Fim de semana do esporte é marcado por eventos e grandes resultados de paranaenses 08/05/2023 - 13:10

O primeiro fim de semana de maio foi marcado por eventos esportivos e grandes resultados de atletas do Paraná. Confira o resumo dos dias 5, 6 e 7:

ABERTURA DOS 69º JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ - REGIONAL 1

Na sexta-feira (5), começou a 69ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS). A Regional 1 dos JEPS reúne mais de 30 mil alunos/atletas,  que competem em 9 modalidades esportivas (Futsal, Voleibol, Basquetebol, Handebol,  Atletismo, Xadrez, Tênis de Mesa e Futsal Paradesportivo).

As competições são classificatórias para a fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná e  acontecem até quarta-feira (10), em 16 municípios-sede (Regional 1): Pinhais, Borrazópolis, Engenheiro Beltrão, Céu Azul, Tuneiras do Oeste, Cornélio Procópio, Nova Esperança do Sudoeste, Moreira Sales, Irati, Manoel Ribas, Cambará, Laranjeiras do Sul, Santa Isabel do Ivaí, Matinhos, Pitanga e Wenceslau Braz.

O secretário estadual do esporte, Helio Wirbiski, fala sobre o significado dos JEPS para o cenário esportivo do Paraná: “Pela formação de milhares de crianças por meio do conceito que o esporte traz, de saúde, disciplina, e principalmente da prática esportiva. Talvez muitos não se tornem grandes atletas, mas com certeza serão grandes cidadãos, protegidos pela educação e pelo esporte. Dessa forma, damos abertura ao JEPS, com muito envolvimento de professores e com o apoio das famílias dos participantes. Parabéns a todos que iniciam hoje essa grande disputa”, completa o secretário.

Os JEPS  são organizados pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado do Esporte, Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte, com apoio das Prefeituras Municipais e da Federação Paranaense do Desporto Escolar.

COPA REGIONAL SUL DE TAEKWONDO

O Ginásio do Tarumã recebeu nos dias 5, 6 e 7 a Copa Regional Sul de Taekwondo, que reuniu atletas dos três estados da região sul do Brasil, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo e pela Federação Paranaense da modalidade, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Comitê Olímpico do Brasil.

Ao todo foram 43 equipes e 530 participantes de faixas coloridas e faixa preta, nas categorias de luta, poomsae e parataekwondo. Os campeões da faixa preta garantiram vaga para o Grand Slam, que acontece em novembro, o evento também forma a seleção brasileira de Taekwondo do próximo ano.

OURO NA COPA DO MUNDO DE GINÁSTICA RÍTMICA EM PORTIMÃO, PORTUGAL

No último domingo (7), a seleção brasileira de conjunto de Ginástica Rítmica conquistou um ouro inédito para o Brasil na prova de cinco arcos na Copa do Mundo de Portimão, em Portugal.

Ao som de “I Wanna Dance With Somebody”, de Whitney Houston as ginastas ficaram a frente das seleções da Espanha e Itália, com a nota 34,600. A equipe de conjunto contou com três atletas do Paraná, Nicole Pircio (quatro vezes bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica), Giovanna Silva e Julia Kurunczi (cinco vezes bolsista do geração Olímpica e Paralímpica), além da técnica Camila Ferezin e a professora Bruna Martins, também representando o Paraná na Seleção Brasileira.

As ginastas fazem parte da seleção brasileira de conjunto, que treina em Aracajú. Giovanna é de Toledo, Nicole, Julia, a técnica Camila e a professora Bruna são naturais de Londrina. Desde o começo do ano, a equipe vem participando de uma série de Copas do Mundo para se prepararem para o Campeonato Pan-Americano, que acontece em junho no México e para o Campeonato Mundial, que acontece em agosto, na Espanha.

Márcia Versani, presidente da Federação Paranaense de Ginástica fala sobre ótimos resultados que as atletas do Paraná vem conquistando em competições anteriores: “As Copas do Mundo são muito importantes porque são as competições termômetros dos campeonatos mundiais, elas estiveram na Grécia no começo de março, onde conquistaram uma medalha de bronze, foram finalistas na Copa do Mundo de Sófia, então é um grupo de ginastas paranaenses muito talentosas que representa a seleção brasileira”. Márcia comenta ainda sobre a etapa de Portimão e do ou inédito para o Brasil: “ Foi excelente porque nós tivemos o conjunto classificado para a final de cinco arcos, e elas competiram muito bem e foram campeãs. Pela primeira vez o Brasil ganhou uma medalha de ouro numa etapa da copa do mundo, então esse resultado é muito significativo”.

ALEX MALACARNE É CAMPEÃO PAN-AMERICANO DE MOUNTAIN BIKE 2023

No final de abril, o medianeirense, Alex Malacarne foi campeão do Campeonato Pan-Americano de MTB 2023, que aconteceu na cidade de Congonhas, em Minas Gerais.

O atleta de 21 anos  dominou a corrida, abrindo distância de adversário do México e Canadá. Alex terminou a prova com o tempo de 1h16m46, a vitória do atleta é um marco importante para o Brasil na modalidade,

O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023 é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e União Ciclística Internacional (UCI).