Jogos Abertos do Paraná: Fase Regional 2 chega ao fim 03/07/2023 - 13:26

A Fase Regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS), promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), aconteceu no último final de semana. A etapa complementou os jogos da Regional 1 e definiu os classificados para a Fase Macrorregional.

A competição contou com a participação de 260 municípios, sendo 807 equipes e 11.826 participantes, somando atletas e dirigentes, em seis modalidades: vôlei, handebol, bolão, bocha, futsal e basquete. 

A Fase Macrorregional será entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro em Irati, Ivaiporã, Terra Rica e Dois Vizinhos.

Abaixo estão disponíveis matérias realizadas em parceria com jornalistas locais de cada município-sede.

APLICATIVO PARANÁ ESPORTE

Desenvolvido pela Secretaria estadual do Esporte e ampliado em parceria com a Ingá Digital, o Paraná Esporte permite visualizar os resultados dos jogos já finalizados e as parciais de jogos em andamento, além de informações como agendas, notas, locais e regulamentos. O aplicativo Paraná Esporte está disponível para download na App Store e na Google Play.

 

Jogos Abertos do Paraná 2023: Etapa de Campo Largo/PR chega ao fim e define campeões

Chegou ao fim neste domingo (2), em Campo Largo/PR, a segunda etapa regional da 65ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), competição organizada pelo Governo do Estado voltada a jovens e adultos acima de 17 anos de todo o Paraná. A etapa – realizada no município desde a ultima sexta-feira (30), definiu os classificados para a fase macrorregional, que em 2023 acontece entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro em Irati, Ivaiporã, Terra Rica e Dois Vizinhos.

“O sentimento é de realização. Tudo foi organizado pensando no bem estar de cada participante dentro e fora de quadra, e o envolvimento e a participação dos representantes do da organização do município e de cada competidor foi primordial para o resultado final. O Governo do Estado - por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e Superintendência Geral do Esporte, está de parabéns por esse tipo de ação, que preconiza o esporte e a importância dele como política pública para a educação e o desenvolvimento de todos que aqui participaram. Vamos para a próxima fase dos JAPs animados e prontos para viver novas emoções”, comemora o diretor Vinicius Brainta.

Realizados no Ginásio Antônio Lacerda Braga e Tereza Rincoski (Vila Olímpica), os jogos envolveram disputas em modalidades como o voleibol, futsal, handebol e basquete, masculino e feminino. Nesse sentido, quem se consagrou campeão e se garantiu na próxima etapa foram os seguintes:

Basquetebol: São Jose dos Pinhais (masculino)
Bocha: Almirante Tamandaré
Futsal: Paranaguá (feminino e masculino)
Handebol: São Jose dos Pinhais (feminino) e Contenda (masculino)
Voleibol: São Jose dos Pinhais (feminino e masculino)

Chopinzinho vence três modalidades, Marmeleiro é campeão com o voleibol masculino

As quatro últimas vagas para a Fase Macrorregional foram decididas em Coronel Vivida neste domingo, 02. O dia começou com decisão no voleibol masculino: Marmeleiro, fez 2 sets a 0 e venceu Francisco Beltrão ficando com o primeiro lugar. 

Ainda restavam três vagas em disputa, na última partida de voleibol da fase regional o time de Chopinzinho feminino venceu Palmas, também por 2 sets a 0. Aqui começava uma surpresa, pois Chopinzinho não havia conquistado nenhuma vaga e terminaria o domingo como a cidade mais vencedora com três classificações. Palmas e Marmeleiro têm dois primeiros lugares. Francisco Beltrão, Coronel Vivida e Clevelândia ficaram campeões em uma modalidade cada.

Chopinzinho dominou o Futsal começando pelo masculino vencendo Mangueirinha por 5 x 3, levando a cidade que é Campeã Paranaense 2022 para a fase macrorregional que acontece em setembro em Pato Branco. O atleta Mazzeto foi o destaque da partida com três gols. Para encerrar os jogos em Coronel Vivida na decisão do Futsal Feminino Chopinzinho venceu Ampére por 3 x 0 com uma atuação sólida, com destaque para os golaços da atleta Lorena. ​​​​Confira todos os classificados:

Basquetebol feminino: Palmas
Basquetebol masculino: Francisco Beltrão
Bocha: Palmas
Bolão feminino: Coronel Vivida
Bolão masculino: Marmeleiro
Futsal masculino: Chopinzinho
Futsal feminino: Chopinzinho
Handebol feminino: Clevelândia
Voleibol masculino: Marmeleiro
Voleibol feminino: Chopinzinho

Competição define equipes classificadas para a Fase Macrorregional dos JAPS  

Voleibol, basquetebol, futsal e handebol, essas foram as modalidades, nos naipes masculino e feminino, disputadas na segunda etapa da 65ª edição dos JAPS (Jogos Abertos do Paraná) – Fase Regional, realizada em Florestópolis, de 01 a 02 de julho. Semelhante a primeira etapa, a cidade vizinha de Porecatu sediou os jogos de voleibol.

Com partidas acirradas nas quatro modalidades, esta segunda etapa classificou as equipes para a fase macrorregional, que acontecerá de 31 de agosto a 03 de setembro, em Ivaiporã.  

Vale lembrar que a competição contou com a participação de 14 municípios: Apucarana, Porecatu, Arapongas, Rolândia, Londrina, Centenário do Sul, Jaguapitã, Sabáudia, Cambé, Alvorada do Sul, Jandaia do Sul, Cafeara, Ibiporã e a anfitriã Florestópolis.     
​​​​​

O diretor geral regional, Vilmar Aparecido Caus, o Mazinho, avaliou de forma positiva a segunda etapa dos JAPS em Florestópolis. ´As praças esportivas receberam um número expressivo de torcedores, que vibraram com lances incríveis. Isso demonstra que o esporte é capaz de proporcionar saúde e bem estar, além da oportunidade de fazer amigos´, enfatizou Mazinho.   

Confira quais foram as equipes campeãs dos JAPS (Jogos Abertos do Paraná) – Fase Regional, em Florestópolis:

Voleibol feminino: Rolândia
Voleibol masculino: Ibiporã

Basquetebol feminino: Londrina
Basquetebol masculino: Arapongas

Futsal feminino: Cambé
Futsal masculino: Jandaia do Sul

Handebol feminino: Londrina
Handebol masculino: Cambé

A etapa regional do JAPS chegou ao fim em Jardim Alegre, neste final de semana de competições conhecemos os últimos campeões nas modalidades Futsal; masculino e feminino, Vôlei; masculino e feminino e basquete; masculino.

No basquete, em disputas emocionantes foi definido o time que está classificado para participar da próxima fase do JAPS, com o time da casa de Jardim Alegre vencendo São Pedro do Ivaí pelo placar de 66 a 62, e Marilândia do Sul vencendo Jardim Alegre pelo placar de 38 a 35.

No futsal o destaque foi para a equipe de Itambé que alcançou as finais nas categorias masculinas e femininas, e conquistaram o título e a classificação, nas penalidades máximas, para a próxima fase com o time feminino, derrotando a equipe de Kaloré.

No futsal masculino o time Pitanga venceu Itambé por 5 a 2, após uma partida muito pegada, e ficou com o título da etapa regional e com a vaga da próxima fase dos Jogos Abertos do Paraná.

Na modalidade Vôlei, o destaque ficou para as fortes equipes de Santa Maria do Oeste, que disputaram as finais nas categorias masculinas e femininas, e consagraram-se campeões da fase regional na competição masculina contra a equipe de Faxinal, pelo placar de 3 a 1.

Pitanga, por 3 a 0, superou o time feminino de Santa Maria do Oeste, e se tornou campeão da fase regional dos Jogos Abertos em Jardim Alegre, garantindo assim vaga na próxima fase do JAPS.

Parabéns às cidades participantes, aos times campeões, e boa sorte na próxima fase da competição!

Chegou ao fim a fase regional dos 65º jogos abertos do Paraná – JAPS neste domingo em Missal.

O dia foi marcado pelas finais e pelas disputas do terceiro lugar.

No basquetebol masculino o titulo ficou com Toledo que derrotou Foz do Iguaçu por 73x72. O terceiro lugar ficou com Marechal Cândido Rondon que fez 68x49 em Assis Chateaubriand.

No Voleibol feminino, Marechal Cândido Rondon garantiu o titulo ao vencer Toledo por 03 sets a 01. Santa Helena venceu Medianeira por 02 sets a 00 e completou o pódio.

O voleibol masculino de Guaira garantiu o título após vencer Marechal Cândido Rondon em jogo equilibradíssimo decidido no tiebreak. O terceiro lugar ficou com a equipe de Foz do Iguaçu.

No handebol teve dobradinha de Foz do Iguaçu. As meninas venceram São Miguel do Iguaçu por 25x12. Já o Masculino também venceu São Miguel do Iguaçu por 26x18. Os terceiros lugares ficaram com Santa Helena e Assis Chateaubriand, respectivamente.

O futsal masculino Medianeira não sentiu a pressão da torcida local e venceu o time da casa na grande final por 05x02. Tornando-se Bicampeão dos jogos abertos. São Miguel do Iguaçu fez 07x00 em Foz do Iguaçu e terminou na terceira colocação.

São Miguel do Iguaçu garantiu o titulo no feminino ao vencer Itaipulândia por 03x00. Missal garantiu a terceira colocação ao vencer Toledo por 07x02. 

Todos os campeões garantiram vaga na fase macrorregional que acontecerá em Pato Branco.

“A nossa regional mostrou um nível altíssimo de competição e na macrorregional a região oeste do Paraná com certeza estará bem representada. Agradecemos novamente o município de Missal pela estrutura disponibilizada mais uma vez para uma competição estadual tanto na primeira, como na segunda etapa e não mediram esforços para que isso acontecesse da melhor maneira possível. A cidade de Missal está de Parabéns”, finalizou o chefe do escritório regional Sérgio Matias.

Definidos os campeões e classificados para a Fase Macrorregional dos Jogos Abertos do Paraná

Neste final de semana o município de Nova Esperança recebeu a segunda etapa da Fase Regional 05 dos 65º Jogos Abertos do Paraná. Após intensas disputas foram conhecidas as equipes campeãs e desta forma classificadas para a Fase Macrorregional dos Jogos que será realizada em Terra Rica. 

O grande destaque deste final de semana foi a conquista da equipe da casa, Nova Esperança, no voleibol masculino. Defendendo o título do ano anterior os comandados do professor Márcio Silva venceram na grande final a equipe de Maringá por 03x01 e foram campeões diante de sua torcida. Destaque ainda para os municípios de Maringá e Sarandi, que conquistaram o título em duas categorias cada. 

“Estamos muito felizes com a sediação dos Jogos em nosso município. Foram dois finais de semanas intensos. Esperamos ter proporcionado as melhores condições para as atletas e visitantes como um todos. Nova Esperança está a disposição do Governo do Estado para continuar recebendo os Jogos Oficiais do Estado”, declarou o secretário de Esportes Alex Cicurau. 

Confira abaixo o quadro de medalhas nas modalidades coletivas, lembrando que apenas a equipe campeã disputará a Fase Macrorregional.  

Basquetebol Masculino
1º lugar: Sarandi
2º lugar: Astorga
3º lugar: Mandaguari

Futsal Masculino
1º lugar: Maringá
2º lugar: Nova Esperança
3º lugar: Jardim Olinda

Futsal Feminino
1º lugar: Maringá
2º Lugar: Iguaraçu
3º lugar: Santa Fé

Handebol Masculino
1º lugar: Colorado
2º lugar: Mandaguaçu
3º lugar: Paranavaí

Handebol Feminino
1º lugar: Mandaguaçu
2º lugar: Astorga
3º lugar: Paranavaí

Voleibol Masculino 
1º lugar: Nova Esperança
2º lugar: Maringá
3º lugar: Tamboara

Voleibol Feminino
1º lugar: Sarandi
2º lugar: Tamboara
3º lugar: Lobato

Chega ao final a fase Regional dos Jogos Abertos na Capital da Oração

O nome Prudentópolis é uma homenagem ao antigo Presidente Prudente de Morais, mas a cidade já recebeu diversos títulos, entre eles “Capital do Mel”, “Ucrânia Brasileira”, mas atualmente é conhecida como “A capital da Oração” por causa de suas igrejas. Localizada a 203 km da Capital Curitiba, possui uma população de 52.776 habitantes, conta com um cenário turístico com grande importância no estado, com canyons e cachoeiras, contando com mais de 100 quedas d’água catalogadas.

A 2ª Fase Regional dos JAPS em 2023, fomentou o estado em 260 municípios com 807 equipes e mais de 11 mil participantes, contando com atletas e dirigentes, em todo o Estado. Prudentópolis recebeu cerca de 700 participantes entre atletas e dirigentes. Tivemos a participação de 45 equipes, sendo elas: Basquetebol, Futsal, Handebo, Bochal e Voleibol, nos naipes femininos e masculinos.

As praças esportivas que receberam as partidas das modalidades foram Ginásio Gilmar Agibert, Colégio Imaculada Virgem Maria, Ginásio Municipal Milton José Copack e o Ginásio APAE.

Para José Francisco Macedo, Professor Gaúcho, os jogos ocorreram na maior tranquilidade, todas as partidas programadas foram realizadas de maneira satisfatória e que a segunda fase regional do JAPS foi um sucesso.

João Paulo Kaiut, coordenador administrativo, comenta que os Jogos Abertos do Paraná, fase regional, uma das principais competições estaduais e uma das mais antigas na 65ª edição, e que foi um sucesso na fase regional Ponta Grossa. “O nível da competição foi muito bom, nível disciplinar também. O município sede foi parceiro do evento, sempre dando o suporte necessário, seja a comissão organizadora estadual ou para as equipes participantes. Não tivemos nenhuma ocorrência disciplinar e dentro da quadra gratas surpresas como a final inédita do futsal masculino entre Ipiranga e Imbaú, consagrando-se Imbaú pela primeira vez como campeão.”

Esta etapa regional definiu os classificados para a Fase Macrorregional que irá acontecer de 31 de agosto a 03 de setembro nas cidades sedes de Irati, Ivaiporã, Terra Rica e Dois Vizinhos.

Norte Pioneiro define campeões na fase regional dos Jogos Abertos

O município de Ribeirão do Pinhal, com aproximadamente 13 mil habitantes, foi o palco das disputas da fase regional dos 65º Jogos Abertos do Paraná (JAPs). Após sete dias de competições (entre os dias 15 e 18 de junho e de 30 à 02 de julho) foram conhecidos os representantes do Norte Pioneiro para fase macrorregional que acontecerá na cidade Ivaiporã. 

As disputas aconteceram no: Ginásio de Esportes Tigrão, quadra da escola Dr. Marcelino Nogueira, quadra do Colégio Hermínia Lupion, Ginásio Totó Carvalho e em Congonhinhas nas modalidades de basquete, futsal, handebol e voleibol.

A organização do evento é importante, a Comissão Central Organizadora (CCO) e as equipes de arbitragens realizaram uma reunião para repassar orientações e troca de informações para o bom andamento dos Jogos. Durante os dias de competições, aproximadamente 900 atletas estiveram na cidade.

Na manhã deste domingo, 2, a equipe de Cornélio Procópio venceu Jacarezinho por 57x47 a conquistou a primeira colocação no basquetebol. A equipe também venceu no quadrangular os times de Santo Antônio da Platina (56x43) e Andirá (61x30). Com o título, os procopenses garantiram a classificação para a fase macrorregional dos Jogos Abertos que acontecerá na cidade de Ivaiporã. 

PAI E FILHO

Na equipe de Jacarezinho, o pai Giuseppe P. Filho, 41 anos, e o filho Giuseppe P. Netto, 21 anos, dividiram a quadra do Ginásio de Esportes Totó Carvalho em Ribeirão do Pinhal. Esta é a segunda competição oficial que eles participam juntos (a primeira foi o Jogos Abertos de 2018 em Cornélio Procópio).

O pai conta que começou na época de escola a treinar basquete, mas acabou parando para estudar nos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil. “Retornei faz dez anos com a modalidade e ele começou a acompanhar nas partidas e gostar”, conta. 

O filho brinca que no começo ele tinha o medo de errar, por jogar junto com o pai. “No início fiquei meio pressionado. Mas agora é bem tranquilo”. Eles treinam juntos e participam de campeonato de basquete 3x3. 

Durante o final de semana, São Mateus do Sul foi palco de competições de alto nível, com equipes mostrando grandes performances em quadra. Uma média de quinhentas pessoas esteve na cidade-sede dos jogos, entre elas atletas e dirigentes dos municípios de União da Vitória, Laranjeiras do Sul, Pinhão, Irati, Cantagalo, Bituruna, Quedas do Iguaçu, Guarapuava, Rebouças, Candói, General Carneiro e São Mateus do Sul.

Para o diretor geral dos Jogos Abertos em São Mateus do Sul e Chefe do Escritório Regional de Esportes de Guarapuava, Edson Pereira de Andrade, grandes expectativas foram criadas para a segunda fase dos jogos e elas se realizaram da melhor forma possível. "Em nome do Governador Ratinho Júnior e do Secretário de Estado de Esporte Hélio Wirbiski, nós da décima regional agradecemos ao município de São Mateus do Sul, através da prefeita Fernanda Sardanha e do secretário de esportes Jackson Cruz Soares. Agradecemos a toda a equipe da secretaria de esportes de São Mateus do Sul, aos 23 municípios que participaram da primeira e da segunda fase dos 65° Jogos Abertos do Paraná. Também, parabenizo todos os campeões que estarão representando a décima regional na fase macrorregional em Irati, onde se encontrarão as regionais de Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba", disse Edson.

Uma coisa ficou clara durante os dias de competição da segunda fase dos 65° Jogos Abertos do Paraná: não há jogo fácil quando há apenas uma vaga em cada modalidade para avançar para a fase macrorregional.

Veja a classificação geral final da segunda fase dos 65° Jogos Abertos do Paraná em São Mateus do Sul:

Na Bocha, o time de Irati foi o grande campeão da modalidade. O time de União da Vitória ocupou o lugar na vice-liderança, seguido por Cantagalo em terceiro e Bituruna no quarto lugar.

Em uma disputa acirrada, o time de Pinhão levou a vitória no Basquete masculino na segunda fase e segue para a fase Macrorregional dos JAPS. O segundo lugar ficou com o time de União da Vitória, seguido pelo time da casa São Mateus do Sul, que garantiu o terceiro lugar na partida contra o time de Laranjeiras do Sul. 

No voleibol feminino, União da Vitória é a grande campeã e está classificada para a fase macrorregional. O time de General Carneiro conquistou o segundo lugar. Na classificação geral, Bituruna ocupou  a terceira posição, seguida pelas donas da casa, do time de São Mateus do Sul.

Já no Voleibol masculino, Guarapuava conquistou o primeiro lugar, seguido pelo time de União da Vitória na vice-liderança, Laranjeiras do Sul na terceira posição e Quedas do Iguaçu em quarto lugar na classificação final.

O time Laranjeiras do Sul está classificado para a fase macrorregional no Handebol masculino, seguido por Quedas do Iguaçu na vice-liderança, Candói em terceiro e Pinhão na quarta posição da classificação.

No Handebol feminino, Candói conquistou o primeiro lugar da classificação final geral. O segundo lugar ficou com o time de Pinhão, enquanto o terceiro lugar da modalidade foi para o time de Laranjeiras do Sul, seguido por São Mateus do Sul, na quarta posição. 

Depois de uma partida puxada  no Futsal masculino contra a equipe de Guarapuava, o time União da Vitória está classificado para a fase macrorregional. Guarapuava conquistou a vice-liderança, seguido pelo time de Quedas do Iguaçu em terceiro e São Mateus do Sul na quarta posição da modalidade.

Cantagalo foi o grande campeão no Futsal feminino e conquistou o primeiro lugar da classificação final geral. O segundo lugar ficou com o time de São Mateus do Sul. O terceiro lugar da modalidade foi para o time de Rebouças, seguido por União da Vitória, em quarto lugar. 

As expectativas agora voltam-se para a fase macrorregional que acontecerá na cidade de Irati, de 31/08 a 03/09, onde os classificados na segunda fase dos Jogos Abertos das regionais de Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba se enfrentarão em busca de uma vaga na fase estadual.

Campo Mourão encerra regional com seis ouros

A fase regional dos 65º Jogos Abertos do Paraná (JAPs) realizados em Ubiratã, terminou neste domingo (02) com a definição dos classificados para fase macro que acontece em Terra Rica, de 31 de agosto a 02 de setembro, e Campo Mourão será a cidade da regional 07 com a maior quantidade de equipes brigando pela classificação para etapa final. Serão seis equipes disputando a macro, enquanto que Ubiratã terá dois representantes, e Engenheiro Beltrão e Goioerê um cada.

Confira a classificação final da etapa regional:

Bolão Feminino
1º Campo Mourão
2º Roncador
3º Mamborê

Bolão Masculino
1º Campo Mourão
2º Mamborê 
3º Roncador

Basquetebol Feminino
1º Campo Mourão
2º Ubiratã

Basquete Masculino
1º Goioerê
2º Campo Mourão
3º Boa Esperança

Futsal Feminino
1º Ubiratã
2º Goioerê
3º Campo Mourão

Futsal Masculino
1º Campo Mourão
2º Araruna
3º Engenheiro Beltrão

Handebol Feminino
1º Ubiratã
2º Campo Mourão
3º Boa Esperança

Handebol Masculino
1º Campo Mourão
2º Ubiratã
3º Iretama

Voleibol Feminino
1º Engenheiro Beltrão
2º Campo Mourão
3º Ubiratã

Voleibol Masculino
1º Campo Mourão
2º Doutor Camargo
3º Engenheiro Beltrão

Com clima de saudade, chega ao fim a Fase Regional dos JAPS na capital da amizade

Umuarama - etimologia índigena com o significado "lugar ensolarado para encontro de amigos" e que mais veio a se tornar a capital da amizade. Localizada na região noroeste do Paraná e com uma população de cerca de 117 mil habitantes, a capital da amizade é farta na pecuária de corte, uma expressiva prestadora de serviços, além de ser um polo regional nos âmbitos da saúde e educação superior.

Escolhida para ser a sede da Fase Regional dos JAPS em 2023, Umuarama acolheu cerca de 1.000 atletas e dirigentes técnicos de 70 equipes oriundas de 32 cidades participantes que disputaram quatro modalidades coletivas: Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol nos naipes masculino e feminino.

As praças esportivas que receberam as partidas das modalidades coletivas foram: Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa, Ginásio de Esportes Mário Oncken, Ginásio de Esportes Parque Jabuticabeiras Ginásio de Esportes Unipar - Campus III e Ginásio de Esportes Parque Alphaville.

O professor Paulo Sérgio, da cidade de Douradina na modalidade de futsal masculino, enalteceu a excelente organização dos JAPS e o caloroso acolhimento dos umuaramenses aos visitantes participantes dos jogos.

O coordenador geral desta etapa regional em Umuarama, Adalberto Rigobello, parabenizou à administração pública da cidade sede, pelo apoio e parceria na realização dos JAPS e destacou a participação das cidades com suas respectivas equipes.

Esta etapa regional definiu os classificados para a Fase Macrorregional, que acontece de 31 de agosto a 03 de setembro nas seguintes cidades sedes: Irati, Ivaiporã, Terra Rica e Dois Vizinhos.

 

GALERIA DE IMAGENS