Copa Mundo do Futsal agita a semana em Paranaguá 15/05/2023 - 11:23

Começa hoje (15/5), às 20h mais uma edição da Copa Mundo do Futsal Sub-21 Masculino, com a participação das 15 principais equipes do mundo. A competição, que reuniu milhares de pessoas na Arena Albertina Salmon em 2022, terá novamente Paranaguá  como sede.

A abertura contará com o Futsal das Estrelas, protagonizado por Falcão, um dos maiores jogadores de futsal do mundo. “O futebol de salão é uma das modalidades que mais crescem no Brasil e é muito apoiada aqui no Paraná. A vinda do craque Falcão motiva esses jovens para que o Paraná continue à frente com toda essa tradição que tem no futebol de salão”, enfatiza o secretário do esporte do estado do Paraná, Helio Wirbiski, que também falou sobre a intenção de transmitir os eventos da modalidade, “com o apoio do estado pretendemos transmitir os jogos da Taça Paraná e da Copa Paraná, é desta forma que nós tratamos o esporte paranaense, com respeito e transparência”, finaliza Wirbiski.

As equipes confirmadas são Rio Branco Futsal (Paranaguá-BR), equipe sede da competição, JEC/KRONA (Santa Catarina-BR), Magnus Futsal (Sorocaba - BR), Criciúma Futsal (Santa Catarina - BR), classificados na etapa nacional da Copa Mundo do Futsal, que aconteceu em Maracaju (MS). As internacionais, o Barcelona (da Espanha), campeão mundial da edição 2022 da competição, Palma Futsal (Espanha), Hakoah (Austrália), Alma Futsal (Japão), Pacífico Futsal (Argentina), New York Equador (EUA), Torpedo Futsal (Rússia), Atlas Futsal (Colômbia), Olímpia Futsal (Paraguai), Pinocho (Argentina) e Futsal Club Toronto (Canadá).

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, exaltou sua felicidade em ter a Cidade Mãe do Paraná como sede da competição novamente. “Sabemos o quão grandioso é este evento e poder ser sede da competição é muito gratificante para todos nós. Esse ano, além de receber o Mundial Masculino Sub-21, também receberemos o Mundial Feminino da mesma categoria, o que mostra que nosso município está apto para receber grandes competições como esta”, destacou Roque.

JOGO DE ABERTURA COM FALCÃO

No dia 15 de maio, às 20h, na Arena Albertina Salmon, com a participação de Falcão, o maior jogador de futsal de todos os tempos. Excepcionalmente neste dia, a entrada será mediante doação de 1kg de ração, que será doada posteriormente à instituições de proteção aos animais.

INGRESSOS

A entrada será a entrega de 1kg de alimento (exceto sal, açúcar e fubá). Os ingressos poderão ser adquiridos diretamente na Arena Albertina Salmon. Todos os alimentos arrecadados durante a competição, serão doados para entidades carentes.

TRANSMISSÃO AO VIVO PARA O MUNDO INTEIRO

Em 2022, mais de 164 milhões de pessoas foram impactadas com a cobertura do evento e para 2023, a Sportv transmitirá cinco jogos da competição, ampliando ainda mais a visibilidade da competição, destacando a Cidade Mãe do Paraná. 

Para o secretário de Esportes de Paranaguá, Helton Ambrósio, a competição atravessa diversas barreiras e vai muito além do esporte. “A Copa Mundo do Futsal é uma competição esportiva de nível internacional que vai muito além do esporte. Ano passado, Paranaguá parou com a realização do evento e para este ano, nosso objetivo é fazer com que seja ainda melhor. Além de promover jogos entre grandes equipes, teremos a oportunidade de seguir fazendo o bem às famílias necessitadas através da arrecadação e doação de alimentos”, finalizou o secretário.

Tendo em vista a estrutura oferecida, o potencial turístico, comercial, hoteleiro da cidade e a aderência da população ao evento, o CEO do Mundo do Futsal, Anderson Andrade, destacou a força que a Cidade Mãe do Paraná tem proporcionado para a Copa Mundo do Futsal. “Estamos maravilhados com tudo o que tem acontecido em Paranaguá. Em relação às sedes, nós sempre buscamos a estrutura em todos os aspectos, qualidade de hotel, alimentação, ginásio e aqui nós encontramos tudo isso…, assim como o envolvimento e comprometimento de todos da cidade que estiveram diretamente ligados ao evento do ano passado, a torcida comparecendo”, comentou.

 

GALERIA DE IMAGENS