Gerações diferentes: Jogos Abertos do Paraná reúnem do mais velho ao mais novo 14/06/2023 - 08:46

A fase regional da 65ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS) será entre os dias 15 e 18 de junho. Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), com o apoio dos municípios-sede.

O JAPS fomenta o esporte em todo o estado com a participação de 260 municípios com 807 equipes e 11.826 participantes, somando atletas e dirigentes. Seis modalidades estarão em disputa: vôlei, handebol, bolão, bocha, futsal e basquete. A idade mínima para participação é 17 anos de idade, mas não existe um limitador máximo.

“Um atleta de 80 anos, da bocha, nos procurou com dúvidas e conseguimos ajudá-lo a fazer a inscrição”, conta Richarde Cesar Salvador, supervisor técnico dos Jogos Abertos do Paraná 2023. Ele chama essa fase de “esporte participação”, pois dá oportunidade a todos os municípios do estado.

Para o diretor de esportes da Secretaria de Estado do Esporte, Cristiano Barros, os JAPS são diferentes por, em função das diferentes modalidades da fase regional, permitir que atletas jovens estejam em uma competição com atletas de 70 anos ou mais, afinal, a bocha e o bolão atraem participantes dessa faixa etária.

“Essa oportunidade de colocá-los em um mesmo alojamento propicia uma troca de experiências bastante importante. Os jogos têm esse caráter de rendimento esportivo, mas também a integração entre diferentes faixas etárias - alguns atletas poderiam ser avós de outros que estão iniciando uma trajetória esportiva, e ambos estão na mesma competição, mesmo que em modalidades diferentes”, afirma.

Os resultados podem ser acompanhados no aplicativo da Paraná Esporte, que divulga as informações dos jogos em tempo real e está disponível no Google Play. Toda a documentação também pode ser conferida AQUI

Os jogos acontecerão em 12 municípios-sede: Campo Largo, Prudentópolis, Ribeirão do Pinhal, Florestópolis, Nova Esperança, Umuarama, Ubiratã, Guaraniaçu, Coronel Vivida, São Mateus do Sul, Missal, Jardim Alegre. A segunda fase da regional será entre os dias 30 de junho e 2 de julho nas mesmas cidades.

A etapa atual define os classificados para a fase macrorregional, que acontece do dia 31 de agosto ao dia 3 de setembro em Irati, Ivaiporã, Terra Rica e Dois Vizinhos.