Encontro de Gestores do Esporte começa em Foz do Iguaçu 14/04/2023 - 13:12

Começou ontem (13), em Foz do Iguaçu, o VIII Encontro de Gestores de Esporte do Estado do Paraná.  A edição deste ano está lançando eventos da Secretaria de Estado do Esporte e apresentando os planos do governo para o restante de 2023. Além disso, tem como objetivo compartilhar resultados das políticas aplicadas pela secretaria e criar uma troca de experiência entre os municípios. O primeiro dia do evento contou com 599 participantes, de 255 cidades.

Após o credenciamento, na parte da tarde, foi organizada uma mesa temática, com diversas apresentações, palestras e discussões a respeito de gestão esportiva. Dentre os assuntos debatidos estão Estrutura, diretrizes e plano de ações para o esporte; Cadastro Esportivo Municipal; Planejamento Institucional Quadriênio, O Esporte Que Queremos em Curitiba e o lançamento da segunda etapa do mesmo. No fim, foram apresentadas entrevistas e sorteios.

A coordenadora do encontro e do Planejamento da Secretaria de Estado do Esporte, Joselene Anjos, conta que uma das novidades da edição é a entrega das certificações de selo bronze aos municípios conforme a adesão em relação à proposta que o Esporte Que Queremos fez aos 399 municípios. “Temos um número bem significativo (100%) no que diz respeito às cidades mapeadas no cadastro esportivo municipal. Já estamos na frente no ranking nacional, sendo o único estado do Brasil com todos os municípios mapeados em uma plataforma de pesquisa e diagnóstico esportivo”, complementa.

No primeiro dia do evento, 72 municípios receberam também o certificado de selo prata, simbolizando que desenvolveram e consolidaram as políticas municipais do programa, sendo capacitados para isso e recebendo consultoria do Instituto de pesquisa Inteligência Esportiva.

Participando pela primeira vez do encontro, o secretário de esporte de Boa Vista da Aparecida, Gilvair Alves, está em busca de conhecimento e tem boas expectativas “Quero aprender sobre o incentivo ao esporte. Somos uma cidade pequena, então toda ajuda é recebida de portas abertas e ouvidos atentos. Será gratificante para o nosso município”, afirma Alves.

André Rodrigues de Lima, diretor de esportes de Ibiporã, já esteve no evento na última edição, em dezembro de 2021. “Foi muito bacana, trocamos experiência com alguns municípios, aprendemos bastante coisa para colocar em prática. O Esporte Que Queremos foi fundamental para realizarmos o loteamento do que a gente pretende como cidade, foi muito rico. As expectativas são muito boas, a gente pretende levar coisas novas mais uma vez.”, conta.

A cubana Milaida Rodriguez, funcionária do Rafain Palace Hotel em Foz do Iguaçu, tem uma bela história com o esporte: “Moro aqui há quatro meses e não sei falar muito bem o português, comecei a trabalhar em hotel, com limpeza. Eu era profissional do esporte em meu país, licenciada em educação física e trabalhava na diretoria de esporte com metodologia de controle interno e também assessorando os demais processos. Trabalhei 20 anos com esporte como diretora em um combinado esportivo conhecido como Escola Esportiva, que atendia todas as idades, de crianças a idosos. Estou apenas começando a minha vida no Brasil”, conta emocionada ao acompanhar o Encontro de Gestores.

A ESCOLA DO ESPORTE NO ENCONTRO DE GESTORES

Outro programa da secretaria que está presente em Foz do Iguaçu é a Escola do Esporte. O coordenador do projeto, Antônio Carlos Dourado, conta que o objetivo é capacitar e trabalhar com a formação continuada de quem atua no esporte dentro do estado do Paraná. São ofertados cursos voltados à gestores públicos municipais, profissionais da educação física, técnicos esportivos e professores da rede pública. “De um modo geral, queremos melhorar o conhecimento de quem atua no esporte”, conclui Dourado.