Circuito de Surf Amador e Torneio de Caiaque reuniram fãs do esporte no Litoral 26/02/2024 - 13:12

O final de semana foi marcado por grandes competições esportivas no Litoral. Guaratuba recebeu o 3º Festival Militar de Surf - Capitão Romero Nunes da Silva Filho e a 1ª etapa do Circuito Paranaense de Águas Abertas; Matinhos foi palco da 1ª etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador; e Antonina recebeu o Torneio Interclubes de Caiaque 2024.

O Circuito Paranaense de Surf Amador foi realizado no Balneário Gaivotas. Mais de 120 atletas disputaram 12 diferentes categorias, dos mais jovens (sub-12) aos mais consagrados na modalidade (grand master). O evento fez parte da programação dos Jogos de Aventura e Natureza e do Verão Maior Paraná, do Governo do Estado do Paraná, em parceria com a Federação Paranaense de Surf e as marcas Hurley e 30 Pés.

Quem levou a melhor na categoria Open Feminino foi a mesma campeã de 2022, Clara Chaves. Ela expressou sua satisfação com o resultado. "Estou muito feliz em começar bem nesta primeira etapa, garantindo alguns pontos no ranking. Só tenho a agradecer a Deus, à minha família e aos patrocinadores. Estou de olho em uma vaga para o ISA (International Surfing Association) no próximo ano, que pode ser meu último”, disse.

O título no Open Masculino foi conquistado por Yohann Ivanoski, que dedicou a vitória ao seu pai, que já faleceu. "Depois de quatro anos, voltei a disputar uma final. Queria dedicar esta vitória ao meu pai, que nos deixou há um ano e alguns meses. Ele sempre me incentivou, e eu gostaria muito que estivesse aqui para comemorar comigo. Este ano, esperem um novo Yohann, focado e lutando pelo título da categoria", disse.

O evento marcou a primeira participação de alguns nomes como Samuel Wallace de Jesus Bianco, cujo gosto pelo esporte já é evidente: "Este foi meu primeiro campeonato. Comecei a surfar há duas semanas. Cheguei atrasado e só peguei 5 minutos, mas ainda consegui pegar uma onda. Ganhei um leash novo e uma parafina do meu amigo. Gostei e pretendo voltar mais vezes, agora para ganhar", disse.

Renato Trogue, presidente da Federação Paranaense de Surf, agradeceu os apoiadores do evento. "É uma conquista do Governo do Estado, da Federação, aos árbitros e a todos os apoiadores. Esperamos que as próximas etapas beneficiem os atletas e todos os envolvidos", afirmou.

Confira os resultados do Circuito Paranaense de Surf Amador - 1ª Etapa:

OPEN MASCULINO

2. Matheus Prado

3. Amauri Maia

4. Paulo Godinho

ANTONINA – Antonina sediou o Torneio Interclubes de Caiaque 2024. O evento, também parte dos Jogos de Aventura e Natureza, promoveu a pesca esportiva em meio às belezas naturais da região, com mais de 150 caiaques na disputa. O torneio, que enfatiza o princípio do pesque e solte, busca impulsionar a prática da pesca esportiva, promover o turismo na cidade e conscientizar sobre a conservação ambiental.

Fabiano Diniz, presidente da Apapec e organizador do evento, destacou a importância do torneio no cenário esportivo local e agradece ao apoio da prefeitura e do governo estadual, ressaltando o compromisso com a sustentabilidade. "O competidor pega cinco peixes e os devolve no mesmo local, o que é importante para a natureza e o meio ambiente”, explicou.

O campeão do torneio foi Márcio Barreto, que ficou muito contente com a conquista e compartilhou sua experiência na modalidade. "Capturamos o peixe, medimos e gravamos em vídeo antes de liberá-lo. Nosso esporte preza pela preservação ambiental. Já acompanho as provas há seis anos e é uma experiência inexplicável”, finalizou.

Confira os resultados do Torneio de Pesca em Caiaque:

1º - Márcio Barreto

2° - Eliezer Jobson

3º - Luiz Henrique

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Foram ofertadas atividades esportivas e de lazer que incluíram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda também contou com os shows de grandes sucessos nacionais. Confira a cobertura completa em www.verao.pr.gov.br.