colocação e em segundo lugar o Colégio Miguel Dias de Joaquim Távora.

INDIVIDUAIS

Um tabuleiro quadriculado, peças de hierarquia com movimentos distintos sendo o objetivo capturar as peças do adversário. Esta são algumas das noções do jogo de xadrez. O Centro Cívico foi a casa do xadrez na etapa de Arapoti. Os atletas disputaram nas modalidades: “Rápido”, “Relâmpago” e “Convencional”.

Já o atletismo foi disputado no Estádio Municipal Bianor Nunes. Os participantes estiveram em busca da classificação no: “80 metros rasos”, “150 metros rasos”, “200 metros rasos”, “400 metros rasos”, “800 metros rasos”, “2.000 metros rasos”, “3.000 metros rasos”, “revezamento 5x80 metros”, “revezamento 4x400 metros misto”, “arremesso de peso”, “lançamento de dardo” e “salto em distância”.

No domingo (11) foram finalizadas as disputas da fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), em Corbélia, reunindo alunos atletas dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Cascavel, Assis Chateaubriand, Foz do Iguaçu e Toledo. Os classificados nas oito modalidades seguem para a fase final, que acontecerá em Maringá e Apucarana.

Nesta fase da competição, tanto nas modalidades coletivas quanto individuais, se classificam o primeiro e segundo lugares para a etapa seguinte.

No basquetebol feminino 12 a 14 anos, a equipe do Colégio Betta, de Foz do Iguaçu, foi a campeã, seguida do Colégio Estadual Frentino Sackser, de Marechal Cândido Rondon. Na categoria 15 a 17 anos, quem ficou com o título foram as meninas do Colégio La Salle, de Toledo, e o segundo lugar é do Colégio Marista, de Cascavel.

Nas disputas masculinas, a campeã de 12 a 14 anos, Foz do Iguaçu, representada pelo Colégio Bertoni Internacional, ficou com o título, seguida do Colégio Estadual Frentino Sackser, de Marechal Cândido Rondon - que também ficou em primeiro lugar na categoria 15 a 17 anos. Já, a segunda vaga ficou com o Colégio Marista, do município de Cascavel.

O futsal contou com a participação total de 17 equipes. As vagas na categoria feminino 12 a 14 anos ficaram com o Colégio Estadual Monteiro Lobato, de Céu Azul, e Colégio Estadual Dom Pedro II, de Foz do Iguaçu. Toledo será representada pelo Colégio Estadual Atilio Fontana, na categoria 15 a 17 anos, junto com o Colégio Estadual João Manoel Mondrone, de Medianeira. 

O município de Toledo levou mais dois títulos masculinos. Nas disputas de 12 a 14 anos, o Colégio Estadual Jardim Maracanã se tornou o campeão, seguido do Colégio Marista, de Cascavel. Na categoria 15 a 17, os meninos do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco foram os campeões e a segunda colocação ficou com o Colégio Estadual João Manoel Mondrone, de Medianeira.

O Colégio Estadual Leonilda Papen, que representa o município de Mercedes, conquistou todos os primeiros lugares no handebol. No feminino 12 a 14 anos, o Colégio Estadual Maralúcia, de Medianeira, conquistou a segunda vaga e, no 15 a 17, o Colégio Educação Ativa, de Foz do Iguaçu, também foi classificado. 

Nas disputas masculinas, o Colégio Estadual Maralúcia, de Medianeira, também ficou com a segunda vaga na categoria 12 a 14 anos, e o Colégio Estadual Amâncio Moro, de Corbélia, também se classificou no 15 a 17 anos. 

A última modalidade a encerrar nos JEPS de Corbélia foi o vôlei de praia no fim da manhã. Durante todos os dias de competição, o sol fez companhia às equipes, mas nas decisões de título, a chuva e o frio deixaram os jogos ainda mais intensos.

Na disputa pelo título feminino de 12 a 14 anos, o Colégio Cecilia Meireles, de Palotina, venceu o Colégio Estadual PIO XII, de Maripá. O terceiro lugar ficou com o Colégio Estadual Wilson Joffre, de Cascavel. Na decisão de 15 a 17 anos, Toledo foi melhor com as meninas do Colégio Vicentino Imaculado Coração de Maria, em jogo com a dupla do Colégio Semeador, de Foz do Iguaçu. A terceira colocação foi conquistada pelo Colégio Estadual Machado de Assis, de Nova Aurora.

A definição masculina 12 a 14 anos foi realizada entre o Colégio Comunitário Funet, de Toledo, e Colégio Estadual Jaime Rodrigues, de Guaíra. A dupla toledense foi melhor e ficou com o primeiro lugar. A terceira colocação foi para o Colégio Estadual São Cristóvão, de Cascavel.

Já, na disputa entre os meninos de 15 a 17 anos, a final foi repetida de 2022, entre o Colégio Estadual Ulysses Guimarães, de Foz do Iguaçu, e o Colégio Estadual Paulo VI, de Boa Vista da Aparecida. Porém, nesta edição, o resultado foi diferente com Foz vencendo o confronto. 

Leonardo da Silva Quadros, aluno atleta de Foz, comenta que ele e seu parceiro, Guilherme de Araújo Rech, se prepararam muito para os JEPS. “Este é um campeonato muito relevante para o município e, por isso, treinamos muito. A chuva veio, não parou e, claro, prejudicou o desempenho de todos porque o jogo ficou mais difícil e as coisas não fluíram do jeito que gostaríamos. Por isso, foi muito sofrido, mas conseguimos alcançar nosso objetivo”, comemora Quadros.

A terceira posição desta categoria ficou com o Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, do município de Toledo.

Na classificação final do voleibol feminino 12 a 14 anos, o Colégio Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, e o Colégio Estadual Desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa, de Guaraniaçu, conquistaram as vagas para a fase final. A capitã da equipe que ficou com a segunda vaga, Gabriela Bonifácio Motta, fala da emoção de avançar nos JEPS. “Estamos muito felizes com esta conquista. Treinamos três vezes por semana, merecemos ganhar e estar na fase final”. 

O Colégio Estadual João Manoel Mondrone, de Medianeira, e o Colégio Estadual Santos Dumont, de Santa Helena, foram os classificados na categoria 15 a 17 anos.

Quem ficou com o primeiro lugar na categoria masculino 12 a 14 anos foram os meninos do Colégio Estadual Monteiro Lobato, de Céu Azul, seguidos da equipe do Colégio Estadual de Quatro Pontes. Cascavel será representada pelo Colégio Estadual Wilson Joffre, e Medianeira, pelo Colégio Estadual João Manoel Mondrone, na categoria 15 a 17 anos.

O tênis de mesa contou com a participação de 52 alunos atletas na categoria em dupla e 45 na categoria individual. 

Na classificação final do xadrez, o município de Cascavel ficou em primeiro lugar em três categorias com o Colégio FAG no feminino e masculino 15 a 17 anos e o Colégio Passo Certo Growing, na categoria masculino 12 a 14 anos. No feminino 12 a 14, o maior pontuador foi o Colégio Monjolo, representando Foz do Iguaçu. 

O atletismo aconteceu no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo (CNTA) com a realização das provas de 100 m, 150 m, 2.000 m, 200 m, 3.000 m, 400 m, 80 m, 800 m, arremesso de dardo, arremesso do peso, revezamento 4x400 m, revezamento 5x800 m e salto em distância. 

 

Chegou ao fim neste domingo (11) em Curitiba/PR a fase macrorregional da 69ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps). Desde a ultima quarta-feira (7), milhares de competidores que frequentam o ensino médio e fundamental das redes estadual e particular de todo o Estado se envolveram em disputas de modalidades coletivas e individuais divididas por idade: categoria B (12 a 14 anos); e categoria A (15 a 17 anos).

Além da capital do Estado, Palmeira/PR, Pato Branco/PR, Corbélia/PR, Pérola/PR, Jandaia do Sul/PR, Arapoti/PR e Goioerê/PR também sediaram os jogos, que nesse momento reuniu aproximadamente 18 mil participantes - entre atletas e técnicos, e envolveu 289 municípios.

“O sentimento é de realização. Tudo foi planejado com muito carinho e pensando no bem estar de cada participante dentro e fora de quadra, e o envolvimento e a doação de cada membro do corpo técnico e diretivo da organização, dos municípios e de cada competidor foi primordial para esse resultado final. O Governo do Estado - por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e Superintendência Geral do Esporte, está de parabéns por esse tipo de ação, que preconiza o esporte e a importância dele como política pública para a educação e o desenvolvimento de todos que aqui participaram. Vamos para a próxima fase dos JEP’s animados e prontos para vivermos novas emoções juntos aos atletas que irão representar a nossa macrorregional”, celebra o coordenador geral dos JEP’s em Curitiba/PR, Luiz Henrique da Silva.

Em Curitiba/PR, os competidores disputaram embates em nove modalidades: atletismo, basquete, futsal, futsal paradesportivo, handebol, voleibol, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia. Participaram desta fase os campeões regionais – nas modalidades coletivas; enquanto nas modalidades individuais, participam campeões e vice-campeões, respectivamente.

Campo Mourão e Pitanga garantiram o maior número de vagas para a final dos Jogos Escolares do Paraná

Terminou neste domingo, a etapa macrorregional dos 69º Jogos Escolares do Paraná que reuniu mais de 1400 atletas das escolas dos núcleos de educação da região de Goioerê, Campo Mourão, Maringá e Pitanga. 

Campo Mourão e Pitanga se destacaram na competição realizada em Goioerê e garantiram o maior número de vagas para a fase final dos JEPs que acontecerá de 14 a 22 de julho  em Maringá, para os atletas de 15 a 17 anos. Já a decisão da categoria 12 a 14 anos será realizada  em Apucarana, entre 04 e 12 de agosto.

O maior número de vagas para Campo Mourão veio do atletismo e xadrez. Nas modalidades coletivas, os estudantes das escolas mourãoenses se destacaram no basquete. Já a cidade de Pitanga obteve grande destaque no atletismo e tênis de mesa. Nas modalidades coletivas, levaram duas vagas no futsal e 2 no voleibol.

A modalidade do handebol ficou dividida entre as cidades de Mariluz e Astorga que classificaram três equipes cada uma.  A pequena cidade de Mariluz terá representante nas quatro categorias do handebol na fase final, já que a equipe feminina de 12 a 14 anos já está na final por ser a atual campeã do JEPs. “O sucesso de Mariluz no Handebol nos Jogos Escolares é resultado de um trabalho realizado em parceria com as escolas e o Município e que vem dando certo”, destacou a treinadora Juliana Lima.

Como sede da fase final na categoria ‘A’, a cidade de Maringá participou da macrorregional apenas com as equipes de 12 a 14 anos e também garantiu a classificação em várias modalidades como futsal, basquete, voleibol, tênis de mesa e atletismo.

A cidade de Goioerê que sediou a macrorregional garantiu vaga no futsal e atletismo. As demais modalidades foram dividas entre diversas cidades que prometem muito empenho e comprometimento para representar a região.

Um sentimento de orgulho e honra tomou conta dos jandaienses entre os dias 07 a 11 de junho durante a realização da Fase Macrorregional da 69ª edição dos Jogos Escolares do Paraná - JEPS, tendo Jandaia do Sul como a cidade sede.

A Abertura Oficial dos JEPS realizada no dia 07, no Ginásio de Esportes Profº Osmar Panício emocionou e resgatou o sentimento de empatia e acolhimento dos anfitriões com os 1.386 participantes nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nos naipes masculino e feminino, nas seguintes modalidades: Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Volei de Praia, Voleibol e Xadrez.

Os Núcleos Regionais de Educação participantes desta macrorregional em Jandaia do Sul são oriundos das cidades de: Apucarana, Ivaiporã, Londrina e Telêmaco Borba.

HISTÓRIA DA CIDADE SEDE - Seus primeiros habitantes foram tropeiros de gado a caminho de Sorocaba e também São José do Rio Preto. O Patrimônio aberto em 1942, tornou-se desde logo um centro de convergências de agricultores vindos de todas as regiões do país traídos pelas perspectivas oferecidas através do solo seco e pelo cultivo do café. 

Sendo emancipada oficialmente em 14 de dezembro de 1952, desmembrado de Apucarana. Jandaia do Sul tem atualmente uma população de cerca de 21 mil habitantes e está situada no Vale do Ivaí a 390 km da capital do Estado. 

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior, declarou oficialmente aberta a 69ª edição dos JEPS no cerimonial de abertura e citou: "sejam bem vindos à Jandaia do Sul, sintam-se em casa, estamos de braços abertos para recebe-los. Viva o esporte! Viva o Paraná! E viva Jandaia do Sul!" finalizou o prefeito.

Encerra a fase macrorregional dos 69° Jogos Escolares do Paraná em Palmeira. A competição ocorreu entre os dias 07 a 11 de junho, com disputas dos campeões da fase regional dos Núcleos Regionais de Educação de União da Vitória, Irati, Guarapuava e Ponta Grossa.

Cerca de 2.000 alunos-atletas participaram da competição, disputando oito modalidades, sendo o basquetebol, voleibol, futsal, handebol, vôlei de praia, xadrez, atletismo e tênis de mesa, nas categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos), masculino e feminino. 

Foram quatro dias intensos de disputas e de experiências compartilhadas na macrorregional de Palmeira. O professor de handebol do time masculino A, do Colégio Marista Pio XII de Ponta Grossa, Sandro Alves de Lara, reflete sobre como o esporte e os JEPs acrescentam na vida dos alunos-atletas e dos professores.

“A nossa equipe treina desde os nove anos juntos, então a gente tem uma amizade muito boa entre os atletas. Isso aumenta muito nos jogos escolares, a gente faz muita amizade com as outras equipes também, integra e cria experiências”, relata. 

Os campeões e vice-campeões das categorias A e B irão disputar a fase final dos JEPs, em Maringá e Apucarana, respectivamente.

O último dia de disputas da Fase Macrorregional, realizada em Pato Branco, definiu os classificados para a próxima etapa das categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos dos 69º Jogos Escolares do Paraná (JEPS). Durante quatro dias (08 a 11 de junho), aproximadamente 1.200 atletas dos Núcleos Regionais de Educação de cidade sede, Dois Vizinhos, Laranjeiras do Sul e Francisco Beltrão se dedicaram a carimbar o passaporte para a Fase Estadual que acontece em Maringá (15 a 17 anos) e Apucarana (12 a 14 anos).

Entre os principais destaques estão o vôlei de praia de Dois Vizinhos, que já tinha uma vaga garantida nas disputas em Apucarana, por ter o CE Dois Vizinhos campeão no ano passado, e neste ano terá uma segunda dupla na competição para atletas de 12 a 14 anos, desta vez com o Colégio Coopermundi. Na categoria 15 a 17 anos, o CE Dois Vizinhos também conquistou o título. “Vamos intensificar a preparação para chegar bem com nossas duplas e alcançar bons resultados nas duas competições estaduais”, disse o técnico Luiz Fernando Viaro.

Outra equipe que brilhou foi a de futsal do CEI Rio das Cobras, de Nova Laranjeiras. Representantes da comunidade indígena de etnia Kaigang, o time foi campeão da Fase Macrorregional na categoria 12 a 14 anos feminino. Os gritos de ‘kuri time’, traduzida como ‘vamos time’, ajudaram e elas, que já eram campeãs da Fase Regional, com apenas uma derrota, após empate no tempo normal e decisão nas penalidades, carimbaram o passaporte para Apucarana. 

Espírito esportivo - Um fato ganhou destaque nas disputas do vôlei de praia. O Colégio Vila Militar Vida e Ensino, de Francisco Beltrão, tem orientação religiosa adventista, o que impede a realização de atividades entre às 18h da sexta-feira e às 18h do sábado, porém os jogos se estenderam e adentraram o período noturno da sexta-feira (09), o que geraria um duplo WO para as equipes da unidade escolar em duas decisões de terceiro lugar.

Em um exemplo de empatia e tolerância por parte dos adversários, o CE Antônio Schiebel (Santo Antônio do Sudoeste) e o CE Telmo Octavio Muller (Marmeleiro), as disputas de terceiro lugar nas categorias 15 a 17 anos feminina e 12 a 14 anos masculino, respectivamente, aconteceram no sábado (10), às 18h30, mesmo com o restante da competição tendo sido encerrada ainda na sexta-feira (09). 

Recepção - A qualidade das praças esportivas também foram elogiadas pelas delegações visitantes. Conforme o secretário de Esportes de Pato Branco, Alexandre Zoche, o município se programou para receber os Jogos Oficiais do Estado do Paraná. Para este ano, além da Macrorregional dos JEPS, a cidade sediará a Fase Estadual dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS). “Tudo transcorreu dentro da normalidade. Tivemos bons retornos em relação às praças esportivas, aos alojamentos e à logística. Nós ficamos felizes em receber as delegações, equipe organizadora e arbitragem, pois isso nos incentiva a sermos sempre melhores”, destacou Zoche.

Da mesma forma que iniciou, com muita festa e alegria. Assim foi o último dia de disputas da fase macrorregional dos 69º Jogos Escolares do Paraná, fase macrorregional na cidade de Pérola. Os donos da casa deram um show de organização dentro e fora das praças esportivas e ainda por cima, encerraram os jogos comemorando o título e duas vagas do voleibol para a fase final dos JEPS.

Representado pelo Colégio Estadual Nestor Victor, os anfitriões faturaram o título do feminino, categoria de 15 a 17 anos. A equipe que tem em seu comando o técnico, Rodrigo Favero Maróstica, venceu os quatro jogos da competição fechando a macrorregional com 12 pontos ganhos. A equipe da categoria B encerrou participação em 2º lugar e também irá representar a casa na fase final. Completando a galeria dos classificados do feminino, o Colégio Estadual Dr. Duílio Beltrão de Tamboara conquistou o primeiro lugar de 12 a 14 anos, enquanto o vice-campeão de 15 a 17 anos ficou com o Colégio Helena Kolody de Terra Boa.

Nas disputas do masculino, as vagas para a etapa estadual dos JEPS foram para os Colégios São Vicente de Paula de Nova Esperança como campeão e o Pedro ll de Umuarama como vice na categoria A, já na B, o Colégio Petrônio Portela de São Jorge do Patrocínio e o Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo de Paranavaí terminaram em primeiro e segundo respectivamente.

Entre os classificados para a etapa estadual do atletismo, o Colégio Estadual Doutor Caetano Munhoz da Rocha da cidade de Nova Aliança do Ivaí estará sendo representado em dez provas. Os atletas que representaram o colégio se classificaram nas provas femininas de 80 metros, 150 metros, 2000 metros, lançamento do dardo, salto em distância e nas masculinas de 80 metros, 150 metros e salto em distância, toas na classe B, de 12 a 14 anos. Na classe A, de 15 a 17 anos, o colégio de Nova Aliança terá representantes no feminino e masculino com o lançamento do dardo.

O basquetebol da cidade de Terra Rica, NRE de Paranavaí, demonstrou toda sua força durante a fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná em Pérola, ao conquistar dois títulos, um com o Colégio Passo a Passo e outro por meio do Colégio Monteiro Lobato. Os outros dois títulos foram para o Colégio Lúcia Schoffen de Altônia no feminino A e para o Carlos Drumond de Cianorte no masculino A. Ainda terão representantes na fase final dos JEPS, as cidades de Planaltina do Paraná com os vices=campeonatos do feminino A e B, por meio do Colégio Estadual Arthur Silva e o Alfa de Umuarama no masculino A, além do Carlos Drumond de Cianorte no masculino B.

Os primeiros campeões entre as modalidades coletivas na fase macrorregional dos 69º Jogos Escolares do Paraná na cidade de Pérola foram conhecidos na manhã deste sábado, 10. Foram encerradas as disputas do futsal feminino das classes A e B com títulos para os colégios Zilda Arns de Umuarama no feminino de 15 a 17 anos e Olavo Bilac de Amaporã na categoria de 12 a 14 anos. 

Com campanha invicta, 4 jogos e 4 vitórias, a equipe que representou o Colégio Bento Mossurunga de Umuarama faturou o título da categoria de 15 a 17 anos do masculino. Em sua última partida na competição, o Bento Mossurunga derrotou por 7x0 o Colégio Nestor Victor de Pérola. Com apenas uma derrota, o Colégio Vale do Tigre de Nova Londrina ficou com o título da categoria de 12 a 14 anos. A equipe venceu três dos seus quatro compromissos nos JEPS.

No futsal paradesportivo, a Escola de Ensino Especial José Pascoal Busato de Iporã que venceu os dois compromissos diante da Escola Especial Maria Torre de Santa Cruz do Monte Castelo, garantiu o título da categoria de 15 a 17 anos e presença na etapa estadual dos JEPS. De 12 a 14 anos, a Escola Municipal de Ensino Especial Nova Esperança, pertencente a cidade do mesmo nome, venceu os dois duelos contra o João Paulo ll de Loanda e está na fase final

O município de Jussara fez jus a tradição como referência na modalidade de handebol ao conquistar três dos quatro títulos do handebol. Bem representado por meio do Colégio Senador Moraes de Barros, Jussara faturou os títulos do feminino A, feminino B e masculino B. Com isso, a cidade terá uma das maiores representatividades de sua história na fase final dos JEPS. A cidade de Tapejara também comemorou, conquistando o título do masculino A com a Escola Tapejara. O Colégio Princesa Isabel de Umuarama que terminou em segundo no feminino B e o Bairro Catarinense de Francisco Alves, vice do feminino A, também estão na fase final. No masculino, as vagas foram para os Colégio São Carlos do Ivaí, pertencente a cidade do mesmo nome na classe B e o Tiradentes de Umuarama na A.

O Colégio Estadual Lysimaco da Costa da cidade de Paranapoema, Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, conquistou nesta sexta-feira, sete das 16 vagas do tênis de mesa em disputa para a etapa estadual. Os atletas de Paranapoema, garantiram cinco vagas na categoria B, de 12 a 14 anos, sendo duas no feminino individual e outra em duplas. O masculino também faturou duas vagas no individual e uma em duplas. A 7ª vaga o Lysimaco da Costa foi nas disputas em duplas com o masculino de 15 a 17 anos.

Os Núcleos Regionais de Educação de Paranavaí e Cianorte comemoraram os títulos, com 3 primeiros lugares para o NRE de Paranavaí e um para Cianorte no vôlei de praia. O Colégio Estadual Dr. Duílio Beltrão de Tamboara, faturou os primeiros lugares do feminino A e masculino A, já o Colégio Fundação Bradesco de Paranavaí ficou com o título do masculino B. Cianorte festejou o título do feminino B, por meio do Colégio Drumond. Completando a lista dos classificados para a fase final dos JEPS, o Colégio Lúcia Schoffenn de Altônia terminou em segundo lugar do feminino A, o Santos Dumont de Paranacity foi o vice do feminino B, Primo Manfrinato de Cianorte foi o segundo lugar do masculino A e o Princesa Isabel de Umuarama ficou com a segunda vaga do masculino B.

Os colégios pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Umuarama, foram os destaques da modalidade de xadrez. Das 24 vagas para a etapa estadual em disputa na modalidade, o NRE de Umuarama conquistou 15 e terá grande representatividade. A Escola Estadual Manoel Bandeira de Alto Piquiri se destacou garantindo 6 vagas. O Colégio Bairro Catarinense de Francisco Alves, também teve participação expressiva, com 4 classificados, seguido por Douradina e Pérol, por meio dos colégios, Douradina e Nestor Victor.

 

GALERIA DE IMAGENS