Fim de semana: região de Angra Doce encerra provas dos Jogos de Aventura e Natureza 30/10/2023 - 14:33

Mais um final de semana dos Jogos de Aventura e Natureza tomou conta do Norte Pioneiro. As atividades ocorreram no sábado (28) e no domingo (29) nos municípios de Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Siqueira Campos e Tomazina e encerraram a quarta etapa (Angra Doce) dos Jogos de Aventura e Natureza, bem como o calendário de 2023 do evento.

Os jogos são um projeto inovador que unem a prática esportiva, turismo e a natureza em um evento itinerante que prioriza as mais belas paisagens do Paraná. A competição, criada pelo Governo do Estado e realizada pela Secretaria do Esporte (SEES), tem como objetivo movimentar a economia regional e proporcionar lazer à população.

Em Carlópolis, no sábado, o Centro de Eventos Ilha do Ponciano recebeu o Desafio JAN de Cross Games e o Campeonato Paranaense de Corrida de Aventura. No domingo, o município contou com uma corrida de rua pela manhã.

A cidade de Jacarezinho foi palco do Campeonato Paranaense de Basquete 3x3 e dos desafios de futevôlei e vôlei de praia, nos dois dias do final de semana.

No sábado e no domingo, em Ribeirão Claro, foram disputados os Campeonatos Paranaenses de Handebol de Areia e Flag Football. A cidade também recebeu a apresentação de BMX Freestyle (manobras de ciclismo).

A apresentação de Wheeling (acrobacia de ciclismo), em Tomazina, encerrou a etapa Angra Doce, que aconteceu entre os dias 13 e 29 de outubro. Os Jogos de Aventura e Natureza retornam em 2024.

Para Tiago Campos, diretor de Inovação e Incentivo ao Esporte, a etapa Angra Doce foi mais um grande sucesso, pois entregou um pacote completo de eventos nos níveis municipal, estadual e nacional. “As prefeituras estão felizes, foi mais uma etapa entregue com grande destaque. O JAN está crescendo a cada etapa, potencializando o turismo no Paraná”, disse.

PARANÁ BOM DE BOLA - Outro calendário que chegou ao fim foi o do Paraná Bom de Bola. No domingo (29), foram conhecidos os municípios campeões da 3ª edição do programa, disputado em quatro categorias: 15+ feminino, sub-16 masculino, sub-21 masculino e 50+ master.

Lançado em 2021, o Paraná Bom de Bola faz parte dos 11 jogos oficiais do Governo do Estado, é promovido pela Secretaria do Esporte e trabalha dois pilares da política estadual de esportes: a formação de jovens atletas e o esporte para toda vida, este destinado a pessoas de 50 anos ou mais. Além disso, o Paraná Bom de Bola engloba futebol feminino, promoção da saúde e turismo, pois movimenta as regiões que recebem a competição.

Ao todo, desde a fase regional, que deu o pontapé inicial na competição no mês de maio, participaram mais de 8 mil atletas, de 180 municípios.

Segundo o coordenador do Paraná Bom de Bola na Secretaria do Esporte, Marcelo Neves, a terceira edição foi um sucesso. “Todos aprovaram, gostaram e apoiaram. A tendência para o ano que vem é aumentar o número de participantes. Agradecemos principalmente ao município de Campo Mourão, que apoiou em todos os sentidos, nas estruturas do campo e refeitório”, afirmou.

Os três primeiros de cada categoria garantiram uma vaga para a etapa final da 4ª edição do Paraná Bom de Bola, que será realizada no município de Arapongas em 2024.

Confira os campeões (e demais classificados):

15+ Feminino: Marechal Cândido Rondon (Toledo e Curitiba)

Sub-16 masculino: Londrina (Maringá e Foz do Iguaçu)

Sub-21 masculino: Campo Mourão (Araucária e Cornélio Procópio)

50+ masculino: Paraíso do Norte (Jardim Alegre e Fazenda Rio Grande)

Classificação geral do evento (top 10):

1º MARINGÁ 46

2º CAMPO MOURAO 45

3º FOZ DO IGUAÇU 37

4º LONDRINA 33

5º MARECHAL CÂNDIDO RONDON 21

6º PARAÍSO DO NORTE 21

7º SÃO MATEUS DO SUL 20

8º ARAUCÁRIA 18

9º JARDIM ALEGRE 18

10º TOLEDO 18.

Os documentos oficiais da fase final do Paraná Bom de Bola (boletim, programação, resultados, classificação final e notas – estão publicados no site da Secretaria de Estado do Esporte

PARANÁ NO PAN - No Pan-Americano, que acontece em Santiago, no Chile, até 5 de novembro, paranaenses e bolsistas do Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) conquistaram medalhas e, alguns deles, vagas para as Olimpíadas de Paris 2024.

Na sexta-feira (27) à noite, os bolsistas Wanderley Pereira e o técnico da equipe, Adailton dos Santos Gonçalves (apoiado desde 2018), conquistaram a medalha de prata no boxe, bem como a vaga nos Jogos Olímpicos.

"Sabemos o quanto é difícil conseguir a vaga olímpica, existe um trabalho sério sendo feito pelo técnico Adaílton com esses atletas e nós vimos de perto esse trabalho crescendo a cada ano. É com muito orgulho que recebemos a classificação dos nossos bolsistas para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024” , afirma a coordenadora do GOP, Denise Golfieri.

No domingo (29) a bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica Omira Gonçalves conquistou a prata na canoagem slalom K1 (caiaque). A atleta de 23 anos compete pelo Instituto Meninos do Lago, de Foz do Iguaçu.