Encerrada a primeira etapa dos Jogos da Juventude do Paraná 05/06/2023 - 15:10

Entre os dias 01 e 04 de junho, 12 núcleos regionais do estado receberam a primeira etapa dos Jogos da Juventude do Paraná. Os jogos são uma iniciativa do Governo do Estado, realizados pela Secretaria do Esporte com apoio dos governos municipais. Eles fazem parte dos jogos oficiais do Estado desde os anos 1980.

A edição deste ano reúne mais de 12 mil atletas e treinadores - número é 33% maior que o da edição anterior, com 9 mil participantes. O número de equipes inscritas também subiu, de 597 para 794. O evento conta com a participação direta de 285 municípios.

Os resultados da primeira etapa, você confere AQUI. A segunda etapa acontece na reta final do mês de junho, entre os dias 22 e 25. 

Abaixo estão disponíveis matérias realizadas em parceria com jornalistas locais de cada município-sede.

Após três dias de intensa movimentação esportiva, a cidade de Astorga, que foi sede da regional de Maringá no JOJUPS, pôde conhecer o melhor do esporte da região com seus competidores, classificando suas respectivas cidades. 

Assim sendo por modalidade, ficou a seguinte classificação para a próxima fase no masculino e feminino sub-17:

Futsal Feminino - Maringá, Iguaraçu, Florai, Paranavaí, Nova Esperança e Sarandi.

Futsal Masculino - Sarandi, Paranavaí, Marialva, Guairaçá, Paraíso do Norte, Santo Antônio do Caiuá, Ângulo e Terra Rica.

Handebol Feminino - Astorga, Alto Paraná, Ourizona e Sarandi.

Handebol Masculino - Astorga, Mandaguaçu, Alto Paraná, Colorado, Marialva e Paranavaí.

Voleibol Masculino - Paranavaí, Mandaguari, Tamboara e Sarandi.

Voleibol Feminino - Astorga, Marialva, Lobato, Paranavaí, Tamboara e Sarandi.

Basquete Masculino - Maringá, Astorga, Sarandi e Terra Rica.

Centenário do Sul viveu dias de glórias com um sentimento de orgulho ao realizar, como cidade sede, a Etapa Regional dos 35º Jogos da Juventude do Paraná - JOJUPS nas modalidades de Basquetebol, Futsal e Voleibol nos naipes masculino e feminino com cerca de 800 jovens atletas de 14 a 17 anos.

A cidade de Centenário do Sul está localizada ao norte do Paraná, com uma população de cerca de 10 mil acolheu de 17 cidades participantes: Alvorada do Sul, Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraiso, Bom Sucesso, Cambé, Cafeara, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Jandaia do Sul, Lupionópolis, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Rolândia e Sabáudia.

ABERTURA OFICIAL: Foi uma noite festiva e agradável à população presente no Ginásio de Esportes José Ferreira Lima, juntamente com os jovens atletas participantes desta etapa regional que assistiram ao desfile das delegações, a entrada do fogo simbólico, o juramento do atleta, apresentações artísticas e amistoso de futsal.

Um dos pontos altos da festa de abertura foram as apresentações artísticas do grupo de dança, da cidade de Mandaguaçu, o grupo Zakharova, que contou com a participação de 18 integrantes, simbolizando cada uma das delegações, e apresentou ritmos como: jazz dance, street, funk e ballet clássico.

O coordenador geral desta etapa regional dos JOJUPS, Vilmar Caus, popular "Mazinho", destacou durante seu pronunciamento o trabalho e esforço da administração pública de Centenário do Sul para garantir a realização desta etapa regional na cidade e citou ainda: "vivemos num mundo tecnológico de redes sociais e internet, mas que estas tecnologias sejam usadas em favor da prática esportiva e do desejo de participar de eventos assim como este, pois estar aqui já é uma grande vitória", concluiu "Mazinho".

Após três dias de muita disputa, no domingo (04) foi encerrada a primeira etapa da Fase Regional dos 35º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) disputada em Clevelândia. A competição envolve 17 municípios da área de abrangência do Escritório Regional do Esporte de Pato Branco (Região 9). Aproximadamente 600 atletas disputaram as modalidades de voleibol e futsal, nos naipes masculino e feminino. Os times melhores classificados retornam para as disputas semifinais que acontecem de 23 a 25 de junho, juntamente com o basquete e o handebol.

A modalidade com maior número de equipes foi o futsal com 22, sendo sete femininas e 15 masculinas. A modalidade é bastante tradicional na região, com equipes compostas por atletas da base de times que jogam o Campeonato Paranaense de Futsal. Essa força ficou expressa no confronto na disputa pela primeira colocação no Grupo 3. Em jogo de muitas emoções, Chopinzinho venceu nos pênaltis Francisco Beltrão e garantiu a vaga na próxima etapa.

Após o empate em 2 a 2, os times foram para as cobranças alternadas e Chopinzinho garantiu os gols nas três primeiras. Do outro lado, os beltronenses não conseguiram furar o goleiro Kailon, que defendeu duas penalidades e viu a terceira ser chutada para fora. “A vida de goleiro é essa. Durante o jogo eu falhei, acabei tomando um gol em uma bola que poderia ter sido defendida, porém tive a felicidade de me redimir”, disse. Kailon ainda agradeceu o apoio dos companheiros de equipe. “A gente é um time e eles me deram força quando errei. Que bom que pude retribuir a confiança”. Além de Chopinzinho, pelo masculino estão disputarão a semifinal Clevelândia, Pato Branco e São João. No feminino, Dois Vizinhos, Ampére, Pato Branco e Chopinzinho avançaram. 

A outra modalidade com disputas foi o voleibol. Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Pato Branco e Marmeleiro, pelo masculino, carimbaram os passaportes para as semifinais. Pelo feminino, Dois Vizinhos, Santo Antônio do Sudoeste, Chopinzinho e Pato Branco disputarão o título e a classificação para a Macrorregional que acontecerá em Palmas.

A cidade de Corbélia, no oeste do Paraná, recebeu cerca de 800 pessoas entre atletas, comissões técnicas e arbitragem, para disputa da 1ª Fase Regional dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUP’s) 2023.

Um total de 60 equipes se fizeram presentes representando as cidades de: Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Campo Bonito, Capanema, Capitão Leonidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Guaraniaçu, Lindoeste, Matelândia, Planalto, Pranchita, Realeza, Santa Izabel do Oeste, Santa Lucia, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste 

Os jogos iniciaram-se na sexta-feira (02) no período da manhã com disputas nas modalidades de voley e futsal, masculino e feminino; sendo que as competições foram realizadas no ginásio de esportes Senador José Richa, no ginásio de esportes da Sauna Clube Corbélia e também no ginásio de esportes Olívio Durigon, no distrito da Penha, até o domingo, onde foram definindaa as equipes vencedoras e que garantiram vaga na próxima fase da competição.

Com uma estrutura que contou com alojamentos, refeitório e atendimento médico, toda a programação ocorreu conforme o planejado com destaque para o respeito entre os atletas que também se portaram de maneira organizada sem registros de problemas dentro ou fora das quadras.

Além de movimentar o município oferecendo entretenimento, diversão e cultura, os Jogos da Juventude do Paraná ainda fomentaram a economia local, um dos fatores sociais envoltos a prática do esporte que acaba ultrapassando as linhas das quadras trazendo benefícios para toda a comunidade.

Depois de quatro dias de competição, a fase classificatória da etapa regional, em Faxinal, do 35º Jogos da Juventude do Paraná é finalizada. Cerca de 900 atletas e 130 dirigentes participaram da competição que envolveu 24 municípios do Polo Regional 12, de Ivaiporã. As finais da região acontecem entre os dias 22 e 25 de junho.

Os atletas disputaram nas modalidades coletivas de futsal e vôlei, nas categorias masculina e feminina, e também no basquete masculino. Ao longo do final de semana, a população pode assistir as partidas nas três praças esportivas e, principalmente, prestigiar os times da casa, que saíram com resultados positivos.

No futsal feminino, seguem para as disputas de semifinais, as equipes de Faxinal, Arapuã, São Pedro do Ivaí e Manoel Ribas. Enquanto no masculinos, os times de Faxinal, Kaloré, Pitanga, Borrazópolis, Ivaiporã, Lidianópolis, Manoel Ribas e Itambé competem nas quartas de finais. 

O voleibol segue para as semifinais. No feminino, foram classificadas as cidades de Manoel Ribas, Pitanga, Ivaiporã e Palmital. No masculino, continuam os times de Faxinal, Pitanga, Borrazópolis e Ivaiporã. No basquete masculino, as equipes de Marilândia do Sul, Pitanga, Ivaiporã e Jardim Alegre buscam a vaga na final.

Para o Secretário de Esportes e Turismo de Faxinal, Édi Willian Moreira dos Santos, a etapa foi concluída com sucesso e com engajamento da população da cidade. “Lotou o ginásio, principalmente, nos jogos da casa. Gritaram muito e se envolveram com o esporte em si”, destaca. 

Ele ainda complementa falando sobre a influência positiva do JOJUPS na cidade. Durante a competição, houve a procura de informações sobre o uso das quadras municipais para a prática de esportes e, também, sobre os treinos das equipes faxinalenses. Para ele, os jogos serviram para reacender a chama esportiva na população.

Além dos benefícios esportivos, o secretário ressalta a parte econômica em sediar o JOJUPS. “As pizzarias e lanchonetes estavam lotadas durante os dias de jogos. Houve, também, um grande movimento na parte de mercados e outros serviços”, relata. Édi conta que a população já está ansiosa para o próximo final de semana de competição.

Os jogos retornam no dia 22 de junho. Na próxima etapa também serão realizados os jogos de handebol masculino. Os campeões de cada modalidade se classificam para etapa macrorregional em Ibiporã, durante os dias 17 a 20 de junho.

Na tarde de domingo (04) foi encerrada a primeira etapa da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), em Irati. Com mais de mil participantes de 21 municípios da Regional 10, foram conhecidas as equipes classificadas no futsal, basquetebol e voleibol que seguem na disputa de título.

BASQUETEBOL 

O basquetebol masculino possui grupo único e, no fim de semana, foram realizadas duas rodadas. A classificação geral nesta primeira etapa ficou com União da Vitória em primeiro lugar, seguida de Pinhão, Irati, Guarapuava e Laranjeiras do Sul. Ainda acontecem três rodadas e a equipe que fizer mais pontos será a grande campeã.

FUTSAL

Nas disputadas femininas com a participação de 16 equipes em quatro grupos, seguem na disputa os primeiros lugares. A classificação geral ficou na seguinte ordem:

GRUPO A: Irati, Mallet, Turvo e União da Vitória 
GRUPO B: Pinhão, Antônio Olinto, São Mateus do Sul e Paulo Frontin (ainda sem definição aguardando definição do TJD)
GRUPO C: Rebouças, Foz do Jordão, Candói e Quedas do Iguaçu
GRUPO D: Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Paula Freitas e Cruz Machado

Das 21 equipes participantes no futsal masculino dividas em sete grupos, avançam para a segunda etapa as que ficaram em primeiro lugar e o segundo melhor por critério técnico.

A classificação geral ficou assim:

GRUPO A: Irati, Bituruna e Laranjeiras do Sul
GRUPO B: Espigão Alto do Iguaçu, Campina do Simão e Porto Barreiro
GRUPO C: Guarapuava, Paula Freitas e Foz do Jordão
GRUPO D: Antônio Olinto, União da Vitória e Cruz Machado
GRUPO E: Rebouças, Candói e Paulo Frontin
GRUPO F: Mallet, Quedas do Iguaçu (classificada) e Nova Laranjeiras
GRUPO G: Pinhão, São Mateus do Sul e Turvo

VOLEIBOL

O voleibol teve a participação total de 17 equipes. Nas disputas femininas (nove municípios) classificaram as que ficaram em primeiro lugar e o melhor segundo lugar por critério técnico.

GRUPO A: Irati, Mallet e Quedas do Iguaçu
GRUPO B: Guarapuava, Laranjeiras do Sul e São Mateus do Sul
GRUPO C: União da Vitória, Bituruna (classificada) e Pinhão 

Nos jogos masculinos com dois grupos e oito equipes, seguem na competição as que ficaram em primeiro e segundo lugares.

GRUPO A: Irati, Nova Laranjeiras, Bituruna e União da Vitória 
​​​GRUPO B: Laranjeiras do Sul, Pinhão, Quedas do Iguaçu e São Mateus do Sul

A segunda fase da competição acontece entre os dias 23, 24 e 25 de junho. Neste fim de semana também acontecem as disputas do handebol.

Neste final de semana o município de Loanda voltou a receber uma competição oficial do Governo do Estado, sendo sede da Fase Regional 06 dos Jogos da Juventude do Paraná. Durantes esses 4 dias de competições mais de 1200 pessoas, entre atletas, dirigentes e professores estiveram na cidade, sem contar as centenas de visitantes que passaram por Loanda prestigiando o evento durante o final de semana.

O município pôde usufruir de diversos benefícios com a vinda da competição. O comércio local comemorou o aumento das vendas ocasionados pelos Jogos. Era extremamente comum andar pelos estabelecimentos comerciais da cidade e ver atletas e visitantes fazendo compras, e consumindo no comércio local. “Tivemos um aumento considerável nas vendas nesse final de semana. Quem dera pudéssemos ter uma competição dessa por mês em nosso município”, declarou o proprietário de uma das principais panificadoras de Loanda Marcos Lopes de Souza.

Outro grande benefício do município para os Jogos foi na melhoria da estrutura de suas instalações esportivas. A Cerimônia de Abertura marcou a reinauguração do Ginásio de Esportes João Margato. “Loanda sempre foi conhecida como um grande polo regional do esporte. Foram diversas competições importantes aqui sediadas. E o Ginásio João Margato sempre foi uma referência. Neste último ano conseguimos reformá-lo e modernizá-lo, colocando-o novamente como um dos principais ginásios da nossa região. A reforma ainda não está totalmente pronta. Mais coisas ainda estão por vir”, declarou o secretário de esportes de Loanda Fábio Henrique de Oliveira. Outras praças esportivas como o Ginásio Maria Ligiane e o Ginásio da Vila União também passaram por manutenções, intervenções e pinturas para a realização dos Jogos.

Dentro das quadras 32 municípios disputaram quatro modalidades. Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol nesta primeira etapa. E na modalidade de handebol inclusive já foram conhecidos os campeões. No masculino o título ficou com a cidade de Tapejara, que venceu Francisco Alves na partida decisiva por 22x21. Já no feminino a medalha de ouro ficou com Francisco Alves ao derrotar Jussara por 20x11.

Nas outras modalidades a definição acontecerá na segunda etapa da competição a ser realizada ainda neste mês de junho, novamente em Loanda. Vale ressaltar que esta é uma competição para atletas até 18 anos.  

A cidade de Marechal Cândido Rondon recebeu neste final de semana (02 a 04) a 1ª etapa da Fase Regional 11 dos 35º Jogos da Juventude do Paraná, que reuniu 78 equipes de 26 município nas modalidades futsal, handebol e voleibol.

Após 90 jogos realizados em cinco diferentes ginásios, foram definidos os 28 times que voltarão a Marechal nos dias 24 a 26 de junho, para definir os campeões de cada modalidade que avançarão para a Fase Macrorregional dos Jojup’s, no mês de agosto, em Palmas. A elas, somam-se as Medianeira, Santa Helena e Foz do Iguaçu, as três equipes do basquete masculino que disputarão o triangular da modalidade. 

Em uma das disputas mais emocionantes no terceiro dia de disputas, o voleibol masculino de Foz do Iguaçu garantiu sua vaga na semifinal após vencer o duelo diante de São Miguel do Iguaçu por 2 sets a 1, com direito a 16/14 no tie-brake, após chegar a estar perdendo por 11 a 7.

“Foi um jogo eletrizante, após ganhar o primeiro set por 25 a 17, tivemos um ‘apagão’ no segundo set e ficamos a maior parte do jogo atrás do placar, e mesmo reagindo, não conseguimos virar. No tie-brake também ficamos atrás do placar, mas conseguimos uma ótima sequência de saques, bloqueios, defesas e contra-ataques, e buscamos a virada e a classificação”, relatou o técnico Alesson Barbosa, de Foz do Iguaçu, que vai enfrentar na semifinal a seleção de Toledo.

Paranaguá recebeu entre os dias 02, 03 e 04 de junho, a etapa regional dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs). A competição que reuniu mais de 1.000 atletas de 25 municípios diferentes em três dias intensos de jogos, contou com sete equipes representando a Cidade Mãe do Paraná.

Representada nas modalidades de basquete masculino, vôlei feminino e masculino, handebol feminino e masculino e futsal feminino, Paranaguá emplacou a classificação de seis das sete equipes, tendo em vista que a equipe masculina de futsal do município garantiu a classificação para a etapa final da competição em 2022, quando foi vice-campeã do JOJUPs na modalidade.

Para o secretário de Esportes, Helton Ambrósio, Paranaguá dá início a mais uma trajetória de sucesso nos Jogos Oficiais do Estado.

“Ano passado nossas equipes deram um show e as expectativas para esse ano não são diferentes. Muito trabalho vem sendo realizado pelas associações e o objetivo é chegar na fase final e sabemos que temos capacidade para isso”, finalizou o secretário.

Além da intensa movimentação no setor esportivo, a competição também foi responsável por movimentar o comércio local.

Sediada em Prudentópolis, a primeira fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná contou com a participação de times representando os municípios de Telêmaco Borba, Ponta Grossa, Castro, Jaguariaíva, Tibagi, Porto Amazonas, Ipiranga, Imbaú, Wenceslau Braz, Ortigueira, Ibaiti, Imbituva, São José da Boa Vista, Teixeira Soares, Carambeí, Porto Amazonas, Tomazina e Prudentópolis. Com a presença de mais de trinta profissionais da área esportiva, o evento abrangeu as modalidades de Futsal, Basquetebol e Voleibol.

Algumas autoridades também estiveram presentes nos JOJUP´S em Prudentópolis, como a Coordenadora dos Escritórios Regionais da Paraná Esporte, Rosimeire Decaires.

"Nossa visita nos Jogos da Juventude em Prudentópolis é em função da garantia de que o plano de governo está sendo cumprido, demonstrando nossa dedicação completa à área esportiva e nosso compromisso contínuo de trabalhar em conjunto com a comunidade. A parceria estabelecida com o município foi fundamental para o sucesso e realização desse evento. Por isso, em nome do nosso Governador Ratinho Júnior, do Secretário de Esporte do Paraná, Hélio Wirbinsk, e do Diretor Walmir Matos, quero agradecer ao Município de Prudentópolis, ao Secretário de Esportes Adriano Cardozo, e ao Prefeito Osnei Stadler. Embora haja um trabalho grande nos bastidores, a satisfação de proporcionar uma contribuição significativa para o esporte é ainda maior", disse Rosimeire.  Ela também destaca que o esporte transforma vidas e faz com que todos tenham oportunidade e uma vida diferente dentro da sociedade. 

Também presente no evento, o Secretário de Esportes do Município, Adriano Cardozo, expressou sua gratidão pela parceria entre o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Esportes, que possibilitou a realização dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUP'S). Ele elogiou o trabalho realizado por Ivan Marçal, Diretor Geral do evento, destacando também a chegada de Everson Kubiski, o novo Chefe do Escritório Regional da Paraná Esporte do Município de Ponta Grossa, que veio para fortalecer ainda mais os esforços realizados na região.

"Prudentópolis se mantém sempre receptiva e comprometida em ser parceira do Governo do Estado. Sabemos que ao sediar os jogos, também impulsionamos o comércio e o turismo em nossa cidade, onde sempre pudemos contar com o apoio fundamental do Governador Ratinho Júnior e de todo o trabalho realizado pelo Governo do Estado. Além disso, nós acreditamos também que por meio dos eventos esportivos, oferecemos oportunidades a todos os atletas, não apenas da nossa cidade, mas de toda a região, motivando-os em suas respectivas modalidades. Afinal, o esporte é sinônimo de saúde e qualidade de vida, e é isso que buscamos para a nossa região. O melhor de tudo é que o legado desses jogos permanecerá em nossa cidade, como os materiais esportivos que serão utilizados para apoiar nossos atletas ao longo do próximo ano. Por isso destaco aqui que Prudentópolis estará sempre pronta para atender e acolher as equipes da nossa região."

A equipe responsável pela organização dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUP's) em Prudentópolis expressou sua gratidão pelas parcerias fundamentais que tornaram possível o sucesso da primeira fase do evento. Ivan Marçal, Diretor Geral dos Jogos da Juventude, destacou a importância do elo forte e unido entre as pessoas envolvidas para alcançar um resultado de sucesso nessa primeira fase. 

"Posso dizer que fizemos um trabalho em equipe sólido e coeso. Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão ao Governo do Estado, ao nosso Governador Ratinho Júnior, ao Hélio Wirbinski e Walmir Matos, à Rosimeire Decaires e, acima de tudo, ao município de Prudentópolis, que fechou esse elo essencial para que eu e o Everson Kubiski pudéssemos intermediar esse JOJUP's e iniciar a primeira etapa da competição com enorme sucesso", afirmou Marçal.

Ivan também fez questão de destacar a honra de receber o apoio e prestígio da Prudentópolis, além de expressar sua gratidão pela parceria estabelecida com Adriano Cardozo, Secretário de Esportes do Município, nessa etapa. 

Everson Kubinski, recém-nomeado Chefe do Escritório Regional da Paraná Esporte no Município de Ponta Grossa, expressou sua gratidão e entusiasmo durante sua participação nos Jogos da Juventude do Paraná. Kubinski destacou sua satisfação em fazer parte da Secretaria de Esportes do Estado e sua determinação em contribuir ao máximo para o desenvolvimento esportivo no Paraná.

"Tenho imensa gratidão pela recepção calorosa que recebemos aqui nos Jogos da Juventude do Paraná em Prudentópolis. Estou extremamente contente em fazer parte da Secretaria de Esportes do Estado. Também estou motivado e comprometido em dar o meu melhor pelo esporte paranaense. Tenho como objetivo principal é estreitar ainda mais os laços entre os municípios e a Secretaria, buscando o melhor para o esporte do Paraná", declarou Kubinski.

Nos ginásios que receberam os Jogos da Juventude do Paraná em Prudentópolis, onde jovens atletas competiam pela classificação para a segunda fase dos JOJUP´s, uma jovem em particular se destacava não apenas pela sua habilidade no Futsal, mas também pelos sonhos que carregava. Alicia Lopes Iankoski, uma atleta determinada competindo no JOJUP´s pelo time de Ponta Grossa, guarda o sonho de  se tornar uma grande jogadora de futebol e conquistar os mesmos feitos de sua ídola, Marta da Silva, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela FIFA.

Desde muito pequena, nas brincadeiras e nas aulas de educação física na escola, Alicia se sobressaía, chamando a atenção com sua habilidade e paixão pelo esporte.

Ingressou no time de base feminino do Operário de Ponta Grossa, mas, infelizmente, o destino reservou um obstáculo em seu caminho. O time foi desfeito, e Alícia e sua família teve que buscar novas oportunidades para continuar treinando e aprimorando suas habilidades. Foi então que a família tomou uma decisão corajosa e a colocou no time masculino do Clube Guarani.

Adaptando-se rapidamente ao novo ambiente, na Copa Joga Junto de Ponta Grossa, onde competia lado a lado com os meninos, ela já se tornou uma figura familiar. Em suas cinco participações no torneio, Alicia conquistou o prêmio de craque do jogo em quatro ocasiões.

Emanuel Silveira Bertoncini, atleta da Seleção Brasileira sub-16 de vôlei, também esteve presente no JOJUP´s jogando pelo time de Ponta Grossa. “Dentro da seleção eu me sinto em outro mundo, está sendo uma experiência incrível. Eu tive pouco tempo de jogo para mostrar as minhas habilidades, mas dei tudo de mim, me esforcei ao máximo, e conseguir garantir meu nome ao lado dos melhores, gradeço muito a Deus pela oportunidade. Por isso eu vim muito empolgado para os JOJUP´s, sempre com a vontade de vencer, garantindo o primeiro lugar”, disse Emanuel.  

O município de Ribeirão do Pinhal, no Norte Pioneiro do Paraná, abriu as portas para cerca de mil pessoas entre atletas, comissões técnicas e arbitragem, para disputa da 1ª Fase Regional dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUP’s) 2023.

O evento começou na noite da quinta-feira (01) e teve como palco o Ginásio de Esporte Tigrão. As cerca de 3 mil pessoas que estiveram no local para dar as boas-vindas aos atletas ainda sentiram a emoção do momento em que a pira olímpica foi acesa, além de acompanhar o juramento do atleta e prestigiar as diversas apresentações culturais que fizeram parte da cerimônia.

Além das atrações, a cerimônia de abertura ainda contou com a presença de autoridades do governo do estado, entre elas o diretor da Paraná Esportes, Paraná Esporte Walmir da Silva Matos, além de prefeitos da região e do chefe do NRE de Cornélio Procópio, Donizete Gôngora Rubim e demais convidados.

A etapa de Ribeirão do Pinhal contou com a participação de 24 municípios que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio. As partidas disputadas nas modalidades de basquetebol, voleibol e futsal aconteceram entre a sexta-feira (02) e o domingo (04) definindo as equipes vencedoras e que garantiram vaga na próxima fase da competição. As partidas foram disputadas no Ginásio de Esportes Tigrão, Quadra da Escola Municipal Nova Carvalho, no Ginásio de Esportes da Vila Almeida e Colégio Estadual Herminia Lupion.

Com uma estrutura que contou com alojamentos, refeitório e logística, toda a programação ocorreu conforme o planejado com destaque para o respeito entre os atletas que também se portaram de maneira organizada sem registros de problemas dentro ou fora das quadras. 

Além de movimentar o município oferecendo entretenimento, diversão e cultura, os Jogos da Juventude do Paraná ainda fomentaram a economia local, um dos fatores sociais envoltos a prática do esporte que acaba ultrapassando as linhas das quadras trazendo benefícios para toda a comunidade. 

A última e decisiva rodada da fase classificatória nos Jogos da Juventude do Paraná, fase regional, na cidade de Ubiratã, disputada neste domingo, 04, foi emocionante, dentro e fora de quadra. A disputa pelas vagas a próxima fase dos JOJUPS, movimentou as quatro modalidades em uma verdadeira festa nas arquibancadas para os torcedores, que incentivaram suas equipes do início ao fim da rodada.

Com duas boas vitórias, as equipes de Boa Esperança e Campo Mourão, oficializaram suas vagas neste domingo pelo basquetebol masculino, com primeiros colocados dos grupos A e B respectivamente. Boa Esperança derrotou por 57x38 Goioerê, enquanto Campo Mourão fez 83x54 em Ubiratã. Também se classificaram como segundos colocados, as equipes de Mamborê no grupo A e Goioerê no B.

Com 13 jogos, o futsal teve seus classificados definidos nos últimos jogos da rodada. Quinta do Sol, Mariluz, Campo Mourão, Roncador, Terra Boa, Luiziana e Altamira do Paraná estão nas quartas de finais e seguem nas disputas pela vaga a fase macrorregional dos JOJUPS. Uma última vaga será definida por critério técnico entre os segundos melhores colocados.

A modalidade de handebol, que está sendo disputada em grupo único e por pontos corridos, segue na etapa seguinte com a 4[ e 5ª rodada. O feminino está bastante equilibrado com as equipes de Ubiratã, Campo Mourão e Goioerê empatadas em número de pontos, já o masculino possui Goioerê e Campo Mourão na liderança.

A modalidade de voleibol classificou para as semifinais no feminino as equipes de Ubiratã e Terra Boa no grupo A e Goioerê e Moreira Sales no B. No masculino, farão as semifinais Campo Mourão, Terra boa e Quinta do Sol, além de um último classificado por índice técnico com melhor segundo colocado. A programação para a etapa decisiva da competição, que acontecerá nos dias 22, 23, 24 e 25 deste mês, será divulgada ainda esta semana.



 

GALERIA DE IMAGENS