Ginásio da Secretaria de Estado do Esporte recebe Copa Escolar de Punhobol neste sábado 08/11/2024 - 17:15
Neste sábado, o ginásio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES) será sede para a Copa Escolar de Punhobol, organizada pela Federação Paranaense de Punhobol. A expectativa é que estejam presentes mais de 150 estudantes, participando de jogos entre 9h e 16h.
Estarão participando seis Colégios Estaduais (Colégio Estadual do Paraná, Colégio Ângelo Trevisan, Colégio Leôncio Correia, Colégio Cívico Militar Eleutério F. De Andrade de Quitandinha, Colégio Estadual Jardim Boa Vista de Campo Magro, e duas escolas municipais (E. M. Herley Mehl e Escola Municipal Papa João XXIII).
"É com grande satisfação que apoiamos o crescimento do punhobol no Paraná, uma modalidade que está ganhando cada vez mais adeptos e visibilidade. Ao abrir as portas do nosso espaço, incentivamos a criação de uma cultura esportiva inclusiva e diversificada”, afirma o secretário estadual do esporte, Helio Wirbiski.
Além do espaço, a SEES apoiou a modalidade oferecendo capacitações online para professores e educadores. “Queremos que o punhobol se expanda, crie raízes em nosso estado e inspire novas gerações. Esse é o nosso compromisso com o esporte e com os jovens que praticam”, complementa Wirbiski.
De acordo com o presidente da Federação Paranaense de Punhobol, Aurélio Freitas , a ideia é, em breve, introduzir o punhobol na programação das escolas, e quem sabe até fazendo parte dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs). “O objetivo de levar o punhobol ao ambiente escolar é oportunizar aos estudantes e professores a vivência de uma modalidade coletiva diferenciada perfeitamente adaptável ao ambiente das escolas”, conta.
A Federação Paranaense de Punhobol desenvolve, há oito anos, projetos que atendem cerca de 16 escolas, alcançando 700 estudantes do 3º ao 5º ano escolar. Desde 2020, a modalidade também integra as atividades do Governo do Estado, com destaque para os Jogos de Aventura e Natureza (JANs). Durante as etapas, a modalidade já foi apresentada em mais de 50 Colégios Estaduais, envolvendo centenas de estudantes de diversos municípios.
EVENTOS ANTERIORES – Em 2023, o Paraná sediou o Campeonato Mundial de Clubes de Punhobol, com mais de 250 atletas entre os melhores do mundo na modalidade. O evento também aconteceu na estrutura do Clube Duque de Caxias, que já havia sediado a edição 2022. Participaram atletas do Brasil, Alemanha, Áustria e Suíça.
Em abril de 2024, o Clube Duque de Caxias, em Curitiba, sediou a 37ª edição da Copa Duque de Punhobol, com cerca de 400 atletas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul na disputa de 140 partidas. Na oportunidade, o evento foi apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo e Fomento ao Esporte – Proesporte.
ESPORTE – O punhobol é um esporte coletivo semelhante e precursor do voleibol, com a diferença de ser jogado em um campo de grama que mede 50m x 20m, com cinco jogadores de cada lado. O campo é dividido ao meio por dois postes, nos quais é esticado um cabo ou rede, que varia de 3 a 7 centímetros de largura, a uma altura de dois metros (adulto masculino) ou 1,90 metro (adulto feminino). Todas as jogadas são feitas com o punho fechado e as defesas com o antebraço.
No Brasil o punhobol chegou por volta de 1824, com a colonização alemã, principalmente no Sul. No Paraná, o primeiro clube a realizar torneios de punhobol foi o Duque de Caxias. É o esporte não olímpico que mais conquistou títulos internacionais para o Brasil. É praticado nos cinco continentes tendo mais de 65 federações atuando oficialmente.