Fim de semana no JUPS: Modalidades individuais chegam ao fim 10/07/2023 - 13:09

O segundo dia de competição dos Jogos Universitários do Paraná foi marcado pelo encerramento das modalidades individuais. Foram premiados os campeões do atletismo, da natação, do tênis, do judô e do karatê.

A partir de agora, o torneio continua, até quinta-feira (13) com as fases finais das modalidades coletivas: futebol, handebol, basquete e vôlei.

O JUPS é organizado pelo governo por meio da Secretaria de Estado do Esporte em parceria com a Federação do Desporto Universitário e a prefeitura de Apucarana. Confira como foi o segundo de seis dias de jogos no município:

NATAÇÃO

A natação foi finalizada na manhã deste domingo (09) com a realização das 12 últimas provas, de um total de 40 na competição. Na classificação geral, a UniCesumar de Maringá foi soberana e subiu ao lugar mais alto do pódio duas vezes.

Na categoria feminina, a segunda colocação ficou com a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), e o terceiro lugar com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Na soma de pontos da categoria masculina, a PUCPR também ficou com a medalha de prata, seguida da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com o bronze.

Muitos atletas comemoram seus desempenhos individuais, como a acadêmica de pós-graduação de Engenharia de Software da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maria Eduarda Franke Grácia Pereira, que conquistou cinco medalhas de ouro nos JUPS 2023.

Ela volta para Curitiba com os títulos individuais dos 50, 100 e 200m costas, e 50 e 100m livre. “Comecei na natação competitiva em 2010 e, desde então, nunca mais parei. Sempre foi um amor muito grande que me trouxe muitas realizações, amizades, viagens, lembranças, boas recordações e, claro, muitas conquistas que são importantes e também marcam”, destacou ela. Maria Eduarda já acumulava outras medalhas dos JUPS - competição que participa desde 2019, quando iniciou a sua graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

ATLETISMO

A Universidade Estadual de Maringá foi a maior vencedora das provas de atletismo disputadas no Complexo Esportivo José Antônio Basso – Lagoão, levando seus atletas ao pódio em praticamente todas as provas.

O grande destaque foi o acadêmico Gabriel Matos que terminou a competição com três medalhas de ouro e uma de prata. “Foi muito bom. Os treinamentos valeram a pena, e consegui vencer os 100 metros, cheguei em segundo nos 200 metros e nos revezamentos 4x100 e 4x4 garantimos mais duas medalhas de ouro”, relatou o atleta.

JUDÔ

Unicesumar de Maringá é a grande campeã geral do judô, feminino e masculino, da 62ª edição dos Jogos Universitários do Paraná, em Apucarana. Foram dois dias de muita disputa no Clube 28 de janeiro. Cerca de 59 participantes participaram desta edição e buscaram a classificação para o brasileiro, que acontecerá na cidade de Joinville, no mês de outubro.

“Somos campeões gerais novamente, pentacampeões do Paraná, muito importante para a instituição. Vamos com força total para o brasileiro, com a equipe completa, para brigar com os grandes pelo tetracampeonato nacional. A competição é muito importante para incentivar o esporte universitário, para que eles tenham chance de bolsas”, afirma o sensei Tom Matsubara.

TÊNIS

Os jogos disputados neste domingo (09) definiram a classificação geral do tênis de quadra. A competição foi realizada no Country Club Apucarana e apontou a Universidade Estadual de Maringá (UEM) como grande campeã do feminino, seguida pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba) na segunda colocação.

Já no masculino, o lugar mais alto do pódio ficou com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) levando a prata na bagagem e a UEM o bronze.

KARATÊ

O karatê, disputado no SESC Apucarana, contou as formas de disputas das modalidades de Kumite e Kata.

No Kumite, dois atletas se enfrentam com golpes que valem de 1 a 3 pontos e devem ter energia e precisão. Os movimentos precisam ser executados com boa forma, força e controle. A luta acaba quando um dos caratecas faz 8 pontos a mais que seu oponente.

Já no Kata, não há contato físico. Os pontos são atribuídos ao carateca de acordo com o seu desempenho, com base na execução correta e na velocidade dos movimentos.

No quadro geral do JUPS, a classificação ficou assim:

Feminino: 1º Unicesumar, 2º UEM, 3º UFPR
Masculino: 1º Unicesumar, 2º Unioeste, 3º FAG

RESULTADOS

Todos os resultados do fim de semana e dos próximos dias você confere AQUI ou pelo aplicativo Paraná Esporte, disponível na App Store e no Google Play.