Geração Olímpica e Paralímpica divulga lista de contemplados da edição 2022 30/05/2022 - 15:43

A Superintendência Geral do Esporte divulga, nesta segunda-feira (30), a primeira lista dos candidatos contemplados para a edição 2022 do Programa Geração Olímpica e Paralímpica.

O programa, que completa sua 11ª edição no ano de 2022, é  um agente motivador para técnicos e atletas e contribui para o desenvolvimento de futuros talentos esportivos do estado do Paraná. Anualmente são investidos mais de R$ 4,75 milhões, com o patrocínio exclusivo da Copel e com o apoio do Governo do Estado.

O superintendente geral do esporte, Helio Wirbiski, valoriza o investimento do Estado na carreira destes atletas. “Este é o maior programa a nível estadual do país. Mais de mil atletas e técnicos são incentivados pelo Estado do Paraná. Cumprimos com sucesso o objetivo de impulsionar a carreira desde a categoria formador escolar até os grandes atletas referências para o mundo inteiro e os frutos disso são grandes resultados em competições nacionais e internacionais”, comenta o superintendente.

A coordenadora do programa, Denise Golfieri comenta que o Programa Geração Olímpica e Paralímpica se tornou uma grande vitrine do esporte dentro e fora do estado do Paraná, e que nos últimos 10 anos, mais de dez mil atletas e técnicos tiveram a oportunidade de receber a bolsa: “A cada edição vemos crescer o interesse de atletas e técnicos em fazer parte deste programa. É gratificante perceber a evolução dos atletas que iniciaram nas categorias de base do programa e hoje ocupam lugar nas categorias de alto rendimento.” No ano de 2021, quando o programa completou sua décima edição e a comemoração veio com a conquista de 9 medalhas por bolsistas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Denise afirma que isso não teria sido possível sem os principais apoiadores do Geração Olímpica e Paralímpica, “Em todo esse processo, o apoio do Governo do Paraná e o incentivo e patrocínio da Copel mostraram-se fundamentais. Hoje, com a divulgação da lista de contemplados, iniciamos um novo ciclo, e temos certeza que os resultados alcançados neste novo ciclo só confirmarão a excelência do trabalho realizado no esporte paranaense”, destaca Denise.

Confira a seguir informações e orientações importantes sobre a publicação da lista de contemplados
Atenção - Os classificados somente estarão aptos a receberem os valores após o envio da documentação. O prazo para envio será até o dia 10 de junho de 2022.
Próximos passos - Após esta publicação, a Comissão Estadual de Avaliação, seguindo o regulamento geral do programa, abre prazo de 5 dias úteis para apresentação de recursos (até as 23h59 do dia 06/06/2022). Estes deverão ser encaminhados obrigatória e exclusivamente para o Sistema de Protocolo do Estado do Paraná no site eprotocolo.pr.gov.br e endereçados à Coordenação do PROGRAMA GERAÇÃO OLÍMPICA PRESP/DE/CGO, dentro do prazo mencionado acima.
Classificação dos candidatos - A coordenação do programa informa que, em todos os casos, a homologação final se deu mediante criterioso estudo e apreciação das Entidades de Administração do Desporto (EAD) e da Comissão Estadual de Avaliação que realizou nas duas últimas semanas videoconferências para analisar e homologar a classificação final de todos os inscritos.

Alterações no preenchimento das vagas poderão ser feitas se a documentação exigida não for encaminhada pelo bolsista contemplado conforme as orientações detalhadas a seguir.

Estão sendo divulgados nesta primeira lista, 1120 nomes com os candidatos inscritos e aptos a receberem as bolsas.

As demais vagas previstas em regulamento ainda encontram-se em análise, aguardando a finalização da pontuação dos candidatos.

Em breve, uma segunda lista com candidatos contemplados em vagas remanescentes será divulgada.

CONFIRA A LISTA DE CONTEMPLADOS
Não perca nenhuma novidade do programa, fique atento as nossas redes sociais @esportepr e @geracaoolimpicapr

 

ENVIO DE DOCUMENTOS PARA CONFIRMAÇÃO DA SELEÇÃO

Leia com atenção as orientações a seguir:
2ª FASE - ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO

  1. Estão publicados, no site eletrônico da Paraná Esporte - www.esporte.pr.gov.br e nas redes sociais - Geração Olímpica e Paralímpica (Facebook e Instagram), os nomes dos bolsistas contemplados e aptos ao envio de documentos para a confirmação de sua seleção;
  2. Caso o candidato não envie ou envie de maneira diferente da solicitada os documentos onde se comprovem todas as informações solicitadas, a sua escolha será cancelada, sendo chamado o primeiro candidato classificado imediatamente na sequência da lista dos candidatos reservas;
  3. Os contemplados deverão aguardar o termo de compromisso que será enviado diretamente no e-mail descrito na ficha de inscrição. Com ele, será enviada também a orientação de como preenchê-lo.
  4. Todos os documentos deverão ser salvos em formato PDF e conter a categoria da bolsa pretendida, o nome do candidato e o número do arquivo como demonstrado na sequência:

Exemplo:
formadorjoaosilvaarquivo01.pdf
formadorjoaosilvaarquivo02.pdf
formadorjoaosilvaarquivo03.pdf

E assim sucessivamente com todos os arquivos solicitados;

ATENÇÃO - E-MAIL's PARA ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA
Categoria Estadual (EAD) - estadualgeracaoolimpica@esporte.pr.gov.br
Categoria Formador Escolar - formadorgeracaoolimpica@esporte.pr.gov.br
Categoria Nacional - nacionalgeracaoolimpica@esporte.pr.gov.br
Categoria Medalhista e Internacional - olimpogeracaoolimpica@esporte.pr.gov.br
Categoria Técnico - tecnicogeracaoolimpica@esporte.pr.gov.br
Categoria Técnico Formador - tecnicoformadorgeracaoolimpica@esporte.pr.gov.br
Observação: O envio de inscrição no e-mail que não seja o da categoria indicada na inscrição poderá acarretar no indeferimento da mesma.

Os arquivos deverão ser numerados conforme indicação abaixo:

PARA TODOS OS CANDIDATOS:
ARQUIVO 01 - Fotocópias do seu documento de identidade (RG) e do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF); *Para bolsistas menores de idade, deverão ser enviados também fotocópias do RG e CPF do responsável;
ARQUIVO 02 - Fotocópia do seu comprovante de residência (mesmo endereço que você cadastrou na inscrição);
ARQUIVO 03 -  Comprovante de dados bancários;
ARQUIVO 04 – Atestado médico (somente para atletas);

DOCUMENTOS ESPECÍFICOS POR CATEGORIA
ARQUIVO 05 – Declaração de matrícula (somente para as categorias Formador Escolar e Estadual EAD);
ARQUIVO 06 – Comprovante de resultados (somente para as categorias Formador Escolar, Técnico Formador Escolar, Medalhista e Internacional);
ARQUIVO 07 – Declaração de vínculo com a Federação (somente para as categorias Medalhista e Internacional)
ARQUIVO 09 – Declaração de vínculo com a instituição de ensino (somente para a categoria Técnico Formador Escolar);
ARQUIVO 10 – Fotocópia do diploma comprovando formação em Educação Física (somente para a categoria Técnico Formador Escolar);
ARQUIVO 11 – Registro no CREF-9 ( somente para a categoria Técnico EAD)

Abaixo estão listados TODOS os documentos necessários para cada categoria. Atente-se para o envio correto da documentação dentro da categoria em que você foi selecionado e não se esqueça de nomear corretamente todos dos documentos.

 

CATEGORIA FORMADOR ESCOLAR
FOTOCÓPIA DO RG – Documento de Identidade
FOTOCÓPIA DO CPF – Cadastro de Pessoa Física
COMPROVANTE DE ENDEREÇO – Documento do ano de 2022 com o endereço cadastrado na ficha de inscrição.
FOTOCÓPIA DO RG DO RESPONSÁVEL - Documento de Identidade do responsável pelo bolsista, o mesmo responsável registrado na ficha de inscrição.
FOTOCÓPIA DO CPF DO RESPONSÁVEL - Cadastro de Pessoa Física do responsável pelo bolsista, o mesmo responsável registrado na ficha de inscrição.
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA DO RESPONSÁVEL - Documento do ano de 2022 com o endereço cadastrado na ficha de inscrição.
COMPROVANTE DOS DADOS BANCÁRIOS (BANCO DO BRASIL) - Cópia do contrato ou do cartão, especificando o tipo de conta (poupança ou corrente). Lembrando que o bolsista deve ser o titular da conta.
DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA – Atualizada, a partir do mês de abril/2022.
ATESTADO MÉDICO - Atestado médico com validade a partir do mês de abril/2022.

**PARA OS ATLETAS DO ANEXO III NÃO SERÁ NECESSÁRIA A COMPROVAÇÃO DOS RESULTADOS

**COMPROVANTE DOS RESULTADOS DAS COMPETIÇÕES - Nestes documentos deverão constar: o nome da competição, a data de realização, o nome do candidato e a classificação obtida por ele. Nas modalidades individuais também deverá constar o nome das provas disputadas (pelo atleta ou pela equipe). Estes documentos deverão ser numerados (pode ser a mão), de acordo a ordem preenchida no número do cadastro da competição efetuado no programa de inscrições.

 

CATEGORIA ESTADUAL E.A.D.
FOTOCÓPIA DO RG – Documento de Identidade.
FOTOCÓPIA DO CPF – Cadastro de Pessoa Física.
COMPROVANTE DE ENDEREÇO – Documento do ano de 2022 com o endereço cadastrado na ficha de inscrição.
COMPROVANTE DOS DADOS BANCÁRIOS (BANCO DO BRASIL) - Cópia do contrato ou do cartão, especificando o tipo de conta (poupança ou corrente). Lembrando que o bolsista deve ser o titular da conta.
DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA – Atualizada, a partir do mês de abril de 2022.
ATESTADO MÉDICO - Atestado médico com validade a partir do mês de abril/2022

CASO O ATLETA SEJA INCAPAZ OU MENOR DE IDADE
** FOTOCÓPIA DO RG DO RESPONSÁVEL - Documento de Identidade do responsável pelo bolsista, o mesmo responsável registrado na ficha de inscrição.
** FOTOCÓPIA DO CPF DO RESPONSÁVEL - Cadastro de Pessoa Física do responsável pelo bolsista, o mesmo responsável registrado na ficha de inscrição.
** COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA DO RESPONSÁVEL - Documento do ano de 2022 com o endereço cadastrado na ficha de inscrição.

 

CATEGORIA NACIONAL
FOTOCÓPIA DO RG – Documento de Identidade.
FOTOCÓPIA DO CPF – Cadastro de Pessoa Física.
COMPROVANTE DE ENDEREÇO – Documento do ano de 2022 com o endereço cadastrado na ficha de inscrição.
COMPROVANTE DOS DADOS BANCÁRIOS (BANCO DO BRASIL) - Cópia do contrato ou do cartão, especificando o tipo de conta (poupança ou corrente). Lembrando que o bolsista deve ser o titular da conta.
ATESTADO MÉDICO - Atestado médico com validade a partir do mês de abril/2022

CASO O ATLETA SEJA INCAPAZ OU MENOR DE IDADE
** FOTOCÓPIA DO RG DO RESPONSÁVEL - Documento de Identidade do responsável pelo bolsista, o mesmo responsável registrado na ficha de inscrição.
** FOTOCÓPIA DO CPF DO RESPONSÁVEL - Cadastro de Pessoa Física do responsável pelo bolsista, o mesmo responsável registrado na ficha de inscrição.
** COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA DO RESPONSÁVEL - Documento do ano de 2022 com o endereço cadastrado na ficha de inscrição.

 

CATEGORIA INTERNACIONAL/MEDALHISTA
FOTOCÓPIA DO RG – Documento de Identidade.
FOTOCÓPIA DO CPF – Cadastro de Pessoa Física.
COMPROVANTE DE ENDEREÇO – Documento do ano de 2022 com o endereço cadastrado na ficha de inscrição.
COMPROVANTE DOS DADOS BANCÁRIOS (BANCO DO BRASIL) - Cópia do contrato ou do cartão, especificando o tipo de conta (poupança ou corrente). Lembrando que o bolsista deve ser o titular da conta.
COMPROVANTE DOS RESULTADOS DAS COMPETIÇÕES - Nestes documentos deverão constar: o nome da competição, a data de realização, o nome do candidato e a classificação obtida por ele. Nas modalidades individuais também deverá constar o nome das provas disputadas (pelo atleta ou pela equipe). Estes documentos deverão ser numerados (pode ser a mão), de acordo a ordem preenchida no número do cadastro da competição efetuado no programa de inscrições.
DECLARAÇÃO DE VÍNCULO COM A FEDERAÇÃO
ATESTADO MÉDICO - Atestado médico com validade a partir do mês de abril/2022.

CASO O ATLETA SEJA INCAPAZ OU MENOR DE IDADE
** FOTOCÓPIA DO RG DO RESPONSÁVEL - Documento de Identidade do responsável pelo bolsista, o mesmo responsável registrado na ficha de inscrição.
** FOTOCÓPIA DO CPF DO RESPONSÁVEL - Cadastro de Pessoa Física do responsável pelo bolsista, o mesmo responsável registrado na ficha de inscrição.
** COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA DO RESPONSÁVEL - Documento do ano de 2022 com o endereço cadastrado na ficha de inscrição.

 

CATEGORIA TÉCNICO FORMADOR
FOTOCÓPIA DO RG – Documento de Identidade.
FOTOCÓPIA DO CPF – Cadastro de Pessoa Física.
COMPROVANTE DE ENDEREÇO – Documento do ano de 2022 com o endereço cadastrado na ficha de inscrição.
COMPROVANTE DOS DADOS BANCÁRIOS (BANCO DO BRASIL) - Cópia do contrato ou do cartão, especificando o tipo de conta (poupança ou corrente). Lembrando que o bolsista deve ser o titular da conta.
COMPROVANTE DOS RESULTADOS DAS COMPETIÇÕES - Nestes documentos deverão constar: o nome da competição, a data de realização, o nome do candidato e a classificação obtida por ele. Nas modalidades individuais também deverá constar o nome das provas disputadas (pelo atleta ou pela equipe). Estes documentos deverão ser numerados (pode ser a mão), de acordo a ordem preenchida no número do cadastro da competição efetuado no programa de inscrições.
FOTOCÓPIA DO DIPLOMA COMPROVANDO FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DECLARAÇÃO DE VÍNCULO COM A INSTITUIÇÃO DE ENSINO

**PARA OS TÉCNICOS DO ANEXO III NÃO SERÁ NECESSÁRIA A COMPROVAÇÃO DOS RESULTADOS
**COMPROVANTE DOS RESULTADOS DAS COMPETIÇÕES - Nestes documentos deverão constar: o nome da competição, a data de realização, o nome do candidato e a classificação obtida por ele. Nas modalidades individuais também deverá constar o nome das provas disputadas (pelo atleta ou pela equipe). Estes documentos deverão ser numerados (pode ser a mão), de acordo a ordem preenchida no número do cadastro da competição efetuado no programa de inscrições.

 

CATEGORIA TÉCNICO E.A.D.
FOTOCÓPIA DO RG – Documento de Identidade.
FOTOCÓPIA DO CPF – Cadastro de Pessoa Física.
COMPROVANTE DE ENDEREÇO – Documento do ano de 2022 com o endereço cadastrado na ficha de inscrição.
COMPROVANTE DOS DADOS BANCÁRIOS (BANCO DO BRASIL) - Cópia do contrato ou do cartão, especificando o tipo de conta (poupança ou corrente). Lembrando que o bolsista deve ser o titular da conta.
REGISTRO NO CREF-9

 

 SOBRE O PROGRAMA - Em 2021 o Geração Olímpica e Paralímpica celebrou sua 10ª edição, sendo o maior programa de bolsa-atleta entre todos os estados do país - conforme pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e divulgada na Revista Latino-Americana de Estudos Socioculturais do Esporte. O programa investe anualmente mais de R$ 4,75 milhões, com o patrocínio exclusivo da Copel, em cerca de 1.250 bolsas, para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional.