Em 20 dias, Verão Paraná Viva a Vida realiza mais de 500 mil atendimentos no litoral e noroeste do estado 20/01/2022 - 09:38
Como ação integrada do Governo do Estado, o Verão Paraná – Viva a Vida visa aprimorar a infraestrutura das praias e balneários paranaenses, garantindo saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores locais. Com 20 dias de atuação, o projeto já atingiu os seus objetivos e superou a meta de realizar 500 mil atendimentos. Do dia 28 de dezembro ao dia 16 de janeiro, o Verão Paraná – Viva a Vida realizou 504.585 atendimentos, contabilizando os cadastros nos postos fixos e os atendimentos de interação com o trio elétrico que percorreu toda a orla de Matinhos até Pontal do Sul, em Pontal do Paraná.
Por meio da Superintendência Geral do Esporte, uma equipe de mais de 250 profissionais e acadêmicos oferta diversas atividades esportivas, recreativas e de lazer no litoral do Paraná – em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel – e na região noroeste – em Porto Rico e São Pedro do Paraná –, além de contar com uma equipe itinerante em Antonina e Morretes.
A programação oferece atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de outras práticas para entretenimento. As quadras de vôlei de praia, futebol, beach tennis e futmesa ficam à disposição da comunidade, que pode emprestar os equipamentos necessários. Há, ainda, brindes dos apoiadores e patrocinadores aos participantes das atividades e desafios.
O superintendente geral do esporte, Helio Wirbiski, comemora o bom funcionamento das atividades e o número de pessoas atendidas. “Hoje a equipe da Esporte Paraná está em festa, pois batemos 504 mil atendimentos presenciais nos dez postos de atendimento que nós temos no litoral e no noroeste. É uma alegria, passamos 2019, quando havíamos atendido 500 mil, e com certeza vamos bater o recorde de todos os tempos. Isso prova que estamos atendendo com maestria toda a população do Paraná que tira sua semana, sua quinzena de descanso, e também os turistas que tem vindo e tem elogiado o trabalho da equipe. Então, hoje é um dia de comemoração, mas continuamos trabalhando para atender a todos. Agradecemos aos nossos parceiros e todos que estão nessa empreitada junto conosco. Parabéns a toda a equipe e obrigado Paraná”, comenta o superintendente.
O projeto conta com seis postos fixos: Morro do Cristo, em Guaratuba; Caiobá, em Matinhos; Praia de Leste, Ipanema e Shangrilá, em Pontal do Paraná; e a Ilha do Mel, que a partir desta semana atenderá em Pontal do Sul. As atividades vão de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h.
Eventos e desafios – O Verão Paraná dispõe de uma série de eventos e desafios disponíveis para que o público assista e participe. Tem para todos os gostos e todas as idades: BMX Freestyle, torneio de vôlei, basquete 3x3, futebol americano, festival de escultura de areia, caça ao tesouro, olimpíada de verão, entre tantas outras. Uma dessas atividades foi o Torneio de Skate Verão Paraná realizado na última sexta-feira (14) na pista do Parque Municipal de Guaratuba. Diversas crianças e jovens participaram das quatro categorias (feminino, infantil, mirim e iniciante). No mesmo dia, na praia de Ipanema, em Pontal do Paraná, foi realizado o primeiro torneio de futmesa do ano. Os vencedores da chave prata e chave ouro receberam brindes, kits e medalhas. Ao total, 16 duplas participaram e dezenas de pessoas assistiram as disputas.
Balão do Verão – No último domingo (16), o Balão do Verão esteve no posto fixo de Caiobá, em Matinhos. No voo cativo, o balão fica amarrado por cordas com até 50 metros de altura. Qualquer pessoa pode participar do voo cativo, que é realizado gratuitamente.
Saúde – Todos os postos do projeto Verão Paraná – Viva a Vida contam com uma equipe de Enfermagem, composta por estudantes da área, para realizar os primeiros atendimentos a quem estiver nas praias e precisar de cuidados.
O Verão Paraná – Viva a Vida é uma realização conjunta do Governo do Estado por meio da Superintendência do Esporte, Secretaria de Segurança Pública, Detran, Sanepar, Copel, Turismo, Cultura e Sejuf. O projeto conta com o patrocínio do Sicredi, Daju e apoio do SESC e das prefeituras municipais.