Fase Regional 2 dos Jogos Escolares do Paraná chega ao fim 25/05/2023 - 09:45

A fase regional 2 dos Jogos Escolares do Paraná, que aconteceu entre os dias 19 e 24 de maio, se encerrou. As competições foram sediadas por 15 municípios do estados, que contaram com a participação de várias escolas competindo em diversas modalidades. A seguir, acontece a fase macrorregional, que coloca frente a frente as melhores escolas de cada município.

Os JEPS são uma realização do Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado do Esporte, Secretaria de Estado da Educação, Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte, com apoio das Prefeituras Municipais e da Federação Paranaense do Desporto Escolar. Todos os resultados da Fase Regional dos jogos estão disponíveis no link: https://www.esporte.pr.gov.br/JEPS/webservices/documentador/Documentos-Oficiais-JEPs-Fase-Regional

Veja como foi o período de jogos em cada município nas matérias a sguir, escritas em parceria com jornalistas locais:
 

O município de Castro sediou o 69° Jogos Escolares do Paraná (JEPs) entre os dias 19 a 24 de maio. O Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa recebeu cerca de 1.700 alunos-atletas, de 55 instituições de ensino dos municípios de Carambeí, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo, Tibagi e Castro.

Foram dias intensos de jogos nas sete modalidades disputadas na fase regional, sendo o atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez, nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Os jogos aconteceram simultaneamente em seis locais diferentes, que proporcionaram muita integração, entretenimento, experiência e competitividade entre os alunos-atletas. 

Os JEPs proporcionam experiências únicas para calouros e veteranos da competição. A aluna-atleta do Colégio Santo Ângelo de Ponta Grossa, Laura Helena de Souza, tem apenas 14 anos e já possui uma vasta experiência em competições municipal, estadual, nacional e mundial de tênis de mesa. Nos JEPs, Laura conquistou o 1° lugar na categoria individual feminino B, e conta como se sente com o resultado. “Como no ano passado não consegui vir pros jogos escolares, estou muito feliz em classificar para a fase macrorregional, e conseguir esse título para a minha escola”, relata.

A aluna-atleta garantiu três ouros nos Jogos Estudantis Municipais de Ponta Grossa. Já na segunda etapa estadual em Curitiba, que aconteceu nos dias 13 e 14 de maio, conquistou o 3° lugar na categoria sub-15. Laura também participou do campeonato World Table Tennis Contender (WTT), e ficou em 5° lugar no sub-17. A aluna-atleta descreve como foi a preparação para participar da fase regional. “Foi uma semana intensa, eu saí de um campeonato municipal em Ponta Grossa, mas anteriormente estava disputando um mundial no Paraguai, então está sendo uma boa bagagem”, diz. 

Já para o time feminino de basquetebol do Colégio Sagrada Família (Ponta Grossa), é o segundo ano consecutivo que disputam a regional e se classificam para a fase macrorregional. O professor do Sagrada Família, Rafael Gorla, relata que está muito feliz com a vitória. “Ano passado tivemos o mesmo resultado, chegamos até a final e ficamos em quarto lugar, e este ano a nossa intenção é ir um pouquinho mais longe. Este ano estamos com essas guerreiras e se tudo der certo vamos conseguir nos superar cada vez mais”, descreve.

Há quem já tenha a experiência de se classificar para a macrorregional, mas também quem irá disputar pela primeira vez, como é o caso do time de futsal feminino do Colégio Dynâmico de Ponta Grossa. A aluna-atleta do Colégio Dynâmico, Emyly Cristina Pincoski, de 17 anos, garantiu a vitória com o segundo gol da partida, contra o Colégio Estadual Cívico Militar Professora Joana Torres Pereira. Emyly conta que tiveram treinos intensos para tentar garantir a classificação para a macrorregional. “A gente vem treinando juntas há muito tempo, ano passado a gente acabou ficando em segundo lugar, mas este ano nós reforçamos o time, com treinos diários, para chegar na fase regional com mais força”, relata.

Se não bastasse uma classificação, o time masculino do Dynâmico também ficou em 1° lugar na categoria A. O Colégio Estadual Carlos Ventura, de Carambeí, perdeu de 5x2 para o Dynâmico. Com as duas classificações, o professor do Colégio Dynâmico, Alisson Campos, conta que foram quatro meses de treino, com um único objetivo, ter um bom resultado em quadra. “Ano passado a gente já vinha batendo na trave algumas vezes, e esse ano a gente conseguiu reunir um pessoal que veio sabendo do nosso objetivo, e sabendo a dificuldade que é a macrorregional, então vamos para lá tentar repetir o resultado”, relata o professor.

O 69° Jogos Escolares do Paraná sediado em Castro, proporcionou momentos e uma bagagem esportiva importante para os alunos-atletas que participaram da competição. 

A quarta-feira (24) ficou marcada pelas finais nas modalidades, futsal e voleibol, no último dia da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) em Clevelândia. Chopinzinho faturou três títulos e o município anfitrião foi campeão em duas categorias.

O primeiro confronto decisivo foi no futsal paradesportivo categoria masculino DI 15+. A Escola de Educação Especial de Clevelândia ficou com o título em casa em cima dos alunos atletas da Escola de Educação Especial Professora Thereza Furigo, de Chopinzinho. O terceiro lugar ficou com a Escola União, de Mariópolis - município que conquistou o ouro na categoria feminino DI 15+. A Escola de Palmas, Sinhara Vianna, representará o Sudoeste na macrorregional, na categoria masculino 12 a 14 DI.

Clevelândia, por sua vez, também conquistou o lugar mais alto do pódio com os meninos do Colégio Estadual Cívico Militar Castelo Branco, que venceram a equipe do Colégio Futura, de Coronel Vivida, por 2x0, na categoria 12 a 14 anos. A terceira colocação foi para o Colégio Estadual Ponciano de Araújo, de Palmas.

Para o professor clevelandense, Ronaldo Mendes da Silva Junior, ganhar um título em sua cidade é motivo de muito orgulho. “Estamos trabalhando neste projeto há três anos. Em 2021 e 2022, nós batemos na trave, pois ficamos em segundo lugar, e os meninos seguiram humildades trabalhando, deram o seu melhor e a vitória veio como consequência”, ressaltou Junior, frisando também a importância do Programa Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo (AETES). 

Na decisão feminina 12 a 14 anos, as meninas do Colégio Estadual Padre Henrique Vicenzi, de Vitorino, fizeram partida com a equipe do Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana, de Chopinzinho, e conquistaram o ouro na categoria com o resultado de 3x0. Na classificação final, o terceiro lugar desta categoria é do Colégio Estadual Coronel Misael Araújo, de Mangueirinha.

Chopinzinho voltou a ser representado na disputa de primeiro lugar na categoria feminino 15 a 17 anos. O Colégio Estadual José Armin Matte abriu amplo placar e venceu com tranquilidade o Colégio Estadual Arnaldo Busato, de Coronel Vivida. Nesta categoria, o Colégio Estadual Abílio Carneiro, de Clevelândia, ficou com o bronze. 

O último jogo de futsal dos JEPS foi entre o time da casa, do Colégio Estadual João XXIII, e o Colégio Nova Visão, de Chopinzinho, que venceu a partida e representará a região na fase macrorregional, no mês de junho, em Pato Branco. Quem conquistou a terceira colocação foi o Colégio Estadual Duque de Caxias, de Saudade do Iguaçu.

No voleibol, a grande decisão aconteceu na categoria 12 a 14 anos. As meninas de Palmas, do Colégio Estadual Cívico Militar Sebastião Paraná, venceram a equipe do Colégio Nova Visão, de Coronel Vivida, e são as campeãs dos JEPS em Clevelândia. No voleibol masculino, na classificação geral, o primeiro lugar foi para o Colégio Estadual Dom Carlos, de Palmas, e o segundo para o Colégio Estadual do Campo São Luís, de São João.

Na disputa de grupo único no voleibol masculino 15 a 17 anos, Colégio Estadual do Campo São Luís, de São João, ficou com o título, seguido do Colégio Sesi, de Palmas, e Instituto Federal do Paraná (IFPR), de Coronel Vivida.

No voleibol feminino 15 a 17 anos, também com grupo único, as meninas do Colégio Nova Visão, de Chopinzinho, venceram todas as partidas com tranquilidade e, mais uma vez, avançam para a próxima fase dos JEPS. 

“Nossa equipe foi super bem nesta primeira etapa, mesmo com duas atletas faltando - uma por lesão e a outra por estar na seleção. A nossa comissão e as atletas conseguiram se adaptar muito bem aos jogos e, conforme o campeonato foi seguindo, melhoramos e conseguimos entrosamento”, destaca Luana Markus, capitã de Chopinzinho, atleta de voleibol desde os 11 anos. Segundo ela, sua toda a sua equipe está apta para chegar à fase final dos JEPS. 

A segunda colocação ficou a Escola Estadual Isidoro Dumont, de Itapejara D’Oeste, e a casa ficou com o terceiro lugar, representada pelas meninas do Colégio Estadual João XXIII.

Terminou nesta quarta-feira (24) a 2º Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) que foram disputados no município de Guapirama. Além de incentivar e fomentar a prática do esporte entre os jovens, o evento também proporcionou diversão e cultura a população do município. 

Tudo começou na noite da sexta-feira (19) tendo como palco principal da cerimônia de abertura a quadra do Ginásio de Esportes Arzeu Xavier Dias dos Reis. Além da apresentação dos atletas que fazem parte das delegações dos nove municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Ibaiti que participaram da competição, também foi realizada uma apresentação artística do grupo “Espaço Sou Arte” que fez brilhar os olhos do público com muita dança e diversão se tornando o principal assunto entre os moradores da cidade. 

O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades municipais do município e da região, além da visita ilustre da coordenadora geral dos Jogos Escolares do Paraná, Marcia Tomadon Moreira. 

No sábado (20) foi dado o ponta pé inicial dos jogos com as competições do atletismo, que foram realizadas no Estádio Municipal, do Vôlei na quadra de esportes do Colégio Estadual David Carneiro, do Futsal no Ginásio de Esportes e do Tênis de Mesa. As competições nestas modalidades também se estenderam pelo domingo quando também foram realizadas as primeiras premiações. 

Já na segunda-feira (22) tiveram início as partidas de xadrez e também as primeiras decisões do Futsal e do Vôlei que ainda seguiram até esta quarta-feira quando foram definidos os vencedores destas modalidades e também os atletas que garantiram vaga para a fase macrorregional que acontece no município de Arapoti no mês que vem. 

A estrutura organizada por meio da prefeitura do município, das equipes do NRE de Ibaiti com apoio do governo estadual, ofereceu três alimentações diárias para cerca de 1,2 mil pessoas, alojamento para equipes que vieram de outras cidades, segurança privada com reforço da Polícia Militar para atletas e comissões, além de uma logística pensada no conforte e descanso dos alunos. 

A chefe do Núcleo Regional de Ibaiti, Leila Cândido de Bonfim Torres, destacou que a fase regional dos jogos em Guapirama irá ficar marcada na história do município. “Nossa palavra para descrever estes seis dias é gratidão. Todos que compõem as equipes do município, do Núcleo Regional de Educação e do Governo do Paraná trabalharam de forma alinhada para fazer acontecer uma festa linda que entrou para a história de Guapirama. O acolhimento, a organização e a receptividade que a população do município aos mais de 1,2 mil atletas e equipes técnicas foi algo sensacional”, comentou. 

Com um evento que ocorreu conforme o planejado, com acolhimento e segurança garantida a todos os atletas e comissão técnica, Leila relata que o sentimento é de orgulho e dever cumprido. “Saímos de Guapirama com a certeza de dever cumprido com a realização dessa competição que foi um espetáculo tão bem organizado. Ver o brilho nos olhos dos nossos atletas demonstra que valeu a pena todo o esforço de todos os envolvidos. Deixo a todos o nosso muito obrigado”, pontuou. 

A fase regional 2 do 69º JEPS, sediada em Guarapuava, contou com a participação de atletas de 27 colégios, os quais competiram em sete modalidades: Futsal, Atletismo, Basquetebol, Handebol, Voleibol, Tênis de Mesa e Xadrez. Segundo Robson Prestes, Coordenador Municipal da fase Regional 2 do 69° JEPS em Guarapuava, o evento foi um grande sucesso, ele parabeniza a cidade pela acolhida e pela qualidade da estrutura disponibilizada.

“Guarapuava tem o compromisso de fortalecer o esporte local por meio de uma reformulação abrangente que já está acontecendo. Com a implementação de escolinhas de várias modalidades e a melhoria de toda a infraestrutura esportiva, buscamos atender também às necessidades dos grandes eventos esportivos do Paraná, tanto que já solicitamos três macros para o ano que vem. Posso dizer que o  sucesso do 69° JEPS que se encerra hoje é um exemplo concreto do progresso alcançado até o momento”, disse Robson. 

Prestes enfatiza ainda a importância do comprometimento do Governo do Estado em melhorar os espaços destinados à prática esportiva na região. A parceria entre o Governo e o Município tem sido fundamental nesse processo de reformulação em Guarapuava. Graças a  essa parceria, diversas ações estão sendo implementadas para garantir que os atletas tenham acesso a um espaço adequado para treinar suas modalidades.

Havia se passado um tempo desde a última vez que Guarapuava sediou uma etapa dos Jogos Escolares, o que aumentou a ansiedade e as expectativas dos organizadores. No entanto, o evento superou todas as expectativas, sendo uma competição tranquila e com resultados extremamente positivos. "Estou imensamente feliz com o desempenho dos atletas e com todos os resultados alcançados durante o evento. Tenho plena confiança de que a nossa delegação do núcleo de Guarapuava irá representar muito bem a cidade na fase macro em Palmeira", afirmou Mary Rose Prates, Coordenadora Geral da fase Regional 2 do 69° JEPS em Guarapuava. 

Nestes jogos, não faltaram emoções e confrontos emocionantes. Isso foi evidente no Basquetebol da categoria masculina de 15 a 17 anos, onde a equipe do Colégio Francisco Carneiro Martins de Guarapuava perdeu para o Colégio Estadual Professor Mário Evaldo Morski, que conquistou sua classificação sobre o time da casa e garantiu vaga para a  fase macro  em um jogo surpreendente.

O destaque do Handebol foi para o Colégio Imperatriz que venceu nas categorias femino e masculino, de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, respectivamente. Ambas as vitórias sobre o Colégio Santo Antônio do município de Pinhão. 

No Voleibol masculino, na categoria de 15 a 17 anos, uma reviravolta no jogo deu a vitória para o Colégio Estadual Professor Evaldo Morski de Pinhão, se classificou para a macro regional na vitória por 2 sets a 0 em cima do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava. Por outro lado, na categoria de 15 a 17 anos feminino, os donos da casa levaram a vitória, o Colégio Aliança levou a melhor por 2 sets a 0, contra o Colégio Professor Evaldo Morski. 

Uma goleada marcou a classificação do Colégio Aliança na categoria masculino de 15 a 17 anos, que brilhou com 15 gols, enquanto o Colégio Integral de Lagoa Seca não conseguiu balançar as redes. 

No Atletismo, Guarapuava dominou a modalidade classificando atletas em 21 categorias. Já no Tênis de Mesa, atletas de Guarapuava e Turvo dos colégios Alfa, Francisco Carneiro Martins, Professores Edvaldo e Maria Janete e Edite Cordeiro Marques, levaram as primeiras colocações nas categorias da modalidade. 

No Xadrez o destaque foi para o Colégio Palmeirinha, que garantiu o primeiro lugar em quatro categorias: Masculino relâmpago 12 a 14 anos, feminino relampago 15 a 17 anos,  masculino relâmpago 15 a 17 anos e feminino convencional 15 a 17 anos. 

A expectativa agora se volta para a próxima fase, onde os competidores terão a oportunidade de mostrar todo o seu talento para representar Guarapuava e região com orgulho. A fase Macro Regional do Jogos Escolares do Paraná acontece do dia 07 ao dia 11 de junho, em Palmeira.

A 69ª edição dos JEPS (Jogos Escolares do Paraná) – Fase Regional, realizada em Mandaguari, de 19 a 24 de maio, terminou nesta quinta-feira, (24) e definiu as equipes classificadas para a macrorregional nas modalidades de futsal, voleibol, handebol, basquetebol, atletismo, tênis de mesa e xadrez.

Esta edição contou com a participação de 24 municípios: Ângulo, Astorga, Atalaia, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itambé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Marialva, Maringá, Munhoz de Mello, Nossa Senhora das Graças, Ourizona, Paiçandu, Santa Fé, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Sarandi e a anfitriã Mandaguari.

A CCO (Comissão Central Organizadora) ficou a cargo do técnico da Paraná Esporte, Alexandre Nascimento, do técnico pedagógico de Educação Física do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Maringá, Christian Belasque, Vanessa Franco de Oliveira e Nayellen Marque (NRE) de Maringá, coordenador técnico, Márcio Stabile, coordenadora administrativa, Michelly Sitta, assessor administrativo, Henrique Broio, presidente da comissão de ética, Ernesto Cristovam e  assessoria de imprensa, Marcelo Soares da Silva.

A CCO teve o privilégio de receber, no dia 21 de maio, a visita da coordenadora geral dos JEPS / Paraná Esporte, Marcia Regina Tomadon Moreira e da assessora técnica administrativa da Paraná Esporte, Valdete Rossi. Elas também visitaram os locais de competição.

A coordenadora geral, Marcia Tomadon, disse que este ano de 2023 foram quase 60 mil atletas inscritos somente nas fases regionais dos JEPS, demonstrando a confiança dos professores e atletas no Governo do Estado.

O técnico pedagógico de Educação Física do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Maringá, Christian Belasque, avaliou de forma positiva esta edição dos jogos em Mandaguari. “Esta é a minha primeira participação em um evento desta magnitude. Fui bem acolhido por todos da CCO, professores e atletas. Foi uma experiência incrível vivenciar os seis dias desta competição”, enfatizou Christian Belasque.

Entre os dias 19 e 24 de maio mais de 1500 atletas, professores e dirigentes estiveram participando da Fase Regional dos 69º Jogos Escolares do Paraná na cidade de Nova Esperança, envolvendo 54 instituições de ensino dos 21 municípios que compõem o NRE de Paranavaí. As disputas foram intensas e contaram com grande participação do publicou local, que prestigiou em peso todo o evento, desde sua Cerimônia de Abertura na sexta-feira.

“Estamos muito felizes com a realização dos Jogos aqui em Nova Esperança. As disputas foram com um bom nível técnico e contamos com os ginásios e locais de competição sempre cheios. Nosso balanço é extremamente positivo. Para nós sempre é um privilégio sediar um Jogos Oficiais do Estado do Paraná”, declarou o secretário de esporte de Nova Esperança Márcio Silva.

Vale ressaltar que os campeões desta edição estão automaticamente qualificados para a disputa da Fase Macrorregional na cidade de Pérola, entre os dias 07 e 11 de junho. Nessa competição estarão reunidos os campeões dos NRE’s de Loanda, Paranavaí, Cianorte e Umuarama.

Neste último dia de disputas mais alguns campeões foram definidos. No basquete masculino A o Colégio Estadual James Clarck de Terra Rica conquistou a medalha de ouro. No handebol o Colégio Estadual São Carlos do Ivaí dominou as ações conquistando dois títulos neste último dia.  No feminino A ao vencer o Colégio Estadual Rainha da Paz de Alto Paraná por 06x03 e no masculino B ao vencer o CE Santo Inacio de Loyola de Terra Rica por 24x07.

Já no voleibol feminino foram conhecidas as campeãs das categorias femininas. Na categoria A o título ficou com o CE James Clarck de Terra Rica e na categoria B com o CE Dr. Duilio T Beltrão de Tamboara. No futsal cada município ficou com um título. No feminino A o campeão foi o CE Silvio Vidal de Paranavaí, no feminino B o CE Olavo Bilac de Amaporã, no masculino A o CE Humberto Branco de Guairaçá e no masculino B o CE São Carlos do Ivaí.  

Chegaram ao final as disputas validas pelos 69º Jogos Escolares do Paraná, fase Regional disputadas em Planalto no Sudoeste do Estado.

Desde a ultima sexta-feira (19), 63 colégios estiveram participando e brigando dentro das quatro linhas pelo titulo na modalidades de Voleibol, Futsal, Basquetebol, Xadrez, Tênis de Mesa e Atletismo, 2 mil atletas fizeram de Planalto a sua casa, e a cidade abraçou a todos. Na manhã de quarta tivemos as finais dos Voleibol Feminino A e B e Futsal Masculino A e B.

O Secretário de Esportes de Planalto Gilmar da Silva agradeceu o apoio de todos na realização dessa edição, Administração, Equipe de Trabalho, Colégios e a população que muito bem recebeu todos os atletas que por aqui passaram.

A Coordenadora de Educação Física do Núcleo Regional de Francisco Beltrão Professora Miriam, destacou o sucesso dos jogos, parabenizou a todos que de uma maneira ou de outra colaboraram para a realização desse evento, enfatizou o apoio do Governo do Estado propiciando a todos os alunos/atletas uma competição de altíssimo nível técnico.

A Chefe do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão professora Lurdinha esteve presente acompanhando as disputas finais e destacou a organização do jogos, Governo, Prefeitura, Equipes de Arbitragem e Colaboradores, parabenizou todos os colégios participantes, destacando que o evento tem o intuito principal de integrar os alunos/atletas através dos jogos.

Os gelados dias de Rio Negro receberam, do dia 19 ao dia 24, cerca de 2 mil alunos para o regional 2 do JEPS! As competições em Rio Negro contaram com as modalidades futsal, futsal paradesportivo, atletismo, atletismo paradesportivo voleibol, basquetebol, xadrez e handebol. Além das disputas pelos melhores lugares nas classificações, os atletas puderam experienciar a integração das cidades do Estado de uma maneira divertida e integradora.

Já na abertura, com a presença de diversas autoridades, antes da declaração oficial de abertura dos jogos por parte do prefeito Professor James, seu vice – Alessandro Von Linsingen – fez um belo discurso sobre a importância do JEPS para o desenvolvimento dos alunos não só no esporte, mas nos benefícios que este traz. Novas amizades, experiências únicas, o desafio de bater as próprias metas e muito mais, além de lembrar a todos da época em que ele mesmo participava da competição escolar. No entanto o momento mais marcante do dia de abertura ficou com o atleta Bryan Fernando Quirino da Cruz, aluno da escola rio negrense Tia Apolônia de educação especial. Bryan, que já é atleta paralímpico de nível nacional, é recordista na modalidade de 800 metros e coleciona diversas medalhas de ouro! Além da cerimônia de abertura tradicional, a noite contou com show ao vivo antes e depois das apresentações dos atletas e também um show de dança para finalizar a noite!

Os cinco dias de jogos foram intensos, recheados e incríveis para todos os atletas. Ganhar ou perder não era o único assunto circulando entre as comissões das escolas participantes. Era clara a influência do esporte nas ações das crianças e adolescentes, que ganhavam com humildade e perdiam com honra, respeitando os adversários e tornando cada partida ou atividade um espetáculo para os olhos. Durante as partidas dos esportes com maior contato como o basquete e o handebol, onde colisões são frequentes, a preocupação com o bem estar dos adversários tanto quanto o do próprio time era comum de se ver. Ao final do dia, largos sorrisos podiam ser vistos vagueando pelos ginásios e quadras, já que saíam de suas partidas conversando com novos conhecidos, unidos pelo esporte.

Árbitros, assistentes e organizadores também não ficaram de fora. Um grande destaque vai para as provas de atletismo e atletismo paradesportivo, nas quais os alunos eram instruídos na forma de realização do exercício e podiam aquecer em turnos na pista de salto em distância, arremesso de peso e na pista de corrida ao redor do campo. O exemplo dado dentro de campo era o de cooperação e respeito acima de tudo. O reflexo disso nos atletas é o de sentimento de pertença e a alegria após completar cada modalidade, independentemente do resultado geral. O cuidado com a realização segura das atividades era constante e a atenção voltada para uma competição saudável e justa para todos! Durante o paradesportivo, mesmo com menos atletas em cada modalidade, o clima não “esfriou” em nenhum momento, já que a torcida incentivava cada ação e luta por melhora nos desempenhos individuais.

A professora Marcia Maria Ciola de Moura já trabalha há mais de 30 anos com educação especial e comenta que os jogos são extremamente importantes para seus alunos e como eles esperam o ano todo para um evento como esses: “eles se sentem incluídos no esporte, participando da estrutura junto com os alunos típicos, eles se sentem valorizados. Essa valorização vem através do esporte, que mudou muito a vida deles. É muito importante porque eles conseguem ver que eles têm valor. É uma luta, pois eles vão em busca de quebrar as metas deles, sempre melhorando. Para eles, o céu é o limite”.

Voleibol e Futsal foram as modalidades com o maior número de participantes e, por consequência, as que tiveram mais dias de competição. Isso não abalou em nenhum momento o ânimo da garotada, que se deslocava para os outros locais de competição para apoiar seus colegas enquanto não tinham jogos marcados! Torcidas se fizeram presentes em todos os momentos e o assunto de maior recorrência entre atletas, torcedores, técnicos e apoio era o de que mal poderiam esperar para os Jogos Escolares do ano seguinte para novamente se provarem e terem novamente esta experiência única!

A manhã desta quarta-feira, 24, foram de jogos decisivos na fase regional dos Jogos Escolares do Núcleo Regional de Londrina que acontece na cidade de Sertanópolis. 

Os campeões garantiram vaga na fase macrorregional que acontecerá na cidade de Jandaia do Sul em junho que também contará com a presença dos vencedores dos Núcleos Regionais de Educação de Apucarana, Ivaiporã e Telêmaco Borba.

O refeitório foi um destaque a parte. O controle de acesso ao espaço foi muito elogiado, pois para entrar no espaço deveria ser apresentado o crachá de inscrito na competição com o QRCOD.

Os Jogos Escolares não se resumem apenas as partidas, mas também as histórias que acontecem paralelamente. As irmãs gêmeas Evelin de Cássia Mota dos Santos e Emilin de Cássia Mota dos Santos, 16 anos, do município de Centenário do Sul estiveram em ação no xadrez.

A jovem Evelin explica que desde os quatro anos o pai ensinou para elas. “Esta é a primeira competição fora que realizamos”, comenta. Ela ainda conta que a família morava na cidade de Tabatinga (SP) e faz três anos que mudaram para Centenário do Sul.

Um dos principais questionamentos é sobre a rivalidade quando inicia a partida. “Treinamos em casa. No jogo a gente é rival, mas somos irmãs e fica só naquela hora”, brinca Evelin. Ela ainda ressalta que jogam também em duplas e parceria em competições.

Ademir Nunes de Almeida, 62 anos, está há 34 anos atento e apitando as partidas. Ele esteve na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná do Núcleo Regional de Londrina que acontece no município de Sertanópolis. “Sou um dos mais velhos que está na área sem parar por todos esses anos”, comenta Ademir. Mas, se você perguntar para os professores, comissão organizadora e até mesmo para outros árbitros o local para encontrar o Ademir vai ser difícil uma resposta.

Desde o começo da carreira ele é conhecido como Ravengar, fazendo alusão ao personagem de Antônio Abujamra na novela ‘Que Rei Sou Eu’ da Rede Globo de Televisão apresentada no ano de 1989. “Um dia um outro árbitro viu meu cabelo e gritou Ravengar. Desde ali ficou”, brinca.

Uma das principais atribuições dos Jogos Escolares é o aprendizado, disciplina e garra. Os valores que ajudarão as crianças e os adolescentes durante toda a vida. Com o esporte os estudantes aprendem a lutar por seus objetivos e a trabalhar em equipe.

A manhã de terça-feira, 23, foi marcante na quadra da Escola Deliberador em Sertanópolis. A partida já se encaminhava para o final entre o Colégio Biodiversidade de Londrina e o Colégio Julia Wanderley de Prado Ferreira e um dos momentos mais marcantes da competição aconteceu.

O aluno do Colégio Biodiversidade, o jovem Arthur Gustavo Silva Carvalho, 15 anos, é autista e fez as pessoas que estavam no ginásio inteiro cair ‘uma lágrima’. Aconteceu o primeiro gol numa competição profissional. Palmas, lágrimas e muitos gritos naquele momento.

O professor Leandro Vinicius Floriano explica que ele começou no handebol no ano passado, mas é um menino esforçado e dedicado. “É a primeira competição que ele participa fora da cidade. A mãe estava com medo, pois poderia ser difícil, mas precisamos destacar sobre respeitar a limitação do outro”, comenta.

A mãe Roberta Carvalho de Souza chorou no momento. Ela ressaltou sobre a inserção do seu filho na competição. “Todos abraçaram o Arthur e espero que ele desenvolva mais, pois ele tem capacidade e precisa realmente dessa inclusão para que ele tenha oportunidade de crescimento pessoal. Estou sem palavras para o dia de hoje”, comenta. 

Os aproximadamente 1.700 participantes (entre atletas, professores e dirigentes) estiveram disputando a vaga nas modalidades esportivas de basquetebol, voleibol, handebol, futsal, xadrez, tênis de mesa e atletismo. 

Nesta fase 19 municípios (Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana) enviaram seus representantes em busca do título. 

Mas para tudo desse certo houve uma parceria e comprometimento entre os servidores do Governo do Estado (através do Núcleo Regional de Educação de Londrina) e da Prefeitura de Sertanópolis. Alguns dos espaços passaram por revitalização e melhorias para atender aos atletas da melhor maneira possível.

Na manhã desta quarta-feira (24), o futsal encerrou a fase regional do 69º Jogos Escolares do Paraná em Telêmaco Borba. No masculino entre 15 a 17 anos, o Colégio Estadual Jardim Alegre conquistou o primeiro lugar, enquanto que na categoria entre 12 a 14 anos, o título ficou com o Colégio Ideal. As duas partidas foram realizadas no Ginásio de Esportes Cem Casas.

Na primeira final, entre o Ideal e o Colégio Estadual Alberto Silva Paraná (Ventania), o jogo foi equilibrado, porém, no segundo tempo, o time da casa conseguiu abrir dois gols de vantagem e fechou a partida com o placar de 5 a 3. Na partida da categoria A, o goleiro do Jardim Alegre defendeu muitas bolas e com o saldo positivo de gols, o jogo terminou em 8 a 4.

Durante a manhã, aconteceram as duas finais, além da disputa do terceiro lugar e a definição do campeão feminino. Entre as meninas, a categoria A e B foram conquistadas pelo Colégio Estadual de Sapopema (Sapopema). Agora, os quatro times irão disputar a fase macrorregional entre 7 a 11 de junho, na cidade de Jandaia do Sul.

Ao todo, foram seis de competição da etapa regional. Cerca de 400 atletas e dirigentes do Núcleo Regional de Educação disputaram o JEPS.  Compõem o NRE, os municípios de Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Sapopema, Telêmaco Borba e Ventania. Na regional, apenas houve disputas coletivas no futsal, enquanto que no individual, os atletas competiram o tênis de mesa, xadrez e atletismo.

O capitão da equipe do Colégio Ideal, Murilo dos Santos, conta que o time treina várias vezes na semana e que o título é resultado do esforço do grupo. Na expectativa para a macrorregional, o capitão diz que irão se preparar ainda mais. “Vamos continuar treinando todos os dias e se Deus quiser, a gente vai chegar lá e vai ganhar, igual ganhamos aqui”.

O atleta Deivid Almeida comandou o time do Colégio Estadual Jardim Alegre na competição. Focado no JEPS, ela deixa claro que a equipe vai buscar a vaga na final. “Treinar mais e acertar os erros, agora é partiu macro. É foco total.” Deivid relata que o time tem potencial e que irão se preparar ainda mais para a próxima etapa.

Tatiane Machado é a coordenadora dos Jogos Escolares 2023 do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba. Ela destaca o sucesso dos jogos e a colaboração da administração da cidade. “Mais uma vez essa fase regional dos jogos em parceria com a Prefeitura Municipal de Telêmaco. Eles têm nos dado todo o apoio logístico, material e de pessoal para a realização desses jogos”.

Após 6 dias de muitas disputas, chega ao fim a Fase Regional dos 69° Jogos Escolares do Paraná – JEPS em Terra Roxa. Foram mais de 2300 alunos, 16 municípios e 65 colégios participantes, divididos nas modalidades de Futsal, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Atletismo, Xadrez e Tênis de mesa.

O dia hoje 24, foi marcado por muitas decisões e disputas de terceiros e quartos lugares no futsal e no voleibol.

Com grande destaque para a final do voleibol feminino A que levou a torcida ao delírio com a disputadíssima partida entre o Colégio Estadual Santos Dumont – Santa Helena e o Colégio Martin Luther - Marechal Cândido Rondon, levando a melhor o time da terra das águas que venceu o jogo por 3 sets a 1, classificando assim para a macrorregional.

Destaque ainda também para o Handebol do colégio estadual Leonilda Papen de Mercedes que se sagrou campeão em todas as categorias, sendo A e B masculino e A e B feminino.

Todas as equipes campeãs estão classificadas para a fase Macrorregional que acontece entre os dias 07 e 11 de junho em Corbélia.

“Encerramos mais uma competição, quero agradecer imensamente a todos pela parceria e comprometimento em prol do esporte escolar, professores, diretores e alunos e parabenizar é claro, os campeões que conseguiram se classificar para a fase macrorregional” Acrescentou o coordenador dos jogos escolares do Paraná – NRE de Toledo, Leandro Soares.

A modalidade de futsal encerrou na tarde desta quarta-feira, 24, as disputas da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, pertencente ao Núcleo de Educação de Assis Chateaubriand na cidade de Tupãssi. Os Colégios Padre Anchieta de Assis Chateaubriand e Machado de Assis de Nova Aurora, categoria de 15 a 17 anos e Jorge Nacli de Nova Aurora contra Rui Barbosa de Brasilândia do Sul fizeram dois duelos com 9 gols marcados e vitórias tranquilas para Assis Chateaubriand e Nova Aurora. O último dia de jogos teve também as definições do xadrez, handebol e tênis de mesa em decisões emocionantes nas disputas por vagas na fase macrorregional.

Foram para os colégios de Assis Chateaubriand a maioria dos títulos das provas de atletismo, disputadas no Estádio Municipal Adízio Figueiredo dos Santos em Tupãssi. No total os chateaubriandenses conquistaram 14 títulos. Os colégios Cívico Militar Senador Teotônio vilela e o Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, lideraram as conquistas com 3 títulos cada.

No último dia do futsal a equipe do Colégio Padre Anchieta de Assis Chateaubriand festejou o bicampeonato de 15 a 17 anos, ao vencer na tarde desta quarta-feira, 24, pelo placar de 4x0, ao Colégio Estadual Machado de Assis de Nova Aurora, porém, nas disputas de 12 a 14 anos, quem levou a melhor foi Nova Aurora com o Colégio Estadual Jorge Nacli, que derrotou por 5x0, o Colégio Estadual Rui Barbosa de Brasilândia do Sul.

Na rodada final do handebol realizada na manhã desta quarta-feira, 24, no ginásio de esportes Ailton Borges de Melo, o Colégio Estadual Padre Anchieta de Assis chateaubriand derrotou o Colégio Estadual Barão do Rio Branco de Jesuítas na categoria B por 16x07, já na A, o Barão do Rio Branco fez 07x06 no Padre Anchieta. Os dois colégios serão os representantes do Núcleo de Educação de Assis Chateaubriand na fase macrorregional dos JEPS em Corbélia entre os dias 07 e 11 de junho.

Com duas campanhas impecáveis, as equipes A e B que representaram o Colégio Estadual Getúlio Vargas de Iracema do Oeste, foram as campeãs da modalidade de voleibol feminino. A equipe B venceu seus três compromissos na regional, enquanto o time A, encerrou a competição com 4 vitórias.

Nas provas do tênis de mesa, Iracema do Oeste foi o destaque conquistando quatro títulos. No femininas de 12 a 14 anos, o Colégio Getúlio Vargas foi o primeiro lugar do individual com Mariana Cadamuro Lemos e em duplas, também com Mariana Cadamuro Lemos e Larissa Geovana de Souza. De 15 a 17 anos, os títulos foram conquistados com Gabrielly Felipe da Silva no individual e com a mesma Gabrielly em dupla com Eduarda Vitória Moreira. De Assis Chateaubriand, o Colégio Integração foi primeiro lugar no individual de 12 a 14 anos com Rafael Cardoso dos Santos e o mesmo Rafael em dupla com Francisco Marque Fioravanti. De 15 a 17 anos, destaque para o Colégio Humberto de Alencar Castelo Branco de Jesuítas, vencedor do individual por meio do atleta Vinicius Mendonça e o mesmo Vinicius em dupla com Mateus dos Santos Sandri.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Assis Chateaubriand, faturou a maioria dos títulos do xadrez, encerrado na manhã desta quarta-feira. No total, foram cinco primeiros lugares, todos na categoria de 15 a 17 anos. Também teve participação expressiva, o Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco de jesuítas que conquistou três títulos na classe de 12 a 14 anos, sendo um no masculino rápido, outro no relâmpago masculino e o terceiro no convencional masculino. Os títulos do rápido feminino de 12 a 14 anos foram para o Colégio Estadual Guimarães Rosa de Assis Chateaubriand e o relâmpago feminino ficou com o Colégio Estadual Getúlio Vargas de Iracema do Oeste.

Foram seis inesquecíveis dias na capital da Amizade que ficarão nas memórias de mais de dois mil alunos atletas que participaram desta memorável Fase Regional dos 69° Jogos Escolares do Paraná - JEPS na cidade sede em Umuarama, realizados entre os dias 19 a 24 de maio.

Um dos pontos altos deste JEPS, com o lendário Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa tomado pelo público que acompanhou uma abertura oficial muito bem apresentada em seus mínimos detalhes e com um show a parte do Tiro de Guerra 05-012 com todo o seu imponente padrão militar de apresentação oficial.

Muitos setores da economia umuaramense comemoraram um lucro extra durante a semana dos JEPS, ramos como hotelaria, lanchonetes, bares, lojas de conveniência, supermercados, sorveterias e vendedores ambulantes obtiveram um aumento superior a 100% comparado a um dia normal, atendendo aos ilustres visitantes da região participantes dos JEPS.

A competição esportiva contou com alunos atletas de 47 unidades educacionais de 19 municípios oriundos do NRE - Núcleo Regional de Educação de Umuarama para disputar em sete modalidades: futsal, vôlei, handebol, basquete, xadrez, atletismo e tênis de mesa.

Umuarama recebeu alunos atletas de Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Nova Olímpia, Perobal, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Tapira e Xambrê.

Durante seis dias, mais de mil alunos participaram da Fase Regional dos 69° Jogos Escolares do Paraná - JEPS na cidade de União da Vitória. O evento ocorreu entre os dias 19 e 24 de maio.

A abertura Um dos pontos altos deste JEPS, com o que aconteceu no Ginásio Municial isael Pastuch tomado pelo público que acompanhou uma abertura onde cada delegação pode se apresentar.

A competição contou com a presença de alunos de 34 unidades educacionais dos municípios oriundos do NRE - Núcleo Regional de Educação de União da Vitória para disputar em seis modalidades: futsal, vôlei, basquete, xadrez, atletismo e tênis de mesa.

Os locais escolhidos para as competições incluíram o Estádio Municipal Antiocho Pereira, o Ginásio Municipal Prof. Isael Pastuch, o Ginásio da Uniuv, o Sesc de União da Vitória, além dos ginásios dos Colégios Estaduais Renato Otto, no bairro Cristo Rei, e Túlio de França, no bairro Ponte Nova.

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS