Esporte movimenta final de semana na capital, litoral e no noroeste do Estado 17/07/2023 - 18:19

Sexta, sábado e domingo foram marcados pelo esporte em todo o estado, com eventos acontecendo desde o noroeste até o litoral. Confira como foi o final de semana:

69º JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ - FASE FINAL 15 A 17 ANOS

Iniciado na última sexta-feira (14), a fase final dos 69º Jogos Escolares do Paraná 15 a 17 anos estão acontecendo na cidade de Maringá e contam com a participação de  mais de 6 mil pessoas entre atletas, dirigentes, arbitragem e organizadores, de 782 escolas de 230 municípios paranaenses. O evento vai até o próximo sábado (22).

A 69ª edição dos Jogos Escolares é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, em parceria com a Prefeitura de Maringá, a Secretaria Estadual de Educação e os Núcleos Regionais da Educação.

Para a coordenadora dos JEPS, Márcia Tomadon, os jogos tem acontecido de forma organizada e com grande apoio na prefeitura municipal e do Núcleo Regional de Educação tudo isso com o objetivo de atender os melhores atletas do estado: “Temos tido um alto nível técnico nas competições por conta de toda a estrutura disponibilizada para nossos alunos e professores aqui na cidade de Maringá, com certeza teremos muitos recordes e uma grande competição até o dia 22.”

No primeiro final de semana três modalidades (taekwondo, wrestling e ginástica rítmica) finalizaram as disputas que valem vaga para compor a delegação paranaense que irá representar o estado nos Jogos da Juventude Brasileiros.

No Taekwondo foram mais de 60 instituições de ensino do estado competindo no Parque do Japão nas categorias poomsae e luta.

O Mestre Diogo Freire, de Londrina, treinador dos cinco atletas que conquistaram o ouro na categoria de luta, fala sobre a final dos JEPS “A competição é muito importante para a valorização do desporto escolar, parabenizo a organização pela realização do evento e também pelo incentivo aos atletas, se Deus quiser vamos representar o Paraná no brasileiro e o Brasil no mundial”.

O Ginásio de Esportes da Associação de Funcionários Municipais de Maringá (AFMM) foi palco das disputas da ginástica rítmica. No sábado foi dado início às apresentações da fase classificatória com os aparelhos de arco, bola, fita e cinco cordas da primeira divisão, segunda divisão e ACD. O domingo foi seguido pelas finais com as oito atletas com as melhores pontuações.

Um dos destaques do primeiro final de semana dos JEPS foi a atleta Eduarda Goes Guardiano, a Duda, de 12 anos, que foi campeã da modalidade de wrestling na categoria até 39kg. Duda é de São José dos Pinhais e estuda no Colégio Estadual Ipê. 

Participando pela primeira vez da competição, Duda nasceu sem a perna esquerda, mas desde pequena teve interesse nas lutas, começando a treinar jiu-jitsu aos sete anos. Por causa do baixo número de atletas na categoria de atletas com deficiência do wrestling, Duda decidiu competir na categoria convencional. 

O professor de Duda conta um pouco sobre a trajetória da atleta que já foi campeã paranaense na categoria convencional e campeã brasileira de parajiujitsu: “No jiu-jitsu já estamos acostumados a ver a Duda dar show, mas no wrestling, que é uma luta de queda, para ela que não tem um membro inferior, falta muito equilíbrio, então imaginamos que ela viria somente para participar", disse o treinador Rafael.

Márcia Tomadon, conta que ver a participação da atleta foi muito emocionante: “A participação da Duda nos Jogos Escolares do Paraná foi uma grande emoção para todos nós, ficamos perplexos com a atuação dela, seu carisma pela maneira como ela enfrentou as lutas e toda a competição em uma modalidade que exige resistência, foi muito bonito ver ela consagrar-se campeã.”

Os resultados completos estão disponíveis no aplicativo Paraná Esporte e no site da Secretaria de Estado de Esporte.

JOGOS DE AVENTURA E NATUREZA - FESTIVAL DE INVERNO

Com campeonatos e ações acontecendo desde o dia 7 de julho, o Festival de Inverno vem agitando o litoral paranaense com mais de 40  modalidades esportivas acontecendo até o dia 23 de julho. Entre os dias 15 e 16 foram 16 eventos acontecendo em seis cidades: Guaratuba, Matinhos, Paranaguá, Morretes, Antonina e Pontal do Paraná. Entre eles estão competições de futevôlei, vôlei de praia, natação em águas abertas, patinação de velocidade, teqball, skate, além de ultramaratona no Morro dos Perdidos, balonismo, beisebol kids, escalada, tiro com arco, motocross e corrida de aventura.

O Festival de Inverno é a segunda etapa do calendário dos Jogos de Aventura e Natureza de 2023. O evento é organizado pela Secretaria do Esporte, e realizado em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e Secretaria de Cultura, com apoio das prefeituras municipais e das federações esportivas.

O diretor de inovação e desenvolvimento da SEES conta que o Festival de Inverno é a maior etapa dos Jogos de Aventura e Natureza tanto em número de atletas quanto em modalidade e competições: “Tivemos atletas não só de todo o Brasil, mas também da América do Sul competindo nesse final de semana. Como a seleção paraguaia que veio competir no vôlei de praia, venezuelanos e argentinos no pan-americano de patinação e é claro, grandes atletas brasileiros no bodyboarding, teve para todos”, afirma.

Para o secretaria do esporte, um dos objetivos do Festival é fazer do esporte um indutor não só da saúde e do entretenimento, mas como do turismo também “Nosso objetivo é agitar o litoral no inverno, e nos últimos finais de semana fizemos isso, com hotéis e restaurantes lotados e os Jogos de Aventura e Natureza cumprindo seu papel.”

Confira como foram algumas competições:

A 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Bodyboarding foi a grande atração na Praia de Ipanema em Pontal do Paraná. O evento aconteceu pela primeira vez em águas paranaenses e recebeu 127 atletas de nove estados do Brasil, além de um público estimado de mais de 1.500 pessoas assistindo a competição. 

Pontal do Sul recebeu uma das grandes novidades dos Jogos de Aventura e Natureza com a 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Enduro Equestre. Ao todo foram 62 conjuntos (cavalo e cavaleiro) competindo em provas de regularidade (20km e 40km) e provas de velocidade (60km e 80km).

Lorenzo de 9 anos cavalga a mais de dois anos e conta como foi a experiência de participar do campeonato: “É muito bom cavalgar porque relaxa e deixa a gente em sincronia com a natureza, eu comecei por causa da minha mãe e da minha irmã e já treino há dois anos”.

Em Guaratuba, a 2ª etapa do Circuito Paranaense de Águas Abertas levou mais de 70 atletas para nadar nas águas do litoral. Os nadadores competiram em três provas: 1500 metros, 750 metros e 400 metros.

Também em Guaratuba, o Campeonato Pan-americano de Patinação em Velocidade teve a participação de 70 atletas do Brasil, Chile, Argentina e Venezuela e com um público de aproximadamente 400 pessoas. 

A argentina, Andrea, foi a grande campeã da categoria master, além de ser muito ativa nas discussões sobre esporte e etarismo, a atleta conta que a prova foi uma experiência única: Estou muito feliz, tudo correu bem apesar de que havia dificuldades e fico muito feliz em compartilhar isso com minha família e meu marido, ele sempre diz que nunca é tarde para começar um esporte novo e aqui estou eu.”

O Campeonato Paranaense de Handebol de Areia e o Campeonato de Beach Tennis foram os destaques das areias de Matinhos. No Handebol foram mais de 100 atletas competindo e no Beach Tennis foram mais de 200 duplas de todo o estado.

Em Paranaguá, o Aeroparque sediou o Circuito Paranaense de Vôlei de Praia que contou com 153 duplas inscritas e aproximadamente 300 atletas de diversas cidades do Paraná competindo durante o final de semana. As disputas foram divididas em 5 categorias masculinas e femininas: Sub-15, Sub-17, Sub-21, Adulto e Master, feminino e masculino.

Ao todo foram 21 duplas são da categoria Sub-15 (22 duplas feminino e 9 masculino), 39 do Sub-17 (20 feminino e 19 masculino), 41 disputam o Sub-21 (13 feminino e 28 masculino), 25 o Adulto (9 feminino e 16 feminino), e 15 pela categoria Master (4 feminino, 6 masculino 45+ e 5 masculino 50+).

Ainda no Aeroparque, mais de 200 atletas participaram da 2ª etapa do Campeonato Paranaense Basquete 3x3. Os atletas disputaram nas categorias Sub-15 masculino, Sub-18 masculino e feminino, Sub-23 masculino e adulto feminino e masculino. Ao todo, 50 equipes estarão participando da competição.

PRÓXIMO FINAL DE SEMANA – Os campeonato paranaenses de Motocross, em Pontal do Sul, e o de Capoeira, em Pontal do Paraná, são as próximas atrações do Festival de Inverno. As competições serão sábado e domingo (22 e 23) e a expectativa é que mantenham o clima de agitação, energia e alegria já verificado nos dois primeiros fins de semana do festival. O evento está mantendo em alta a presença de turismo e o movimento da economia da região. 

PEDALA AQUECE PARANÁ

No dia 16 de julho, Curitiba recebeu o passeio ciclístico que tinha como objetivo incentivar a doação. O grupo saiu às 8h do terminal do Carmo em direção ao Ginásio do Tarumã. Na sequência, seguiram ao Parque das Águas, em Pinhais. Foram mais de 350 ciclistas participando do passeio e mais de 2 mil peças doadas.

Segundo Rogério Riva, coordenador do programa, o evento foi um sucesso: “Foi uma ação bem bacana e agora estamos aguardando para ver como será nos próximos municípios, aqui em Curitiba tivemos vários grupos envolvidos e arrecadamos mais de 2 mil peças de roupas que foram doadas para a Fundação de Ação Social de Curitiba e outra parte para entidades de apoio ao câncer infantil.”

A ação acontece em parceria com a Superintendência Geral de Ação Solidária e ocorre até o dia 27 de agosto em diversos municípios do estado, com o propósito de arrecadar doações de cobertores e agasalhos.

Confira outros municípios e datas que vão receber o Pedala Aquece Paraná 2023:

JULHO

Castro – 08/07 

Ipiranga– 15/07

Imbaú – 22/07

Campo Largo – 23/07

Ponta Grossa – 23/07

AGOSTO

Telêmaco Borba – 11/08

Prudentópolis – 12/08

Marialva – 27/08

 

GALERIA DE IMAGENS