Feriado da Independência foi marcado por JEPS Bom de Bola e Jogos Abertos Master 11/09/2023 - 13:16

Duas grandes competições do Paraná não interromperam o calendário por conta do feriado de 7 de setembro. O final de semana da Independência contou com partidas da fase Regional 2 dos Jogos Escolares Bom de Bola em 15 municípios e com os Jogos Abertos Master, em Foz do Iguaçu.

Os JEPS Bom de Bola finalizaram neste final de semana a fase classificatória da chamada Regional 2 em Marilândia do Sul, Fazenda Rio Grande, Brasilândia do Sul, Catanduvas, Leópolis, Ampére, Itaipulândia, Guarapuava, Pinhalão, Nossa Senhora das Graças, Itaguajé, Itapejara do Oeste, Carambeí, Ventania e Nova Santa Rosa. A competição contou com a participação de 9.096 alunos-atletas de 283 escolas. Eles representaram 172 municípios.

As disputas aconteceram em duas categorias: de 12 a 14 anos (Ensino Fundamental) e 15 a 17 anos (Ensino Médio), ambas no masculino e feminino. Os resultados estão AQUI (basta acessar as pastas). Em Fazenda Rio Grande, por exemplo, os campeões foram São José dos Pinhais (15 a 17, feminino e masculino), Piên (12 a 14, feminino) e Fazenda Rio Grande (12 a 14, masculino). Em Leópolis, Bandeirantes, Santa Mariana e Cornélio Procópio ficaram com os títulos.  Em Pinhalão, os destaques foram os times de Jaboti, Ibaiti e Japira.

Entre os dias 12 e 15 de setembro, Curitiba recebe os JEPS Bom de Bola. Ao todo serão 466 atletas de 15 escolas da cidade. Depois dessa etapa, todos os times classificados nas fases regionais disputam a fase macrorregional, que acontece entre os dias 21 e 29 de setembro nos municípios de Campina Grande do Sul, Rebouças, Planalto, Terra Roxa, Goioerê, Jardim Olinda, Jardim Alegre e Salto do Itararé.

Segundo a coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Márcia Tomadon, a ajuda de professores e alunos tem auxiliado a competição. “Isso resultou no aumento expressivo no número de participantes do JEPS Bom de Bola. Foram várias partidas, muita emoção, mesmo com muita chuva, mas conseguimos finalizar com muito sucesso essa fase. Em breve vamos iniciar as fases macrorregionais, com promessa de jogos ainda mais apertados”, afirmou.

Confira os resultados finais

JOGOS ABERTOS MASTER – Foz do Iguaçu recebeu a fase estadual da 3ª edição dos Jogos Abertos Master, competição que tem como foco fortalecer a prática esportiva competitiva para pessoas entre 35 e 55 anos. As disputas aconteceram entre os dias 6 e 10 de setembro, em cinco modalidades coletivas (basquete, voleibol, futsal, handebol e vôlei de praia). Os JAPS Master contaram com a participação de 81 equipes de 28 municípios, totalizando 996 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes.

No basquete masculino, destaque para Londrina e Almirante Tamandaré. No handebol, os campeões foram os atletas de Marechal Cândido Rondon. O título do futsal ficou com a equipe da casa e no voleibol feminino Campo Mourão e Maringá ficam em primeiro em seus grupos. Os resultados completos estão AQUI (basta acessar as pastas).

Para o coordenador dos Jogos Aberto do Paraná, Richarde Cesar Salvador, a competição foi muito bem recebida pelos participantes. “Foram quase mil pessoas sendo atendidas de maneira exemplar em um grande evento. Ficamos muito satisfeitos com os relatos positivos dos atletas e técnicos que participaram da competição”, afirmou. "A Prefeitura de Foz do Iguaçu ajudou muito, com estrutura excelente para todas as modalidades, o que ajuda a elevar o nível do nosso esporte”.

As próximas etapas dos JAPS Master acontecem em conjunto com a fase final dos Jogos da Juventude e dos Jogos Abertos do Paraná. A modalidade de atletismo acontece de 29 de setembro a 1º de outubro, em Londrina, e a modalidade de natação acontece de 10 a 12 de outubro, no município de Pato Branco.

Confira os resultados finais

REALIZAÇÃO – Os jogos são organizados pelo Governo do Paraná, via Secretaria de Estado do Esporte (SEES), Núcleos Regionais de Educação (NRE) e Escritórios Regionais do Esporte (EREs), com apoio das prefeituras municipais e Federação Paranaense do Desporto Escolar.