Doze modalidades aconteceram no primeiro dia dos Jogos Escolares 04/08/2024 - 14:19
Após as atividades da sexta-feira (02), entre elas a reunião técnica e a cerimônia de abertura, no sábado (03) aconteceu o início das competições da final da 70ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) disputada em Pato Branco. Diversas atletas, de doze modalidades, já puderam colocar todo o treinamento e preparação à prova, movimentando várias praças esportivas na busca pelo lugar mais alto do pódio.
A primeira medalha saiu na natação, na prova dos 800 metros. Isabelly Sinnott, de Curitiba, garantiu o ouro, seguida por Maria Eduarda Targat, de Foz do Iguaçu, com a prata, e Milena Prado, de Cascavel, com o bronze. Ainda pela manhã, o judô também fez seus primeiros campeões. Os embates aconteceram no Colégio Integral os medalhistas vieram das categorias Super Ligeiro, Ligeiro e Meio Leve.
Também foram iniciadas no sábado algumas modalidades coletivas, como o voleibol e o futsal. Ginástica rítmica, xadrez, taekwondo, jogos eletrônicos, atletismo e tênis de mesa tiveram suas disputas iniciadas. O ciclismo fez seus primeiros campeões durante o período da tarde na prova por pontos. A modalidade está sendo disputada nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.
Primeira medalhista
Dentro dos Jogos Escolares surgem diversas histórias. A primeira modalidade a definir um pódio foi a natação. Na prova dos 800 metros, Isabelly Sinnott, de Curitiba, ficou com o ouro, seguida por Maria Eduarda Targat, de Foz do Iguaçu, com a prata, e Milena Prado, de Cascavel, com o bronze.
Muito feliz com a conquista, Isabelly destacou que essa vitória tem um significado especial. Além do triunfo esportivo, é a comprovação de que ela superou problemas de saúde.
"Nasci com sérios problemas pulmonares que exigiram cuidados especiais. Comecei a nadar logo aos 6 meses por exigência médica", contou a atleta. "A natação não só melhorou minha saúde, como também me tornou uma campeã", citou.
Atualmente, Isabelly é a primeira colocada no ranking da região sul de natação na sua categoria e medalhista no Troféu Chico Piscina Internacional.
Com a vitória na saúde assegurada, a atleta agora busca novos desafios, como conquistar uma vaga na seleção brasileira para representar o Brasil nas Olimpíadas. "A natação me garantiu boas condições de saúde e agora estou treinando com muita disciplina e determinação para buscar títulos nas piscinas do mundo", declarou a campeã, que representou o Colégio Dynâmico de Curitiba.
Pato-branquense garante medalha no taekwondo
Com participação total de 89 alunos atletas, o Taekwondo começou neste sábado (03), primeiro dia de competições dos JEPS, em Pato Branco. Pela manhã, foram realizadas as provas de poomsae, já rendendo medalhas.
Um dos destaques foi o aluno atleta que representa Pato Branco, Gabriel Silveira Borges, de 16 anos, do Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças. Ele conquistou o primeiro lugar no poomsae e tem uma caminhada de vitórias no esporte.
“Já tem cerca de sete anos que treino taekwondo. A primeira aula que fiz foi experimental porque meu primo fazia e eu fui junto. Quando eu cheguei lá, participei da aula e o mestre falou que eu deveria participar do campeonato no próximo fim de semana. Foi aí que eu comecei, já ganhando este campeonato e não parei mais de competir”, conta Borges.
Não é a primeira vez que Gabriel participa dos JEPS, ele é veterano na competição e já representou o Paraná em lutas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) e Jogos da Juventude do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além de campeonatos paranaenses.
“Só tenho a agradecer ao mestre, Claudionei Silva, da Academia Silva, minha escola e ao Paraná pelo apoio. Aos meus pais, Márcio e Neice, que não me fazem desistir, sempre me dando força, incentivo e ânimo”.
Jogos Eletrônicos serão tema de TCC de acadêmio da UEL
Confirmando o grande sucesso nos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), os jogos eletrônicos, que foram implantados na competição há poucos anos, serão tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico Emílio Adriano, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O acadêmico explica que escolheu esse tema devido à crescente abrangência que os jogos eletrônicos estão ganhando dentro da competição escolar, que reúne milhares de estudantes todos os anos. “Como futuro profissional da comunicação, quero demonstrar através do meu trabalho de conclusão de curso a força e a importância dos jogos eletrônicos que fazem parte da vida das crianças, adolescentes e jovens”, relatou Emílio.
Implantados nos JEPs em meados de 2020, os jogos eletrônicos vêm ganhando força e já totalizam mais de 11 mil inscritos neste ano. A coordenadora estadual da competição, Márcia Tomadon, responsável pela inserção das novas modalidades, explicou que durante os dois primeiros anos, a disputa foi realizada online, mas a partir de 2022, os confrontos de games passaram a ser presenciais, o que fez o número de participantes aumentar consideravelmente.
Márcia destacou o grande sucesso dos jogos eletrônicos e o objetivo de fortalecer e tornar essa modalidade cada vez mais sólida, para que continue sendo realizada no futuro. “Com essa disputa eletrônica, estamos trazendo para os JEPs uma outra parcela de estudantes que antes ficavam ignorados, por não terem, na sua maioria, aptidão para a prática esportiva”, afirmou.
Durante os jogos eletrônicos dos JEPs, são disputados games como Clash Royale, Brawl Stars, Free Fire, Just Dance, FIFA 2024, Fortnite, Valorant e League of Legends. As atividades estão sendo realizadas pela empresa especializada Jinrou Evento.
Alício Júnior, um dos responsáveis pela execução dos jogos eletrônicos, destacou a iniciativa dos organizadores dos JEPs por abrirem espaço para esse tipo de competição, que vem crescendo muito em todo o mundo. “É uma forma de envolver e incluir uma grande parcela de adolescentes que não tinha muito espaço nas competições do Governo do Estado. Os jogos eletrônicos são marcantes, pois exigem muita estratégia e raciocínio rápido para desvendar os jogos mais complexos”, citou.
Campeões da bocha adaptada são conhecidos
A modalidade bocha adaptada foi realizada no primeiro dia de competições dos JEPS de Pato Branco e já chegou ao fim. Os jogos aconteceram no Largo da Liberdade e os alunos atletas de Foz do Iguaçu e Prudentópolis se destacaram nas três categorias de 14 a 17 anos.
Confira os resultados:
Individual BC2 masculino
1° lugar: Luan Henrique Charney - Escola Espaço Vida (Prudentópolis)
2° lugar: Adrian Henrique da Silva Costa - ACDD (Foz do Iguaçu)
3° lugar: Eduardo Arrigo Aquino - ACDD (Foz do Iguaçu)
Individual BC2 feminino
1°lugar: Gilvana Hravil Yuk - Escola Espaço Vida (Prudentópolis)
Individual BC3 misto
1° lugar: Willian David Espinola Dionísio - ACDD (Foz do Iguaçu)
2° lugar: Adrian Alexandre Berle Natal - ACDD (Foz do Iguaçu)
Os JEPS são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), em parceria com o município de Pato Branco, Secretaria Estadual da Educação (SEED) e os Núcleos Regionais da Educação. As competições continuam até o dia 10 de agosto, confira a programação restante:
05/08 - Ciclismo (Parque da Pedreira / 50m da sub estação da COPEL)
05 e 06/08 - Atletismo (Pista de Atletismo UTFPR)
05 e 06/08 - Xadrez (Centro de Tradições Gaúchas Tarca Nativista)
05 a 08/08 - Futsal (Ginásio De Esportes Dolivar Lavarda / Ginásio do SESC)
05 a 08/08 - Futsal Paradesportivo (Ginásio Da Escola Municipal Antonio Cadorin / Ginásio do SESC)
05 a 08/08 - Vôlei (Ginásio da AFIPE)
05 a 09/08 - Basquete DI (Ginásio de Esportes Colégio Mater Dei / Ginásio do Bairro Menino Deus)
05 a 10/08 - Basquete (Ginásio do Sesi / Ginásio do Bairro Menino Deus)
05 a 10/08 - Handebol (Ginásio Poliesportivo Do Bairro Industrial / Unidep - Centro Universitário De Pato Branco)
06 a 08/08 - Vôlei de Praia (Praça Poliesportiva Vitório Vicente Viero)
06 a 09/08 - Badminton (Ginásio da UTFPR)
08 a 10/08 - Skate (Colégio Estadual de Pato Branco)
Os documentos oficiais (boletim, programação, resultados, classificação final, notas, etc.) do evento serão publicados na página da Secretaria de Estado do Esporte e no aplicativo da Paraná Esporte, que pode ser baixado na Google Play e na Apple Store.