Equipe da Paraná Esporte implementa protocolos de saúde em suas instalações no Verão Consciente  07/01/2021 - 11:07

A equipe do Verão Consciente segue rigorosamente os protocolos de saúde para evitar possíveis transmissões do novo coronavírus durante o período de trabalho nesta temporada. Com cerca de 200 pessoas, a equipe formada por profissionais e acadêmicos de Educação Física, Enfermagem, Comunicação, artistas de circo, além da equipe de apoio, realiza no Litoral e na Região Noroeste do Estado ações informativas aos veranistas sobre os cuidados que devem ser tomados em relação à covid-19. 

O primeiro passo dado foi a testagem em todos os integrantes. Se por ventura algum caso seja constatado por esse teste ou algum dos profissionais e acadêmicos apresente sintomas, o protocolo de isolamento é automaticamente acionado. Em seguida, o teste é realizado novamente, para confirmação e, até que o novo resultado saia, o indivíduo permanece isolado em local previamente destinado e preparado para o acolhimento.

Entre os cuidados também estão as aferições de temperatura corporal diárias de todos os integrantes do projeto, monitorada pelos acadêmicos de Enfermagem. Afinal, estar em alerta para qualquer alteração corporal é a recomendação da acadêmica do sétimo período de Enfermagem, Caroline Duarte Bernardes, que integra a equipe do Verão Consciente.

“Dentre os sintomas mais comuns da covid-19 estão a tosse seca, coriza, perda do olfato, dor de garganta, disfunções gastrointestinais, cansaço e febre, sendo esta alarmante quando acima de 37,8°C e normalmente aparece acompanhada de outros sintomas. Então, prestar atenção em todos esses sinais virou uma rotina ainda mais intensa para nós que estamos convivendo mais próximos nesse período”, comenta Caroline.

Os alojamentos seguem rotineiramente as regras de distanciamento social, uso obrigatório de máscara em todos os cômodos e álcool em gel distribuído em diversos pontos. “Nossa maior preocupação é levar conscientização para os veranistas, mas também manter todos esses cuidados com cada integrante da nossa equipe”, explica o coordenador do projeto, Mauro Cachel.

As atividades desenvolvidas pela Paraná Esporte foram adaptadas nesta temporada e fazem parte da Operação Verão Consciente 2020/2021, uma ação conjunta realizada pelo Governo do Estado, por meio de diversas secretarias. As ações iniciaram no dia 26 de dezembro e vão até o dia 31 de janeiro em oito postos fixos, nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Porto Rico, e itinerantes em Guaraqueçaba, Morretes e Paranaguá.