Complexo Tarumã recebe Campeonato Brasileiro de Judô neste fim de semana 05/04/2024 - 08:40

O Complexo Esportivo Tarumã, principal palco de competições do Governo do Estado, em Curitiba, recebe neste sábado e domingo (6 e 7) o Campeonato Brasileiro de Judô - Regional 5, que envolve competidores de quatro estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ele antecede o Paraná Combate, evento de lutas promovido pela da Secretaria estadual do Esporte e que neste ano acontece em Pato Branco, em setembro.

Mais de 600 atletas estarão competindo nas categorias sub-13, sub-15, sub-18, sub-21 e sênior. São Paulo e Paraná serão representados por 162 atletas cada, Santa Catarina por 158 e o Rio Grande do Sul por 137. No sábado, entram no tatame as categorias Sub-18, Sub-13 e Sênior. No domingo, será a vez do Sub-15 e Sub-21, finalizando o evento. A entrada do público é gratuita.

Para o diretor de Grandes Eventos da SEES,  Clésio Prado, a competição converge com as ações de políticas públicas para a área esportiva no Paraná. “O ano de 2024 tem um calendário bem ativo e está tudo interligado, dentro da engrenagem da área do esporte, que envolve a participação e a organização em parceria do Governo do Estado, por meio da SEES, com a Prefeitura de Curitiba e a federação de judô. Este é o tripé básico, sendo que o Estado entra com a estrutura do nosso grande palco esportivo que é o Tarumã”, afirma.

O secretário do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Carlos Pijak, acredita que a realização de grandes torneios e a presença de grandes atletas ajudam a consolidar Curitiba como capital do esporte. “Movimenta a economia, a rede hoteleira, a contratação de serviços necessários para realizar o evento, a área da alimentação e da hospedagem”, afirma. “É fundamental enfatizar essa parceria com o Governo do Paraná, que também está na mesma dinâmica, de desenvolvimento esportivo, movimentação econômica e transformação social”.

PARANÁ COMBATE – A competição em Pato Branco, de 11 a 15 de setembro, envolve, além do judô, outras nove modalidades: boxe, capoeira, jiu-jitsu,, karatê, kickboxing, kung-fu, muay thai, taekwondo e wrestling. O Paraná Combate é realizado em parceria com as federações das modalidades. As duas primeiras edições (2021 e 2022) aconteceram em Londrina. Ano passado, Cascavel sediou o torneio, com a participação de 2.268 atletas.

Programação:

Sábado - 06/04