Esporte promove "O Paraná Veste Rosa - Papo de Mulher" 21/10/2022 - 15:08

Na manhã desta última quinta-feira (20), a Superintendência Geral do Esporte realizou um evento especial de conscientização da campanha do Outubro Rosa, o Paraná Veste Rosa - Papo de Mulher. Além de diversas ações promocionais, sorteios e homenagens, aconteceu uma roda de conversa com compartilhamentos de experiências e vivências acerca do tema.

 

A roda de conversa foi mediada pela terapeuta, Carla Pimentel, e teve participação especial da diretora do Projeto Maestro da Bola, Renata Pozzi, a assessora técnica do setor de Gestão de Demandas, Rubia Marcieli de Lima Rossi, e da primeira-dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa, que abriu o evento destacando que o câncer de mama e do colo do útero são os tipos de câncer mais comuns em mulheres.

 

“Quanto mais a gente faz esse tipo de encontro, quanto mais a gente fala sobre o tema, do quanto ele é importante, nós temos que incentivar, aumentar e cada uma aqui será uma multiplicadora na vida dessas outras mulheres e só assim nós vamos salvar muitas vidas. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata a mulher, o segundo é o de colo de útero, no mês de outubro a gente faz essa grande campanha mundial, essa mobilização. Nós mulheres temos que falar mais, ajudar mais, ser amiga, ser companheiras, ser parceiras dessas mulheres que estão passando por esse momento difícil. Nós vivemos de fases em nossas vidas, é uma fase que vai passar e nós temos que dar força para essas mulheres que estão passando por esse momento delicado. A minha grande mensagem é: se ame, se olhe, seja protagonista da sua vida, da sua história, isso só depende de você, de cada uma de vocês, primeiro vocês tem que querer, você tem que querer muito. A gente vive de escolhas, então temos que escolher cuidar da nossa saúde, escolher prevenir.”, comenta a primeira-dama.

 

Compartilhando experiências sobre o tema, Carla Pimentel fala um pouco sobre sua experiência de vida e sua luta. “Perguntei ao doutor o que ele sugeriria, ele me disse que o mais correto era eu realizar a cirurgia. Foi após a cirurgia que eu fui entender a gravidade daquilo que eu estava vivendo, foram extraídas completamente as duas mamas. Foi quando o médico me mostrou aqueles tumores que eu entendi que não estava me cuidando da maneira que eu acreditava que estava. Eu sempre realizei exames, mas este tipo de câncer apareceu muito rápido, de uma maneira inesperada. Muitas vezes você pode não ter uma cardiologista para te encaminhar para realizar exames, ou até mesmo amigas para te cobrar sobre exames, mas hoje, o esporte está aqui para te alertar, para te ajudar e te mostrar que o caminho certo é se cuidar, se prevenir", ressalta Carla.

 

Renata Pozzi também vivenciou o câncer de mama recentemente, e alertou a todas sobre o cuidado de prevenção. “Hoje, depois de quatro anos ainda estou em tratamento, minhas aplicações. Falar faz bem, compartilhar, ajudar ao próximo. Durante o tratamento você se vê sem poder planejar, sem saber se estará bem no dia de amanhã. Eu lembro que, quando estava doente, meu oncologista me perguntou o motivo de eu ter parado de praticar atividades físicas e eu não soube responder. A doença não pode fazer você parar de se cuidar, pois só irá piorar seu caso. O esporte me faz um bem incrível, comecei a enxergar o mundo com outros olhares, a não deixar pra lá os exames, estar sempre se cuidando. Com certeza a prevenção é o melhor caminho”, incentiva.

 

Finalizando a roda de conversa, Rubia falou um pouco sobre este tema tão delicado e de grande importância. “Fui diagnosticada com câncer de mama muito jovem, tinha 34 anos quando senti um carocinho na mama direita em 2020. Eu já fui procurar o médico porque tinha histórico na minha família, minha mãe também teve câncer de mama muito jovem, então eu já tinha essa conscientização de que eu precisava procurar um médico a tempo. Meus exames saíram muito rápido e consegui fazer um tratamento ágil e hoje estou considerada curada. A campanha do Outubro Rosa é muito importante pois as mulheres têm que ter noção, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e as pessoas poderiam ter um diagnóstico mais rápido e ter um tratamento mais leve se as pessoas procurarem ajuda médica antes”, finaliza.

 

Durante o evento, a primeira-dama apresentou o projeto Ame-se, plataforma do Governo do Estado criada para ser um suporte de informações que possam orientar o público feminino de forma mais simples e descomplicada sobre diversos assuntos, principalmente relacionados à saúde pública.

 

AÇÕES O Governo do Estado disponibiliza mais 1,2 milhão de exames citopatológicos do colo do útero durante o ano, fazendo uma média de 100 mil exames por mês, em todo o Paraná. Durante o Outubro Rosa a oferta de exames triplica, chegando a 300 mil.

 

A recomendação é que os exames da mama ocorram a cada dois anos para mulheres entre 50 a 69 anos, e o exame citopatológico do colo uterino (Papanicolau) a cada três anos em mulheres de 25 a 64 anos, se os resultados estiverem normais. Ele pode ser feito em qualquer unidade de saúde.

 

Algumas das pautas apresentadas foram as batalhas que cada uma que estava ali passou, tendo histórias diferentes, mas com o intuito de mostrar que o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama, porque quando identificado cedo, pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos, dificultando ainda mais o processo.

 

O objetivo da campanha do Outubro Rosa é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

 

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

 

GALERIA DE IMAGENS