CrossGames reúne mais de 200 atletas de diversas regiões do Paraná 09/01/2022 - 18:24

Sucesso na edição de 2020, o CrossGames repete a dose e reuniu mais de 200 atletas de Crossfit na arena de Caiobá do Verão Paraná - Viva a Vida no último fim de semana (08 e 09). Nesta edição, teve inovação. Esta foi a primeira competição de Crossfit que contou com transmissão ao vivo. O evento faz parte dos Jogos de Aventura e Natureza - Etapa Litoral, que apresenta uma agenda cheia de competições e apresentações esportivas para a temporada.

O CrossGames consiste em uma competição entre praticantes de Crossfit. Os atletas participam de uma sequência de exercícios, chamada de “workout”, que precisam ser realizados em um tempo pré-determinado.

A competição foi dividida em quatro categorias: quarteto fitness misto, trio scaled, trio amador misto e RX misto. O quarteto fitness é composto por atletas iniciantes divididos em dois homens e duas mulheres, o trio scaled é formado por duas mulheres e um homem, a categoria amador misto tem dois homens e uma mulher e a dupla que forma a categoria RX misto é composta por um homem e uma mulher.

Para o superintendente geral do esporte, Helio Wirbiski, a transmissão dos eventos esportivos amplia o alcance das atividades promovidas pelo Governo do Estado e representa uma grande vitrine para os atletas paranaenses. O superintendente também destaca a variabilidade de eventos esportivos nesta temporada. "Teremos um evento por fim de semana, começamos agora com o CrossGames, semana que vem teremos o brasileiro de Handbeach e assim por diante, até fevereiro. O Verão Paraná - Viva a Vida é uma celebração da vida! A pandemia continua, mas por meio de atividade física e de todos os protocolos de saúde a gente passa por essa”, afirma Wirbiski.

Além da competição oficial e de todos os “workouts”, outro destaque ficou pelo desafio amistoso entre a Polícia Militar do Paraná e o Corpo de Bombeiros do Paraná. O comandante-geral da PM, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, explica que os oficiais são adeptos às atividades físicas e quiseram participar da competição nos seus horários de folga, e também convida os veranistas para as exposições itinerantes dos veículos da companhia. “Graças ao empenho de todos os nossos policiais e bombeiros, a Operação Verão está indo muito bem. Nossas exposições também estão sendo fundamentais para essa aproximação da sociedade com a Polícia, principalmente com as crianças nas diversas ações que estamos promovendo”, explica o coronel Hudson.

O organizador do evento, Claudio Geronimo, evidencia o incentivo do Governo do Estado em fomentar diferentes modalidades, promovendo saúde por meio de novos adeptos ao esporte, e destaca o saldo positivo na visão dos atletas participantes. “Para este evento abrimos as inscrições e elas se esgotaram em menos de 24 horas, o pessoal já pergunta quando será a próxima etapa. A expectativa agora é para as próximas quatro etapas dos Jogos de Aventura e Natureza poder desenvolver a modalidade nos municípios em que o Crossfit ainda não tem uma grande quantidade de adeptos”, pontua Geronimo.

Todos os atletas receberam uma medalha de participação e os três primeiros colocados de cada categoria levaram o troféu de premiação. Confira o pódio de cada categoria:

QUARTETO FITNESS
1º - Descansa Correndo - 459 pontos
2º - Quarteto Quase Fantástico - 434 pontos
3º - Só por Deus - 410 pontos

TRIO SCALED
1º - Cromossomos Loucos - 448 pontos
2º - O que que eu tô fazendo aqui - 442 pontos
3º - Foguete Não Tem Ré - 441 pontos

TRIO AMADOR
1º - Three Little Burpees - 476 pontos
2º - Os Cara É Ela CFTB - 431 pontos
3º - Raia 1 - 426 pontos

RX MISTO
1º - Crossfit Be Water - 449 pontos
2º - A Roça na Praia - 448 pontos
3º - Team CFTB - 442 pontos

Os campeões da RX, Luana Bernardes e Julio Bueno, da cidade de Ponta Grossa, contam sobre a alegria de representar o esporte em ascensão no Brasil. “É um prazer imenso participar dessa competição e também parabenizar a organização do evento, que mesmo com a chuva, o pessoal soube montar toda a estrutura com segurança”, aponta Luana. “Competir ao ar livre é muito desafiador para a gente, nós não temos como prever como estará o clima e isso torna o desafio ainda maior”, finaliza Julio.

Confira a classificação completa de todas as categorias aqui .

SOLIDARIEDADE
Os atletas fizeram suas inscrições arrecadando alimentos não perecíveis. Mais de 600 kg de alimentos foram doados para a APAE de Matinhos.

Quer saber mais sobre como funciona a competição de CrossGames? Acesse o link da transmissão que aconteceu no YouTube oficial da Superintendência Geral do Esporte.
Primeiro dia
Segundo dia

O Verão Paraná - Viva a Vida é uma realização conjunta do Governo do Estado por meio da Superintendência do Esporte, Secretaria de Segurança Pública, Detran, Sanepar, Copel, Turismo, Cultura e Sejuf. O projeto conta com o patrocínio do Sicredi, Daju e apoio do SESC e das prefeituras municipais.