Com incentivo do PROESPORTE, Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada começa nesta quinta-feira 21/10/2021 - 17:44

Organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro e incentivado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (PROESPORTE), o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e CRI acontece entre os dias 21 e 24 de outubro, em Londrina (PR). Dentre os eventos da modalidade, este é um dos mais importantes e conta pontos para o ranking internacional.

Destinado às categorias infantojuvenil, juvenil, junior, sub-23 e elite Masculino e Feminino, a estimativa é que participem do evento mais de 400 ciclistas, vindos de vários estados do país. O campeonato será constituído pelas provas de Estrada (Resistência) e Contrarrelógio.

Esta é a primeira prova de ciclismo em nível nacional sediada por Londrina em cinco anos. Com exceção de quinta-feira, os demais dias têm suas atividades abertas ao público.

PROESPORTE
Com três editais lançados, o Governo do Paraná destinou o montante de 2 milhões de reais para o primeiro edital do PROESPORTE (2018), 8 milhões para o segundo (2019) e 9 milhões para o terceiro (2020), que está na 3° e última Etapa, de apreciação, análise e homologação.

Segundo Dilson Martins, coordenador do programa, a CBC, sediada em Londrina, submeteu em 2019 o projeto que previa a organização do campeonato. Inscrito na área de excelência esportiva (alto rendimento), o projeto captou quase 200 mil reais através de incentivo fiscal, especificamente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por parte do Governo do Estado do Paraná, que recebeu recursos incentivados pela Companhia Paranaense de Energia, a Copel.

Além deste evento, a CBC também inscreveu projeto para a realização do Circuito Pan Americano de Paraciclismo de Pista e Estrada, que deverá ser realizado em 2021. “Esses eventos acontecem em vários locais e atendem um público bem específico, que é a comunidade de ciclismo paranaense e brasileira, desde a formação esportiva até o alto rendimento.”, explica Martins.

Mas cabe ressaltar que o PROESPORTE não atende somente ciclismo ou outros projetos de alto rendimento por meio de federações esportivas. Contempla projetos aprovados por pessoas físicas, prefeituras municipais, organizações não governamentais e iniciativa privada, em formação esportiva, alto rendimento e também lazer.

Para participar do processo de seleção de projetos, os interessados devem atentar-se aos editais de chamamento disponíveis em nosso site. Lembrando também que o programa foi instituído pela Lei nº 17.742, de 30 de outubro de 2013, e que os projetos inscritos devem ter como objeto principal o esporte e a sua destinação pública, podendo ser submetidas por pessoa física ou jurídica estabelecida ou domiciliada no Estado do Paraná há no mínimo dois anos.

Programação completa do evento:
21/10 - Quinta-feira: Prova de contrarrelógio Individual
Todas as categorias
Local: Autódromo Internacional Ayrton Senna

22/10 - Sexta-feira: Prova de resistência
Categoria de Base

23/10 - Sábado: Prova de resistência
Elite e Sub23 feminino - 87km (43.5km x 2 voltas)

23/10 - Domingo: Prova de resistência
Elite e Sub23 masculino - 146 km
Local: Largada e chegada no Jardim Botânico

A concentração para as provas de quinta-feira acontecerá no Autódromo Ayrton Senna. Nos demais dias, no Jardim Botânico. Atenção às largadas: quinta, sexta e domingo, às 08h; sábado, às 13h.