Curitiba conquista o décimo título de campeão geral do PARAJAPS
17/11/2022 - 13:30

Entre os dias 12 a 15 de novembro, Londrina recebeu a 10º edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná - PARAJAPS. A competição contou com 1.377 participantes, entre atletas, organizadores, arbitragem e dirigentes. Este é o principal evento multimodalidade do paradesporto no Estado.

A delegação curitibana somou 200 pontos e alcançou pela décima vez o título de campeã geral e ficou à frente de Maringá (146), Cascavel (139) e Londrina (130). 

Um dos destaques foi o medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2021, Giovane Vieira, que garantiu duas medalhas de ouro para Londrina na modalidade de paracanoagem. Outro destaque foi o atleta paralímpico, Edevaldo Pereira da Silva, conquistando três medalhas de ouro: uma na prova de lançamento de dardo e duas nas provas de arremesso de peso.

Neste ano foram 16 modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha paralímpica, futsal, goalball, golf 7, handebol, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez.

O coordenador do paradesporto, Mario Sergio Fontes, fala sobre o sucesso da 10º edição dos jogos. “Sem sombra de dúvidas podemos afirmar  que tudo transcorreu da melhor forma possível. A parte técnica, bons resultados, participação de 47 municípios, inclusive com novos municípios participando pela primeira vez, de verdade o retorno do paradesporto dentro do estado. Curitiba pela décima vez se consagra campeã, sem dúvida nenhuma um trabalho exemplar, um  município que leva grande quantidade de atletas. Perspectivas maravilhosas para 2023, até porque essas cidades novas que estão participando acredito que vão ter um crescimento no próximo ano”. 

Confira os resultados completos no site oficial.

O PARAJAPS é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Londrina. A competição estreou em 2012, também na cidade de Londrina, e é similar aos Jogos Abertos do Paraná, sendo destinado a atletas adultos de alto rendimento. Junto a outras ações voltadas exclusivamente para pessoas com deficiência.