Governo e UEPG abrem inscrições para curso de extensão em Gestão Pública do Esporte 30/06/2021 - 11:24

Na tarde desta terça-feira (29), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançou o curso de extensão à distância em Gestão Pública do Esporte, realizado em parceria com a Superintendência Geral do Esporte e Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O curso é voltado a gestores municipais, profissionais da educação física e demais interessados, graduados ou não, em aprender sobre os temas que envolvem a gestão pública do esporte.

O curso terá a duração de oito semanas. Possui a carga horária de 90 horas, dividida em dois módulos de 45 horas cada. As inscrições estarão abertas de 01 a 15 de julho, são gratuitas e sem limites de vagas, por meio do link: ead.uepg.br/site/curso/246

Veja quais são os módulos do curso:

Módulo 1 – Introdução às Políticas Públicas e Gestão Pública do Esporte e Lazer (45 horas).

• Unidade I - Modelos organizacionais da Administração Pública – 15 horas.
  • Unidade II - O conceito de Política Pública e o Ciclo de Políticas Públicas – 15 horas.
  • Unidade III - Intersetorialidade e participação: reflexões para a Gestão Pública do Esporte e Lazer – 15 horas.

Módulo 2 – Tópicos avançados em Gestão Pública do Esporte: Planejamento e Gestão de Projetos, Recursos Públicos Financeiros e Marketing esportivo (45 horas).

• Unidade I – Planejamento e Gestão de Projetos – 15 horas.
  • Unidade II – Recursos Públicos Financeiros – 15 horas.
  • Unidade III – Marketing Esportivo – 15 horas.

Durante a solenidade de lançamento, o professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, comemorou o lançamento dos novos cursos. “A função da Universidade é formar e é um prazer muito grande quando conseguimos unir nossa expertise com a necessidade de formação em gestão”. O reitor aproveitou para citar iniciativas da Universidade com o setor esportivo, a exemplo da parceria com o Operário Ferroviário Esporte Clube (Ofec). “A Universidade só faz sentido no momento que a comunidade entende a nossa relevância. Esse é o objetivo: derrubar os muros que nos separam da sociedade”, completou Sanches Neto.

O curso é derivado da pós-graduação lato sensu (especialização) em Gestão Pública do Esporte, lançada em 2020, também uma parceria das três instituições. A pós teve 11 meses de duração e teve 300 alunos participantes. “Toda comunidade esportiva nos pedia um curso assim, que abrangesse mais pessoas, o que nos deixa muito felizes de estarmos abrindo agora módulos que atenderão a todos”, enfatizou o superintendente do Esporte do Paraná, Helio Renato Wirbiski. Para ele, o curso de extensão permitirá que o conhecimento seja perenizado no Estado. “Considero essas capacitações, com certificação da UEPG, das mais importantes ações da nossa gestão”, finalizou.

Leandro Martinez Vargas, coordenador do curso, ressaltou que, por ser um curso de extensão, não é necessário que o aluno tenha escolaridade de nível superior para participar. “Ele foi pensado para servidores públicos municipais e estaduais que atuam na gestão do esporte, mas que não possuem diploma universitário”, informa. O professor ainda explica que, com o curso, os alunos estarão aptos a atuar em projetos de caráter público na área de gestão de esporte e lazer.

Veja a LIVE  de lançamento, transmitida no canal da Superintendência no YouTube

PRESENÇAS - Estiveram presentes no evento Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG; Helio Renato Wirbiski, superintedente geral do Esporte do Paraná; Antonio Carlos Dourado, coordenador do programa Escola do Esporte (Sup. do Esporte); Carlos Willians Jaques Morais, pró-reitor de graduação (UEPG); Patricia Lucia Vosgrau de Freitas, diretora do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância - Nutead (UEPG); Leandro Martinez Vargas; professor do curso de Gestão Pública do Esporte (UEPG); Rodrigo Sautchuk, diretor-geral do Operário; e Carlos Maurício Zaremba, professor do curso de Educação Física da UEPG.