Centro Nacional de Treinamento em Atletismo será inaugurado nesta quinta-feira em Cascavel 03/02/2021 - 15:04

Acontece na manhã dessa quinta-feira (04), às 10h, em Cascavel, a inauguração do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo, o CNTA. Entre as autoridades presentes no evento estarão o presidente da República, Jair Bolsonaro, o governador do Paraná, Ratinho Junior, e o superintendente de Esporte do Paraná, Helio Wirbiski. O espaço é uma realização do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, e Prefeitura Municipal de Cascavel.

Com um investimento total de R$ 21.392.968,10, sendo 70% do montante proveniente do Governo Federal e 30% do Governo do Estado, a instalação tem uma área de terreno de 86.211,69 m² e área construída de 8.000 m², contendo guarita, alojamento, arquibancada, pista de aquecimento coberta, área de fisioterapia e pista de padrão internacional, regido pelas normas da Associação Internacional de Federações de Atletismo - IAAF (sigla em inglês).

Segundo o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, "o espaço visa o desenvolvimento do atletismo no estado, com um cronograma de atividades que atendam ações de rendimento, iniciação e formação esportiva, e a realização de competições estaduais, nacionais e internacionais". Além disso, será possível a otimização para o atendimento de outras modalidades (dentro das possibilidades da estrutura) e também a elaboração de projetos de atividade física e de saúde à comunidade em geral.

A gestão será compartilhada, com divisão de responsabilidades entre Estado (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte / Superintendência do Esporte) e Município (Prefeitura e Fundação Municipal de Cultura e Esportes). Também foi realizado chamamento público para parcerias que visam aperfeiçoar a gestão do espaço e ainda fomentar o caráter educacional. O projeto selecionado foi o do Centro Universitário de Casvcavel (UNIVEL), que vai disponibilizar profissionais e acadêmicos de diversas áreas (educação física, nutrição, psicologia, odontologia, biomedicina e fisioterapia) para o desenvolvimento das atividades. Ele será delineado em conjunto com a Superintendência do Esporte, para a formalização de cooperação técnica.