Fase macrorregional dos JAPS e Festival 4 elementos movimentam o fim de semana esportivo no Paraná 04/09/2023 - 11:54

Os Jogos Abertos do Paraná (Japs) já definiram as equipes que estarão na final da edição de 2023, em Pato Branco (Sudoeste), em novembro. A fase macrorregional, que antecede a final, foi disputada neste fim de semana (01 a 03) em Irati, Ivaiporã, Terra Rica e Dois Vizinhos. Esta etapa reuniu 3.122 atletas e dirigentes que competiram nas modalidades de basquete, futsal, futebol sete, handebol, vôlei de praia e vôlei. Ao todo, foram 266 equipes de 113 municípios do Paraná.

Os Japs integram o rol de 11 jogos oficiais realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (Sees), com o apoio das prefeituras. O diferencial dos Japs é reunir atletas de diferentes gerações. A idade mínima para participação é 17 anos de idade, mas não existe um limitador máximo.

O coordenador da macrorregional, Richarde Salvador, destaca a importância da parceria com as administrações municipais. “As prefeituras de Irati, Ivaiporã, Terra Rica e Dois Vizinhos deram todas as condições necessárias para a gente realizar as competições”.

Terra Rica realiza a Fase Macrorregional dos Japs e conquista três vagas para a Fase Final. O Município de Campo Mourão foi o grande destaque da competição.

Um final de semana para ficar guardado na memória de todos. Assim pode-se definir a disputa da Fase Macrorregional 03 dos 65º Jogos Abertos do Paraná na cidade de Terra Rica neste final de semana. A competição contou com os campeões das Regionais 05, 06 e 07 e definiu as equipes classificadas para a disputa da Fase Final dos Jogos na cidade de Pato Branco no mês de novembro.

O grande destaque da competição ficou por conta do desempenho do município de Campo Mourão, que ao todo abocanhou 05 vagas para a Fase Final dos Jogos. As vagas vieram no basquetebol feminino, futsal masculino, voleibol masculino, vôlei de praia masculino e handebol masculino. 

A equipe da casa, Terra Rica, também fez bonito e conseguiu três classificações. No futsal masculino, Basquetebol Feminino e no Futebol 7. “Estamos muito satisfeitos com o desempenho de nossas equipes nesta competição. Colocamos três equipes na Fase Final. Agradecemos também todos os atletas e visitantes que passaram este final de semana em nosso município.”, declarou o secretário de esportes de Terra Rica Celso Azoia (Kalunga).  

Confira abaixo o quadro de medalhas nas modalidades coletivas, lembrando que as duas melhores equipes de cada modalidade disputarão a Fase Final dos Jogos em Pato Branco no mês de novembro. 

Basquetebol Masculino

1º lugar: Goioerê

2º lugar: Cianorte

3º lugar: Sarandi

Basquetebol Feminino 

1º lugar: Campo Mourão

2º lugar: Terra Rica

3º lugar: Planaltina do Paraná

Futebol 7 

1º lugar: Paraíso do Norte

2º lugar: Terra Rica

3º lugar: Paranacity

Futsal Masculino

1º lugar: Campo Mourão

2º lugar: Terra Rica

3º lugar: Maringá

Futsal Feminino

1º lugar: Cianorte

2º Lugar: Maringá

3º lugar: Terra Rica

Handebol Masculino

1º lugar: Campo Mourão

2º lugar: Colorado

3º lugar: Umuarama

Handebol Feminino

Mandaguaçu

Umuarama

Voleibol Masculino 

1º lugar: Nova Esperança

2º lugar: Campo Mourão

3º lugar: Umuarama

Voleibol Feminino

1º lugar: Engenheiro Beltrão

2º lugar: Sarandi

3º lugar: Umuarama

Vôlei de Praia Masculino

1º lugar: Paranavaí

2º lugar: Campo Mourão

3º lugar: Sarandi

Vôlei de Praia Feminino

1º lugar: Lobato

2º lugar: Paranavaí

3º lugar: Paranacity

Com/JAPS 

Bruno Guerrer

Ivaiporã respirou esporte neste final de semana. Veja as equipes classificadas à fase final dos JAPS Macrorregional:

Foram três intensos dias com muita disputas nas quadras, nos gramados e nas areias de Ivaiporã, a cidade sede da fase macrorregional dos 65º Jogos Abertos do Paraná - JAPS e que contou com a participação de 24 delegações com 48 equipes, divididas em seis modalidades esportivas: Basquetebol, Futebol 7, Futsal, Handebol, Voleibol e Vôlei de Praia, nos naipes masculino e feminino.

Um dos maiores eventos esportivos do Paraná, e um dos mais tradicionais, os JAPS em Ivaiporã nesta fase macrorregional contou com a participação de um total 600, entre atletas, dirigentes e arbitragem.

Cada modalidade em disputa neste JAPS dava direito as duas melhores equipes classificadas a prosseguir na competição em sua fase final. 

Confira os classificados em cada modalidade à fase final:

BASQUETEBOL

MASCULINO

1º ARAPONGAS

2º JARDIM ALEGRE

FEMININO

1º MARIL NDIA DO SUL

2º LONDRINA

FUTEBOL 7

MASCULINO

1º SANTA MARIA DO OESTE

2º APUCARANA

FUTSAL

MASCULINO

1º SANTA MARIANA

2º IVAIPORÃ

FEMININO

1º CAMBÉ

2º IVAIPORà

HANDEBOL

MASCULINO

1º RIBEIRÃO DO PINHAL

2º CAMBÉ

FEMININO

1º JARDIM ALEGRE

2º LONDRINA

VOLEIBOL

MASCULINO

1º IBIPORÃ

2º JACAREZINHO

FEMININO

1º ROL NDIA

2º PITANGA

VÔLEI DE PRAIA

MASCULINO

1º LONDRINA

2º FAXINAL

FEMININO

1º LONDRINA

2º SANTA MARIA DO OESTE

 

COM/JAPS

Gil Riguette - Jornalista

 

Definidos os classificados para a fase estadual dos JAPS
Neste domingo (03), último dia de JAPS em Irati, foram conhecidas as equipes que participarão da fase estadual da competição. Das seis modalidades disputadas, classificaram-se o primeiro e segundo lugares de cada categoria. Nesta etapa estiveram presentes 25 municípios das regionais de Guarapuava, Ponta Grossa, Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, somando cerca de 750 atletas e dirigentes. 

No basquetebol, Paranaguá foi a grande campeã na categoria feminina, seguida de Irati e Ponta Grossa. Já na masculina, Ponta Grossa ficou em primeiro lugar, acompanhada de São José dos Pinhais que garantiu a segunda vaga e, na terceira colocação, Irati.

No futebol 7, disputado somente na categoria masculina, Nova Laranjeiras fez a grande final com Campina do Simão, fechando o jogo em 5x3. O município se tornou bicampeão da macrorregional sob o comando do professor Ricardo Mendes. “Nossa equipe está de parabéns. Este é o segundo ano que venho e não foi fácil: enfrentamos muita chuva com campo alagado, mas participamos da competição com muito carinho. Em 2022, quase chegamos na disputa final, mas acabamos ficando no caminho por alguns detalhes e, desta vez, estamos mais preparados”, destaca Mendes. 

A cidade sede conquistou o título de campeã na categoria masculina do futsal. O segundo lugar ficou com Paranaguá, seguido de Imbaú. Paranaguá também conquistou uma vaga na disputa feminina com o primeiro lugar, enquanto que Ponta Grossa ficou na segunda colocação e, na terceira posição, Irati.

No handebol, São José dos Pinhais foi medalha de ouro no feminino e Castro ficou com a prata com a equipe de Candói na sequência. Nas disputas masculinas, Laranjeiras do Sul foi superior nas partidas e ficou com o título e o segundo e terceiro lugares foram para Contenda e Ponta Grossa, na sequência. 

Nas areias do vôlei de praia, só deu São José dos Pinhais com as duas duplas conquistando o título de campeãs. Na disputa final, as são-joseenses venceram as meninas de Paranaguá e o bronze ficou com São Mateus do Sul. Entre os homens, o segundo lugar que também garantiu vaga para a fase estadual ficou com Quedas do Iguaçu, seguido de Pontal do Paraná.

E, na quadra, o voleibol foi a última modalidade a ser finalizada nos JAPS de Irati. São José dos Pinhais também foi destaque na modalidade e ficou com o título feminino, acompanhado de Carambeí e União da Vitória no pódio. E foi Ponta Grossa que se sagrou campeã na categoria masculina que, juntamente com São José dos Pinhais - em segundo lugar, foi classificada para a próxima etapa. O terceiro lugar ficou com Guarapuava.

INFORMAÇÕES E RESULTADOS

Todas as informações da competição e resultados de jogos estão disponíveis em www.esporte.pr.gov.br/JAPS 

COM/JAPS

Fernanda Pereira

 

Jogos do domingo apontam os classificados para a Fase Final

O domingo (03) definiu os municípios das áreas de abrangência dos Escritórios Regionais do Esporte das regiões 8 (Cascavel), 9 (Pato Branco) e 11 (Foz do Iguaçu) classificados para a Fase Final dos 65º Jogos Abertos do Paraná (JAPS). As disputas aconteceram em Dois Vizinhos, sudoeste do Estado, e reuniram aproximadamente 800 atletas, destruídos em 79 equipes dos naipes masculino e feminino. Os campeões e vices avançam para a Fase Final, em novembro, em Pato Branco.

 

A última modalidade a ter seu campeão conhecido foi o futsal masculino. Com a casa cheia, a equipe anfitriã perdeu para Chopinzinho, que precisava da vitória para se classificar. Em um confronto muito equilibrado, os visitantes abriram o placar no início da partida, deixando apreensiva a torcida da casa. No final, 5 a 4 para Chopinzinho. seguido por Dois Vizinhos e Medianeira. Já no feminino, o degrau mais alto ficou para Cascavel, com dois Dois Vizinhos no segundo lugar e Medianeira em terceiro.

 

O coordenador do Escritório Regional do Esporte de Pato Branco, Écio Verona, ao final da competição agradeceu ao município pela receptividade e também enalteceu o trabalho dos envolvidos. “Foram dias de bastante trabalho, mas a coordenação técnica e administrativa, árbitros e equipes do município de Dois Vizinhos atuaram de forma bastante efetiva. Agora, os times representantes da nossa macrorregião já devem iniciar a preparação para a fase estadual”, concluiu.

 

Demais classificações

Handebol Masculino

1 - Dois Vizinhos

2 - Foz do Iguaçu

3 - Guaraniaçu

Handebol Feminino

1 - Capitão Leônidas Marques

2 - Foz do Iguaçu

3 - Clevelândia

Vôlei de Praia Masculino

1 - Toledo

2 - Palotina

3 - Medianeira

Vôlei de Praia Feminino

1 - Foz do Iguaçu

2 - Marechal Cândido Rondon

3 - Medianeira

Futebol Sete

1 - Vitorino

2 - Coronel Vivida

3 - Cascavel

Voleibol Masculino

1 - Dois Vizinhos

2 - Capanema 

3 - Guaíra

Voleibol Feminino

1 - Cascavel

2 - Marechal Cândido Rondon

3 - Chopinzinho

Futsal Feminino

1 - Cascavel

2 - Dois Vizinhos

3 - Medianeira

Futsal Masculino

1 - Chopinzinho

2 - Dois Vizinhos

3 - Medianeira

Basquete Feminino

1 - Toledo

2 - Palmas

3 - Cascavel

Basquete Masculino

1 - Toledo

2 - Cascavel

3 - Francisco Beltrão

 

COM JAPS

Ricardo Morante

DUAS ETAPAS – A final em Pato Branco será disputada em dois fins de semanas, de 09 a 12 e de 23 a 26 de novembro. A novidade desta última etapa é a adição de algumas modalidades, como badminton, bocha, bolão, ciclismo, ginástica rítmica, handebol de praia, natação, rugby, tênis, tênis de mesa e xadrez. A modalidade de atletismo acontecerá na cidade de Londrina, entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro.

AVENTURA E NATUREZA - O Festival 4 Elementos foi o destaque no Litoral no fim de semana. O evento, promovido pela prefeitura de Pontal do Paraná, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (Sees) e Secretaria do Turismo, ofertou atividades de esporte e lazer, como caminhada, passeio ciclístico, pesca com caiaque e voo de paramotor,na comunidade do Guaraguaçu e na orla marítima de Pontal.

O Festival 4 Elementos fez parte dos Jogos de Aventura e Natureza, promovidos pelo Governo do Estado, que acontecem em diversas regiões do Paraná e unem esporte, turismo e lazer para as famílias. O objetivo é movimentar o turismo e a economia do Estado.

O Festival acontece anualmente. São 11 quilômetros de caminhada margeando o rio Guaraguaçu, que pode ser avistado em diversos trechos, com trilhas em meio à mata atlântica e a Estrada Ecológica do Guaraguaçu. Neste ano participaram cerca de 200 pessoas. Já no pedal, com cerca de 150 participantes, foram exploradas trilhas e paisagens do Guaraguaçu, em um percurso de 17 quilômetros. O encontro nacional de pilotos de paramotor reuniu cerca de 100 participantes na sexta, sábado e domingo. 

A gastronomia do Litoral também estava presente no Festival, com o café caiçara, que foi servido durante as competições, e a feira de produtores de pães caseiros, doces, salgados.

APLICATIVO – Os resultados e regulamentos dos JAPS podem ser acompanhados no aplicativo da Paraná Esporte, que divulga as informações dos jogos em tempo real dos 11 jogos oficiais do Estado. São eles: Aventura e Natureza, Escolares, Escolares-Bom de Bola, Abertos, Abertos Master, Abertos Paradesportivo, da Juventude, Bom de Bola, Combate, Universitários e Jogos da Integração do Idoso. O aplicativo Paraná Esporte está disponível para download na App Store e no Google Play

GALERIA DE IMAGENS