Emanuel é presença confirmada na abertura dos JEPS em Foz do Iguaçu 31/07/2019 - 16:25

A abertura oficial da fase final da 66ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) terá a presença do campeão olímpico Emanuel Fernando Scheffer Rego. O evento, para alunos-atletas de 15 a 17 anos, será em Foz do Iguaçu entre os dias 2 e 10 de agosto. A abertura acontece na próxima sexta-feira (2), às 20h, no Ginásio Costa Cavalcanti.

Nesta etapa estão confirmados 784 estabelecimentos de ensino, 644 de escolas públicas e 140 de instituições privadas. A participação, como de praxe, vai alcançar 5.950 participantes,  entre atletas, dirigentes e organizadores, número que confirma os JEPS, a cada ano, como maior competição escolar do país.

Na sessão preliminar, na última sexta-feira (26.07), com a participação de dirigentes esportivos dos 32 Núcleos Regionais de Educação, foi anunciada e homologada a cidade de Campo Mourão como próxima sede da fase final dos JEPS, na categoria 15 a 17 anos, em 2020.

As disputas começam no sábado (3) em 15 modalidades, no regular: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, skate, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Já para atletas com deficiência (ACD), acima de 18 anos, serão disputadas as modalidade de atletismo, basquetebol, futsal, tênis de mesa e natação. A ginástica rítmica e xadrez serão destinadas à atletas de 12 a 17 anos. As modalidades de luta olímpica e skate serão disputadas em ambas as categorias, 12 a 14 e 15 a 17 anos.

“Todos os jovens que participarão das finais em Foz do Iguaçu já são campeões. Estão na última fase do maior evento esportivo escolar do Brasil. Superaram todas as adversidades e adversários e estão entre os melhores atletas do Paraná. E nós, do Governo do Estado, temos orgulho de contribuir para o desenvolvimento deles”, afirmou o diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski.

Para a coordenadora geral dos Jogos Escolares, Marcia Tomadon, esta etapa encerra com maestria mais uma edição estadual histórica. “O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esporte, aposta no esporte como uma das ferramentas essenciais para a formação de cidadãos. Quando proporcionamos isso para crianças que estão em idade escolar, promovemos desde cedo os diversos benefícios que o esporte pode proporcionar, seja para quem tem objetivo de atingir o alto rendimento ou apenas criar conceitos de qualidade de vida.

Perfil
Natural de Curitiba (PR), Emanuel, de 45 anos, faz parte da comissão de atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e integrou a comissão de atletas da Agência Mundial Antidoping (Wada).

Na areia, Emanuel teve uma carreira de sucesso. Em 2016, ele entrou para o Hall da Fama do Vôlei, em uma cerimônia nos Estados Unidos.

Além do ouro na Olimpíada de 2004, Emanuel foi medalha de prata nos Jogos em Londres (2012) e de bronze em Pequim (2008). Ele ainda foi três vezes campeão mundial e dez vezes do Circuito Mundial do Vôlei de Praia.

Emanuel é casado com a ex-jogadora de vôlei de quadra Leila Barros, que atualmente é senadora pelo Distrito Federal.

No início do ano Emanuel Rego foi nomeado como secretário da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), vinculada ao Ministério da Cidadania.

Etapa nacional

Os campeões da fase final, no regular, garantem vaga para os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que desde o ano passado, são disputados em novo formato: três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma nacional, reunindo mais de seis mil atletas dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Cascavel (PR), Natal (RN) e Palmas (TO) receberão, em setembro, as três fases regionais. A regional que o Paraná participa abrange os estados do Sul, Sudeste, além dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Já a sede da etapa nacional, que acontecerá de 16 a 30 novembro, será em Blumenau (SC).

Os vencedores na categoria ACD vão disputar as Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que acontecem entre os dias 18 e 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Lembrando que cada modalidade obedece um critério de classificação específico.

Em 2018 o Paraná encerrou a participação nos Jogos Escolares da Juventude com um total de 83 medalhas, sendo 37 na categoria para alunos-atletas de 12 a 14 anos e 46 na categoria 15 a 17 anos. Já nas Paralimpíadas Escolares, a delegação paranaense encerrou as disputas com 41 medalhas.