FAQ - Perguntas mais frequentes | Regulamento 2021 31/03/2021 - 17:49

O Geração Olímpica publicou na última sexta-feira (26) o Regulamento da 10ª Edição do maior programa de bolsa-atleta em nível estadual. Conheça aqui as perguntas mais frequentes recebidas pela equipe administrativa e tire suas dúvidas sobre o regulamento:

Lembramos que no dia 05 de abril, às 14h, haverá uma LIVE para tirar as principais indefinições. Caso elas persistam, envie seu questionamento para o geracaoolimpica@esporte.pr.gov.br. Atenção: em função do trabalho remoto dos servidores da Paraná Esporte, não haverá atendimento telefônico.

Fique atento as nossas redes sociais @geracaoolimpicapr e compartilhe essas informações:

Caso não tenha encontrado as respostas para suas dúvidas neste FAQ, em nosso site, em nossas redes sociais ou com a Federação, entre em contato pelo e-mail: geracaoolimpica@esporte.pr.gov.br. Lembrando que não haverá atendimento telefônico em função do trabalho remoto dos servidores da Paraná Esporte.

O critério de seleção de pré-aprovados leva em consideração a participação do candidato no Geração Olímpica no último ciclo Olímpico, tendo como ano de corte o ano de 2020. Dessa forma foram analisados os participantes de 2020 seguido de participações em 2017, 2018, 2019. No último ano poucas competições foram realizadas e muitas modalidades ficaram sem eventos. Por isso, esse critério foi estabelecido e aprovado pela Comissão Estadual de Avaliação. O fato do nome do atleta não constar nesta pré-lista não o impede de realizar a inscrição e concorrer às bolsas remanescentes na categoria desejada.

Dadas as poucas competições realizadas no último ano, que dificultaram o processo de pontuação e comprovação de suas performances, neste edição leva-se em conta as  participações do candidato como bolsista do Programa no último Ciclo Olímpico, tendo como critério base a participação em 2020.

O Geração Olímpica orienta que o atleta converse com o seu treinador(a) para verificar a possibilidade de avançar na categoria desejada, pois caso não seja aprovado na categoria que avançou, não poderá voltar a concorrer na categoria em que foi pré-selecionado.

Para as categorias FORMADOR ESCOLAR e ESTADUAL (EAD) você deve, obrigatoriamente, estar regularmente matriculado e frequentando estabelecimento de ensino no Estado do Paraná e atender aos requisitos mínimos exigidos por lei quanto à frequência e avaliação ao longo do ano em curso.

É necessário estar matriculado em um curso de pelo menos um ano de duração que comprove que o candidato continuará estudando. Cursos específicos, como de idiomas e de duração curta, não serão válidos. Em caso de dúvidas sobre a instituição em que está matriculado, encaminhe um documento da instituição de ensino para o nosso e-mail para que possamos avaliar se estão de acordo com o regulamento.

O regulamento do Programa Geração Olímpica não impede que o candidato receba recursos de outras fontes e acumule com a bolsa do programa. No entanto, é preciso verificar se o outro programa do qual você já é bolsista permitirá receber e acumular outros recursos.

Será permitida a inscrição somente em uma das categorias oferecidas no PROGRAMA GERAÇÃO OLÍMPICA, ficando a critério de cada candidato a escolha dela. Depois de realizada a inscrição não será permitida a troca de categoria na qual o candidato se inscreveu. Caso haja mais de uma inscrição para o mesmo candidato, todas serão indeferidas.

Sim, caso não esteja relacionado na lista indicada no Anexo III do regulamento, deverá obrigatoriamente ter participado em uma das seguintes fases dos Jogos Escolares do Paraná: REGIONAL, MACRORREGIONAL ou FINAL, no ano de 2019, comprovando sua participação e resultados obtidos na mesma modalidade em que está pleiteando a bolsa.

São para Atletas ou Técnicos que comprovarem, por meio de convocação oficial emitida pelo Comitê Olímpico do Brasil COB ou pelo Comitê Paralímpico Brasileiro CPB, sua convocação e participação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tokyo a serem realizados em 2021. Caso o candidato seja convocado, mas não tenha em mãos este documento até a data limite para o envio ao programa, o mesmo deverá informar no campo de competições em sua ficha de inscrição e a Coordenação do Programa buscará essas informações oficiais junto ao COB e CPB

Se o candidato não for convocado para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2021, os mesmos deverão comprovar resultados DE PÓDIUM (1º, 2º e 3º lugares) em competições oficiais internacionais, indicadas pelas respectivas Entidades de Administração do Desporto, concorrendo desta forma a vaga na categoria INTERNACIONAL.

As inscrições serão abertas após a LIVE de tira-dúvidas, no dia 05 de abril, às 14h. O período de inscrições começa às 17h do dia 05 de abril com término no dia 16 de abril às 17h.