JEPS: Fase Regional 1 chega ao fim 12/05/2023 - 09:45

A fase regional 1 dos Jogos Escolares do Paraná chegou ao fim. Entre os dias 5 e 10 de maio, 16 municípios do estado sediaram as competições, que contaram com a participação de várias escolas competindo em diversas modalidades. As disputas foram acirradas e a emoção tomou conta dos ginásios. Agora, as escolas melhores colocadas em cada município estão classificadas para a fase macrorregional, que promete ser ainda mais competitiva.

A próxima fase a ser realizada é a Regional Curitiba, que começou ontem, dia 11 de maio, e segue até o dia 21. Em seguida, a fase Regional 2, que conta com outras 15 sedes, será realizada até o dia 24. Até aqui, os jogos já contaram com mais de 28 mil pessoas envolvidas e a expectativa é de que as próximas fases mantenham o sucesso de participação. Um dos objetivos do apoio ao esporte, à cultura e a segurança, é beneficiar a economia local de cada município e agir como indutor do turismo.

Os JEPS são uma realização do Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado do Esporte, Secretaria de Estado da Educação, Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte, com apoio das Prefeituras Municipais e da Federação Paranaense do Desporto Escolar. Todos os resultados da Fase Regional dos jogos estão disponíveis na página www.esporte.pr.gov.br/JEPS.

Estão disponíveis as matérias, de cada município, escritas em parceria com jornalistas locais:

 

A pequena cidade de Borrazópolis, localizada na região do Vale do Ivaí, sediou, de 05 a 10 de maio, a 69ª edição dos JEPS (Jogos Escolares do Paraná). O município recebeu cerca de 1400 atletas para a competição nas modalidades de futsal, voleibol, handebol, basquetebol, atletismo, tênis de mesa e xadrez.

Os municípios participantes foram: Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Sabáudia e a anfitriã Borrazópolis.

As quadras poliesportivas e o Ginásio de Esportes estavam devidamente preparados e organizados para o acolhimento dos atletas. Foram dias intensos de competições esportivas, que proporcionaram momentos únicos. Os jogos do time casa (Borrazópolis) contaram com a participação maciça dos torcedores, que vibraram com lances incríveis.

A segurança e a equipe de enfermagem do município de Borrazópolis foram de fundamental importância para o andamento dos Jogos, que marcaram presença todos os dias. “Ficamos atentos com a segurança e a saúde dos alunos atletas, que considero prioridades. Graças a Deus tudo correu da melhor forma e não houve nenhum incidente”, enfatizou o prefeito Dalton Moreira.

O Chefe do NRE (Núcleo Regional de Educação), de Apucarana, Vladimir Barbosa da Silva, avaliou de forma positiva esta edição dos jogos. “A população de Borrazópolis foi receptiva e recebeu com muito carinho os alunos atletas, professores e dirigentes das equipes”, enfatizou Barbosa.

 

O último apito da fase regional dos Jogos Escolares de Cambará aconteceu no Ginásio do Colégio Nossa Senhora das Graças. Com a vitória de Ribeirão do Pinhal sobre o time da casa, os seis dias de competições foram encerrados nesta fase. 

Agora os campeões se preparam para junho enfrentarem a fase macrorregional que acontecerá na cidade de Arapoti e envolverão os classificados dos Núcleos de Jacarezinho (que aconteceu em Cambará), Cornélio Procópio, Wenceslau Braz e Ibaiti (que começará no dia 19 de maio).

As equipes de Santo Antônio da Platina conquistaram dois títulos nas modalidades coletivas. No basquetebol masculino de 15 a 17 anos o Colégio Tia Ana Maria venceu as três partidas e conquistou o título. Já o Colégio Casucha conquistou pela terceira vez no voleibol feminino de 12 a 14 anos o título.

A cidade de Abatiá também teve duas conquistas nas modalidades coletivas. A Escola Especial Jan Kosk foi campeão no futsal paradesportivo masculino com mais de 15 anos. O outro triunfo foi no futsal feminino de 15 a 17 anos. Elas ficaram em primeiro no triangular.

A cidade de Jacarezinho terá duas equipes representantes na fase macrorregional do Colégio Estadual Anésio de Almeida Leite. As primeiras colocações foram de 12 a 14 anos tanto no futsal masculino quanto no futsal feminino.

A cidade de Quatiguá terá uma representante. Será a Escola de Ensino Especial São Lucas que venceu no futsal paradesportivo de 12 a 14 anos. Já Ribeirão do Pinhal terá quatro representantes, mas apenas uma precisou entrar em quadra para obter o título. O Colégio Estadual Hermínia Lupion venceu no voleibol masculino de 15 a 17 anos. 

Já a Escola Estadual Cívico Militar Ruth Correa também irá estar presente na macrorregional e com três equipes. Mas todas elas passaram diretamente como única representante inscrita. No handebol feminino (12 a 14 anos) e no handebol masculino (12 a 14 anos e de 15 a 17 anos).

Já o time da casa, com o apoio da torcida em várias partidas conquistou três vagas na próxima fase. O título veio no voleibol feminino de 15 a 17 anos Colégio Silvio Tavares, futsal masculino de 15 a 17 anos Colégio Angelina Vezozzo e voleibol masculino de 12 a 14 anos com o Colégio Nossa Senhora das Graças.

Além de toda a equipe da organização dos Jogos Regionais, também estiveram empenhados diretamente o Núcleo Regional de Educação, as Secretarias Municipais de Educação e Esportes de Cambará, a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Já o refeitório serviu aproximadamente 1.000 refeições diárias para os atletas. 

Foram disputadas partidas na Quadra do Parque Alambari II, Ginásio de Esportes 21 de setembro, quadra da escola municipal Caetano Vezozzo, quadra do Colégio Nossa Senhora das Graças e Estádio Municipal João Pereira Lima nas competições de futsal, voleibol, basquetebol, tênis de mesa, xadrez e atletismo. 

A Chefe do Núcleo de Educação de Jacarezinho, Ana Maria Molini, esteve visitando os locais de competição e parabenizou a organização. “Quero agradecer a parceria entre o Núcleo e a Prefeitura de Cambará que tem proporcionado um grande evento. Estamos atendendo aproximadamente 1.300 atleta, mais professores, dirigentes, árbitros e equipe organizadora”, comenta a chefe do Núcleo durante visita ao prefeito Nego Haggi.
 

 

 

De 5 a 10 de maio, a cidade de Céu Azul foi cenário de um grande evento esportivo, a etapa regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), recebendo árbitros, dirigentes esportivos, técnicos e mais 1702 atletas, que representaram as cidades de: Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Lindoeste, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná, Vera Cruz do Oeste.

A cidade de Céu Azul respirou o esporte entre os dias 05 a 10 de maio, com participação em massa da população prestigiado o evento que foi muito bem organizado em uma excelente estrutura de alojamentos, alimentação e claro, nos locais em que houveram as competições de futsal, tênis de mesa, vôlei e xadrez; excepcionalmente, as competições de Atletismo foram realizadas nas dependências do CNTA em Cascavel.

As primeiras colocadas das coletivas e as primeiras e segundas das individuais garantiram vagas para a Fase Macrorregional.

O prefeito municipal Laurindo Speroto, juntamente com o secretário de Esportes e Lazer, João Gilberto Correa fizeram questão de acompanhar de perto as competições.

 

 

Terminou na tarde desta quarta-feira, a Fase Regional do 69º Jogos Escolares do Paraná, da Regional 3, que compreende os municípios que integram o Núcleo Regional de Educação NRE de Cornélio Procópio. Desde o último sábado, 52 escolas de 19 municípios e cerca de dois mil alunos, dirigentes e técnicos, disputaram dezenas de partidas e competições nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Futsal, Futsal Paradesportivo, Voleibol, Handebol, Basquetebol, Tênis de Mesa e Xadrez nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos no Masculino e Feminino.

De acordo com a Chefe do NRE, professora Mayra Iida de Moraes, esta fase microrregional superou as expectativas do Núcleo, pela maciça participação de Colégios e Escolas Estaduais e particulares. “Foram seis dias intensos de emoções e muitas competições esportivas que movimentaram mais de 1.800 alunos. Tudo isto sem contar a parceria fantástica que tivemos com a prefeitura de Cornélio Procópio, através da Fundação de Esportes, do Governo do Paraná, das Secretarias Estaduais de Educação e do Esporte e todos os colaboradores”, afirmou a Secretária Regional. 

Uma das partidas mais movimentadas e emocionantes, que levantou os torcedores no Ginásio de Esportes João Batista Paiva Gatti, foi a disputa do Futsal Paradesportivo entre a Escola Municipal de Módulo Especial Procopense, de Cornélio Procópio e a Escola de Módulo Especial Pequeno Príncipe, de Bandeirantes. O placar de 4 a 2 para a Escola Especial Procopense foi conquistado com muito esforço.

A final foi muito comemorada pelas torcidas de ambas as cidades que foram ao ginásio Gatinho. A arbitragem, mesmo com uma postura pedagógica, soube como controlar os ânimos dos atletas e levaram a partida sem muitas dificuldades.  Cornélio Procópio estará participando da próxima fase dos Jogos Escolares do Paraná, na Macrorregional de Arapoti nos Campos Gerais.

 

 

Durante seis dias, a cidade de Engenheiro Beltrão, vivenciou uma verdadeira festa do esporte, com a realização da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), Núcleo de Educação de Campo Mourão. Dentro e fora das praças esportivas, o município demonstrou total estrutura abrigando 1700 atletas de 45 escolas que representaram 16 municípios nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

A quarta-feira de decisões começou com a modalidade de futsal. Os primeiros a comemorarem os títulos e as vagas para a fase macrorregional da competição, foram os Colégios de Campo Mourão, Araruna e Campina da Lagoa.

As finais do feminino abriram a rodada e foi o Colégio Estadual Campina da Lagoa o primeiro a festejar o título com vitória por 2x0 sobre o Colégio Estadual 29 de Novembro de Araruna pelo feminino B. Na decisão do feminino A, a vaga para a macrorregional foi para o Colégio Princesa Isabel de Araruna que venceu com facilidade o Colégio Estadual Cívico Militar Olavo Bilac de Peabiru pelo placar de 5x0. 

Ao final, o técnico da equipe do Princesa Isabel, Diogo Martan, ressaltou o trabalho incansável que foi desenvolvido na escola e o bicampeonato conquistado. “ Estou muito feliz com nosso desempenho. Eu sei do bom trabalho que a gente faz lá na escola e sei também o quanto é difícil chegar na final desta regional. Trouxemos quatro equipes e chegamos com todas. Nossa alegria também é pela conquista do bicampeonato com as duas equipes, o masculino e feminino. Agora é pensar na macrorregional e tentar uma vaga para a fase final”, destacou Diogo.

Com provas concentradas no Estádio João Cavalcante de Menezes, o atletismo teve como destaque os colégios de Campo Mourão que conquistaram nada mais nada menos que 29 provas e terão presença considerável na fase macrorregional da competição. O município de Mamborê também será bem representado com 6 vagas.

Os Colégios de Campina da Lagoa foram os grandes destaques do tênis de mesa. Com 14 medalhas conquistadas, os Colégios Estaduais Campina da Lagoa e Alberto Santos Dumont dominaram a premiação da modalidade, que foi encerrada na manhã do último domingo, 07. O Colégio da casa, Arthur Ramos, fez dobradinha com prata e bronze no feminino B e ouro no geral feminino B em duplas. De Campo Mourão, o Colégio integrado faturou o primeiro lugar na classificação geral e no individual do feminino A.

O prefeito local, Aldamir José Garbim, que esteve presente durante a premiação do voleibol, fez questão de agradecer a todos os participantes e destacou que foi uma honra para o município receber tamanha competição. “Estamos muito orgulhosos em sermos lembrados para sediar um evento tão importante como os jogos escolares. Espero que todos tenham sido muito bem acolhidos em Engenheiro Beltrão, pois para nós, foi uma honra receber os jogos. Fica aqui o meu muito obrigado a todos os organizadores e participantes deste grande evento”, encerrou o prefeito.

 

 

O último dia da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), em Irati, deixou todos com as emoções ‘à flor da pele’. Afinal, nesta quarta-feira (10), foram definidas as oito equipes vencedoras das modalidades, voleibol e futsal, que participarão do próximo desafio na competição.

O dia começou com o típico clima iratiense com temperaturas mais baixas. Porém, nos Ginásios de Esportes Agostinho Zarpellon Junior (Batatão), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Fortunado Colaço Vaz (Parque), a temperatura subiu com o apito inicial da partida e o calor da torcida, dando apoio aos alunos atletas que estavam participando das decisões de títulos.

O primeiro confronto da manhã foi na categoria 12 a 14 anos, entre as meninas do Colégio Estadual do Campo Faxinal dos Francos, de Rebouças, e a equipe de Inácio Martins, do Colégio Estadual Parigot de Souza. No tempo regular, a partida finalizou em 3x3 e, na decisão nos pênaltis, Inácio Martins se saiu melhor e levou o título inédito para a casa.

Maria Cecília Lewitzki, capitã da equipe vencedora, descreve a emoção do grupo. “Inácio nunca teve um time que chegasse à final e nós ganhamos na raça. Treinamos com muita vontade para estarmos aqui e agora vamos treinar ainda mais, todos os dias, para chegar lá e ganhar”, diz a aluna atleta.

No último confronto de futsal também teve Irati e Rio Azul disputando a tão sonhada vaga para a macrorregional. Os rioazulenses, do Colégio Cívico Militar Doutor Afonso Alves de Camargo, também ganharam dos donos da casa, o Colégio SESI, desta vez de virada, com o resultado de 3x2.

O camisa 8 de Rio Azul, Danilo Desanoski, contou que o título era muito esperado pela equipe. “Nós treinamos bastante e todos deram o seu melhor. Como segunda-feira (09), foi meu aniversário, pedi o título de presente, aos meus companheiros, e ele veio”, comemora.

As quatro categorias do voleibol dos JEPS contaram com grupos únicos. Cada equipe fez três jogos e, pelo resultado de desempenho, foram conhecidos os campeões. O município sede da competição fez dobradinha na categoria 12 a 14 anos. A Escola Estadual Nossa Senhora das Graças faturou o título feminino, enquanto o Colégio Estadual de Rio do Couro se tornou o campeão masculino. 

Primeira vez campeão dos JEPS, o aluno atleta iratiense, Igor Natanel Betz, explica como foi a conquista do título. “Este último jogo foi bom! No primeiro set, pensei que a gente ia perder, mas o time melhorou e virou o placar. Toda sexta, nós treinamos com o professor Helio de Mello e agora, nós vamos fazer isso ainda mais para vencer na próxima competição”. 

Assim como Irati, Prudentópolis foi supremo e também conquistou as vagas de 15 a 17 anos com o Colégio Estadual Cívico Militar Barão de Capanema. Quem voltou para a casa cheia de alegria e com o sentimento de dever cumprido foi a professora Lia Pontarolo, que comanda os times prudentopolitanos. 

“Desde o ano passado, a gente vem se preparando com esta equipe com alguns atletas que já estavam no ano passado. A escola participa do projeto de Aulas Especializadas de Treinamento (AETE) e o meu trabalho era só feminino. Porém, com o fato de as meninas também terem sido campeãs regionais em 2022, muitos meninos pediram para treinar voleibol. E aí está o resultado: as duas equipes campeãs”, destaca ela. De acordo com a professora, a expectativa é melhorar o desempenho na fase macrorregional.

 

Na última sexta-feira, 05 de maio, foi dado início às atividades esportivas do JEPS, com a abertura do ginásio de esportes Dr. Valmir Gomes da Rocha Loures (Ginásio Laranjão), que contou com a participação de mil e setecentos alunos, pais e comunidade em geral, na oportunidade estiveram presentes autoridades locais e regionais que acompanharam as apresentações do Studio de dança Black Heart e o grupo de alunas do projeto de ginástica rítmica que é desenvolvido no município de Laranjeiras do Sul, pela prefeitura municipal através da secretaria de esportes. 

Na sequência ocorreu o jogo da modalidade de futsal masculino, de 15 a 17 anos, entre as equipes do Colégio Rui Barbosa, representante do município de Nova Laranjeiras e os anfitriões, o Colégio Laranjeiras do Sul, de Laranjeiras do Sul, dando início de forma oficial os jogos.

A etapa contou com a participação de mais de mil alunos/atletas, nas modalidades de futsal, voleibol, xadrez, handebol, tênis de mesa e atletismo. As equipes de voleibol feminino e masculino de 15 a 17 anos representantes do município sede conquistaram a vaga para a fase macrorregional, o voleibol feminino foi representado pelo Colégio Estadual Floriano Peixoto e o masculino pelos alunos do Colégio Reference, que conquistou seu bicampeonato.

 

As finais do Futsal Masculino e Feminino em Manoel Ribas foram emocionantes, destaque para as equipes femininas de Manoel Ribas que se classificaram para a próxima fase dos JEPS nas duas categorias (12-14) e (15-17) anos.

Destaque também para o jogo entre Ivaiporã e Rosário do Ivaí, que foi decidido no último minuto, quando tiraram o empate do placar, Resultado Final: 3x2 para a fortíssima equipe de Ivaiporã.

O dia final de competição na modalidade Vôlei (15-17) teve como campeão a equipe de Ivaiporã, após uma partida acirradíssima decidida no último set, superaram a forte equipe de Rosário do Ivaí, Cândido de Abreu completou o pódio na terceira colocação. 

A competição do atletismo em Manoel Ribas teve como destaque o 1º lugar para a aluna Renata Farias Bonifácio, de Jardim Alegre.

Renata, recentemente em 2022, foi campeã, e representou o Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros, que aconteceu no Rio de Janeiro, nas modalidades: Salto em distância, 80 Metros rasos e Revezamento 5x80 integrado.

 

 

Matinhos, litoral do paraná, teve a alegria de receber atletas de várias escolas da região para os jogos escolares do Paraná. Durante os dias de 5 a 10 de Maio, Matinhos recebeu crianças e adolescentes de varios times escolares esportivo, com mais de 700 atletas, que representaram suas cidades: Guaratuba, Antonina, Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Morretes.

Na cidade de Matinhos onde foi sediado o evento (JEPs), comercio local foi bem movimentado com a presença de alunos, professores e equipe tecnica de outras cidades com as vendas de seus produtos em suas lojas e empresas. 

 

Foram seis dias de muito esporte e alegria em quadra e fora dela, Moreira Sales respirou o ar dos JEPS nesta Fase Regional dos 69º Jogos Escolares do Paraná, com a participação de cerca de 800 alunos atletas, árbitros e dirigentes esportivos.

A cidade de Moreira Sales esteve em festa de 05 a 10 de maio e preparada para acolher seus ilustres visitantes, oferecendo a melhor estrutura esportiva possível para possibilitar o melhor rendimento dos alunos atletas dentro de suas modalidades.

Além da cidade sede, estiveram participando alunos atletas das instituições de ensino das cidades de: Mariluz, Quarto Centenário, Rancho Alegre do Oeste, Juranda, Ubiratã, Janiópolis e Boa Esperança.

E as modalidades esportivas em disputa foram: coletivas - Futsal, Voleibol e Basquetebol. Individuais: Tênis de Mesa, Xadrez e Atletismo. As primeiras colocadas das coletivas e as primeiras e segundas das individuais garantiram vagas a Fase Macrorregional.

O ala e camisa 8 Bruno, da equipe do CE Cecília Meireles da cidade de Ubiratã, destacou a cidade sede: “com certeza foi um dos melhores jogos que participei, este foi meu ultimo de JEPS e me despeço contente com a medalha de bronze e os dias vividos aqui serão inesquecíveis!

 

Nova Esperança do Sudoeste recebeu pela primeira vez na história os Jogos Escolares do Paraná (JEPS). Entre os dias 5 e 10 de maio, o município vivenciou as emoções do esporte com a realização da Fase Regional da 69ª edição da competição. Foram recepcionadas 20 delegações das cidades de Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, além da anfitriã, totalizando aproximadamente 570 pessoas envolvidas, entre atletas, técnicos e dirigentes. 

As modalidades em disputa foram o atletismo, o tênis de mesa, xadrez, voleibol e futsal. E foi na bola pesada que a equipe da casa se destacou, alcançando a única vaga em um esporte coletivo para a Macrorregional, que acontecerá em Pato Branco. Diante da torcida animada, que lotou o Centro Esportivo Prefeito Norberto Goedert, a equipe do CE Nova Esperança venceu o CE Leonardo da Vinci, de Dois Vizinhos, por 2 a 1 e garantiu o título da categoria 15 a 17 anos. 

A camisa 10 e destaque do time da casa, Ana Carolina Formaio, destacou o apoio da torcida. “É lindo ver nossos amigos e familiares aqui acompanhando o jogo e torcendo pela gente”. A atleta acrescentou que, apesar da felicidade, agora já é preciso se preparar para a Macro. “Acredito que o professor vai intensificar nossa preparação e chegarmos em condições de brigar pelo título da próxima fase. Apesar de jogarmos juntas sempre, são partidas amistosas e que não demandam esse peso de uma competição oficial”. 

Em toda a campanha dos times do CE Dois Vizinhos, apenas dois sets foram perdidos. Conforme o técnico das equipes, Nilson José Silvestro, a unidade escolar tradicionalmente desenvolve bons trabalhos com suas equipes esportivas, com bastante apoio aos times que defendem as cores da escola e do município. Temos histórias muito boas no Bom de Bola, nos Jogos Escolares com o vôlei de praia, entre outras situações. Com o voleibol, criamos um pólo dentro do Colégio, vencemos nas quatro categorias na fase municipal e agora repetimos este feito na [Fase] Regional”, disse.

A classificação final apontou o CE Vinícius de Moraes, de Dois Vizinhos, como grande campeão. A equipe de atletismo da unidade educacional levou o título nas categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos, em ambos os naipes.

 

 

Entre os dias 05 e 10 de maio, Pinhais foi sede da etapa regional dos 69° Jogos Escolares do Paraná, que contou com a participação de 1.964 alunos/atletas de 12 a 14 e 15 a 17 anos, de 72 escolas dos municípios da regional AM Norte. Ao todo foram 289 equipes participando de sete modalidades (atletismo, basquetebol, handebol, futsal, tênis de mesa, voleibol e xadrez). 

Os atletas e escolas classificados têm vaga na fase macrorregional que acontece de 07 a 11 de junho em Curitiba.

 

 

Do dia 5 ao dia 10 de maio, Pitanga sediou um dos maiores eventos de jogos estudantis da América Latina em termos de número de participantes na categoria escolar, com faixas etárias de 12 a 14 e 15 a 17 anos. Foram seis dias de competições acirradas, momentos de confraternização entre atletas de diferentes municípios e emoções à flor da pele nas cinco modalidades participantes: Atletismo, Basquetebol, Handbol, Futsal, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez.

“Nós organizamos este evento com muito carinho em parceria com a Prefeitura Municipal de Pitanga. O Núcleo Regional de Educação só tem a agradecer ao prefeito Maicol Callegari por seu apoio em todos os momentos, também ao Governo do Estado do Paraná, em especial ao Governador Ratinho Júnior pelo suporte à realização deste grande evento”, disse Lucia Grande Conrado, Assistente Técnica do Núcleo Regional de Educação de Pitanga. 

Para receber os mais de 800 atletas, a segurança foi uma das principais preocupações dos organizadores do 69° JEPS Regional em Pitanga. Com o objetivo de garantir a integridade física e emocional de todos, os jogos desse ano contaram com algumas mudanças na segurança. 

“A credencial com QR Code para cada atleta foi uma ideia vinda direto da Secretaria de Estado de Esporte do Paraná. É uma inovação que possibilitou muito mais segurança aos participantes. Para entrar no alojamento, ou no refeitório, os atletas passavam por uma fiscalização onde havia o escaneamento do QR Code e, dessa forma, era comprovada a identidade de cada um. É um controle muito mais fácil, rápido e seguro. Já a equipe de segurança particular presente nos locais de competição, alojamentos e no refeitório foi pensada dentro do município de Pitanga, pelo Secretário de Educação Alfredo Schavaren. A equipe de seguranças foi disponibilizada 24h por dia para reforçar o cuidado de todos os participantes”, explica Alexy Anderson Braz, Diretor de Esportes do município de Pitanga. 

Para Robson Zambrana de Macedo, Coordenador da modalidade de Futsal, as equipes entregaram um nível técnico muito elevado. Além disso, não houveram problemas com disciplina, o que garantiu o sucesso da competição. “Podemos dizer que os jogos encerraram-se com chave de ouro”, concluiu Robson.  

Já, para a Coordenadora de Educação Física do 69º JEPS, Vera Putetz, as expectativas foram cumpridas com sucesso: “As expectativas para essa fase regional foram muito altas e muito boas, pois nós trabalhamos mais de dois meses organizando, realizando reuniões, conversando muito e distribuindo funções para cada coordenador do Município. Quando o Município aceita ser sede dos Jogos Escolares, ele tem todo um papel que precisa ser desempenhado para que as competições aconteçam da melhor forma possível, e Pitanga cumpriu esse papel com muita eficiência. As expectativas foram alcançadas, conforme o previsto. Só tenho a agredecer ao Prefeito Maicol Callegari, ao Secretário de Educação Alfredo Schavaren, ao Diretor de Esportes Alexy Braz e toda a equipe da Secretaria de Educação, do Departamento de Esportes, e todas as secretarias da Prefeitura, que nos atenderam em todos os chamados e cumpriram com as suas responsabilidades”, disse a Vera Putetz, Coordenadora de Educação Física do 69º JEPS”.

As equipes campeãs da etapa regional do 69° JEPS conquistaram a vaga para a etapa macrorregional, que acontece na cidade na cidade de Goioerê, de 07 de junho a 11 de junho.

 

 

Entre os dias 05 e 10 de maio mais de 1300 atletas, professores e dirigentes estiveram participando da Fase Regional dos 69º Jogos Escolares do Paraná na cidade de Santa Isabel do Ivaí, envolvendo 41 instituições de ensino dos 12 municípios que compõem o NRE de Loanda. As disputas foram intensas e contaram com grande participação do público local, que prestigiou em peso todo o evento, desde sua Cerimônia de Abertura na sexta-feira.

“Estamos muito felizes com a realização dos Jogos aqui em Santa Isabel do Ivaí. As disputas foram com um bom nível técnico e contamos com os ginásios e locais de competição sempre cheios. Nosso balanço é extremamente positivo. Para nós sempre é um privilégio sediar um Jogos Oficiais do Estado do Paraná”, declarou o secretário de educação, cultura e esporte de Santa Isabel do Ivaí Franklin Jacomel.

Vale ressaltar que os campeões desta edição estão automaticamente qualificados para a disputa da Fase Macrorregional na cidade de Pérola, entre os dias 07 e 11 de junho. Nesta competição estarão reunidos os campeões dos NRE de Loanda, Paranavaí, Cianorte e Umuarama.

 

 

A mais de 500 quilômetros de Curitiba, a pequena cidade do interior do Paraná, Tuneiras do Oeste teve sua rotina tranquila mudada desde a última sexta-feira, dia 5, em virtude da realização dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs).

Com cerca de 1100 participantes, entre estudantes e dirigentes, a competição aumentou bastante a movimentação de pessoas nas ruas e avenidas da cidade, principalmente nas proximidades de locais de competições, alojamentos e refeitórios. Também foi intensa a circulação de ônibus das cidades vizinhas para fazer o transporte dos atletas.

A competição contou com a participação de 36 escolas representando 12 cidades da região do Núcleo de Educação de Cianorte. “É motivo de muito orgulho para nossa cidade sediar uma competição tão importante como o JEPs. Estamos fazendo história ao realizarmos um evento esportivo tão grandioso como esse pela primeira vez em nossa cidade”, destacou o prefeito Taketoshi Sakurada – Bóia.

A competição se tornou uma grande atração para a população que lotou o ginásio de esportes e outras praças esportivas. “Foi muito bonito ver as famílias de nossa cidade presentes no ginásio para acompanhar as atividades artísticas da abertura do evento e também para torcer e incentivar nossas equipes”, relatou o prefeito.

Sem dúvida alguma a realização do JEPs deixará um grande legado na parte esportiva para a cidade de Tuneiras do Oeste. “Para a realização da competição foi necessário uma série de investimentos para deixar as quadras e outras praças esportivas em condições perfeitas de uso, e toda essa estrutura agora ficará à disposição da comunidade”, observou a coordenadora da fase regional do Jogos Escolares, Raquel Bomfim. 

Como cidade sede da competição, Tuneiras do Oeste participou de quase todas as modalidades individuais e coletivas. “Teve algumas modalidades que montamos recentemente com média de 60 dias de treinamento”, contou o professor Cristian Alberto Francisco, acrescentando que o projeto terá continuidade e a cidade será ainda melhor representada nas próximas competições.

As escolas campeãs em Tuneiras do Oeste vão se juntar às demais equipes dos Núcleos de Educação de Loanda, Paranavaí e Umuarama para a disputa da macrorregional que será realizada em Pérola.

 

 

Foi realizada entre a sexta-feira (05) e a quarta-feira (10) a 1ª Fase Regional da 69ª Edição dos Jogos Escolares do Paraná. As competições, que incluem atletas das escolas públicas e privadas, aconteceram em 16 cidades sedes espalhadas por todo estado, entre elas, Wenceslau Braz no Norte Pioneiro. 

De acordo com a projeção feita pela Polícia Militar, a cerimônia de abertura contou com cerca de 3 mil pessoas que lotaram o Ginásio de Esportes Betão para acompanhar o ponta pé inicial da competição. 

“Nós do NRE trabalhamos em conjunto com as equipes da secretaria municipal de Educação de maneira intensa para realizar os preparativos para cerimônia de abertura e para receber os atletas dos sete municípios que fazem parte do Núcleo. Foram ações que contaram com a montagem das estruturas, alojamento e locais de prova, além do roteiro para a abertura dos jogos no Ginásio de Esportes”, comentou o técnico pedagógico e coordenador geral do Jeps, Vanderlei Messias Rodrigues. 

Ao todo, Wenceslau Braz recebeu cerca de 450 atletas das escolas públicas e particulares dos municípios de Arapoti, Jaguariaíva, Salto do Itararé, Santana do Itararé, São José da Boa Vista, Sengés e também dos anfitriões brazenses. 

No geral, Vanderlei destacou que a avaliação dos seis dias de evento foi positiva. “Estamos felizes com o resultado, pois tudo ocorreu conforme o planejado sem contratempos. Tivemos a participação de cerca de 450 atletas e nenhum registro de ocorrência na Comissão de Ética ou qualquer problema de comportamento dos alunos, algo que já ocorre há anos quando Wenceslau Braz sedia este tipo de evento. No geral, temos muito a comemorar, pois tudo aconteceu de forma ordenada e tranquila”, comentou. 

Nesta fase dos jogos, são classificados os atletas e equipes que conquistam os primeiros e segundo lugares de cada categoria. Além da premiação com medalhas, eles garantem vaga na fase próxima fase da competição, a macrorregional que está marcada para acontecer em junho no município de Arapoti.

 

 

GALERIA DE IMAGENS