Ginásio do Tarumã será sede de Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica 17/11/2023 - 12:34

Com início em 22 de novembro, o “Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica Ilona Peuker de Conjuntos” acontecerá no Ginásio do Tarumã, em Curitiba. Esta edição homenageia a professora que trouxe a modalidade para o Brasil no final da década de 1950.

Participam 598 ginastas – são 48 clubes de 12 estados do Brasil. As disputas serão nas categorias Pré-infantil (9 e 10 anos), Infantil (11 e 12 anos), Infantojuvenil (13 e 14 anos), Juvenil (13 a 15 anos) e Adulto (a partir de 16 anos).

O campeonato é uma organização da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e tem apoio da Federação Paranaense de Ginástica (FPRG), da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado, por meio da SEES e Copel (via Proesporte).

A cerimônia de abertura está agendada para 23 de novembro, às 19h30. A entrada é gratuita todos os dias. A competição também pode ser acompanhada ao vivo em transmissão pelo no canal do youtube da CBG.

 

Para Clésio Prado, diretor de Grandes Eventos da SEES, a expectativa é grande para receber as principais atrações da ginástica rítmica nacional, no maior palco do esporte paranaense, no melhor momento da história da modalidade no país.

“O Paraná fica numa rota de grandes eventos de sucesso. Em todas as ações voltadas à política pública, você traz entretenimento para a sociedade, e aqui a sociedade paranaense pode presenciar. Mais uma ação do Governo do Estado, através da secretaria, um exemplo para o Brasil inteiro”, completa.

A presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Márcia Aversani, afirma que receber um evento dessa magnitude é, além de uma honra, uma grande responsabilidade grande.

“O Campeonato de Conjuntos é, sem dúvida nenhuma, o campeonato mais importante e mais robusto da ginástica rítmica brasileira. É onde também comemoraremos o aniversário de 45 anos da CBG, no sábado, dia 25”.

A competição conta com a participação das atletas-bolsistas do Geração Olímpica e Paralímpica, além das medalhistas nos Jogos Pan-Americanos Bárbara Domingos e Maria Eduarda Alexandre.

 

A Secretaria de Estado de Esporte estará presente no evento com uma exposição do Centro de Memória. Durante a competição, a bicampeã dos Jogos Panamericanos Dayane Camillo será homenageada. A ex-competidora de ginástica rítmica, natural de Londrina, representou o Brasil em duas olimpíadas (Sydney em 2000 e Atenas em 2004).

 

JOGOS PAN AMERICANOS - No dia 2 de novembro, Bárbara Domingos fez história ao conquistar o primeiro ouro brasileiro em provas individuais de ginástica rítmica no Pan-Americano 2023, em Santiago, no Chile.

Maria Eduarda Alexandre, de apenas 16 anos, ficou em terceiro lugar, garantindo duas representantes que treinam no Paraná no pódio. Nas provas individuais, cada uma levou mais dois ouros e uma prata.

 

ILONA PEUKER - Foi uma professora e técnica de ginástica rítmica, que nasceu em Budapeste, na Hungria, mas fez história no Brasil. Ela foi a responsável pela fundação da primeira equipe brasileira da modalidade, o Grupo Unido de Ginastas (GUG), em 1956, e também pela realização dos primeiros campeonatos de GR no país.

 

Confira AQUI a programação completa.

 

GALERIA DE IMAGENS