Capacitação do Verão Maior Paraná acontece nesta semana em Pontal do Paraná 29/11/2022 - 10:05

A Superintendência Geral do Esporte do Paraná deu início nesta segunda-feira (28) a capacitação para o projeto Verão Maior Paraná. O evento acontece entre os dias 28, 29, 30 de novembro e 1º e 2 de dezembro no município de Pontal do Paraná.

Estão participando do evento 252 acadêmicos pré-selecionados dos cursos de Educação Física, Comunicação, Turismo e Enfermagem e 29 profissionais de Educação Física e Turismo, sendo 13 coordenadores de posto, 6 professores de ginástica e 10 profissionais e guias de turismo. Ao fim da capacitação, serão selecionados 116 acadêmicos aptos a participarem do projeto Verão Maior Paraná, sendo eles, 80 de Educação Física, 8 de Enfermagem, 20 de Turismo e 8 de Comunicação. Mesmo aqueles que não forem selecionados para atuarem no projeto, receberão um certificado de atividade extracurricular.

Durante os cinco dias de capacitação, os acadêmicos e profissionais irão participar de diversas palestras e oficinas referentes as atividades a serem desenvolvidas durante o projeto Verão, visando o melhor atendimento da comunidade litorânea e veranistas. Na programação estão previstas oficinas de organização e planejamento de eventos esportivos e de lazer, vivências do esporte e lazer, ações e vivências em grupos, avaliação física, ritmos musicais, atividades esportivas e recreativas, montagem e estrutura de postos, jogos e brincadeiras de lazer, atividades de esporte e lazer, texto, fotografia e captação e edição de vídeo.

O coordenador do projeto Verão Maior Paraná, Mauro João Cachel comenta sobre a importância do evento de capacitação "Esse curso de formação tem dois objetivos: primeiro fazer com que se acadêmico possa pôr em prática tudo aquilo ele recebe na universidade, junto com os professores, fazendo com que essa gama de conhecimento seja colocada em prática, e segundo para que possamos fazer a seleção dos acadêmicos de educação física, turismo, enfermagem e comunicação que irão trabalhar dentro do Verão Maior Paraná, então ele serve para que possamos fazer uma padronização de todas as nossas ações no decorrer do projeto.” finaliza o coordenador.

PARCERIA ESPORTE E TURISMO

Durante a capacitação também serão definidos acadêmicos de turismo que irão atuar junto aos postos orientando a população sobre pontos turísticos do litoral. Para isso, a parceria entre a Superintendência Geral do Esporte e a Paraná Turismo é fundamental para que o estado esteja pronto para receber turistas de todos os lugares. 

O diretor-presidente da Paraná Turismo comenta que a edição de 2022/2023 será uma das maiores do projeto Verão: "Nós vimos como fundamental para dar andamento no processo da capacitação pro Verão Maior Paraná a parceria entre a Superintendência de Esporte e a Paraná Turismo. Entendemos que será o maior verão de todos os tempos no nosso litoral de águas salgadas e também no nosso litoral de água doce no nosso noroeste. Com esse entendimento, nós estamos aqui em Praia de Leste fazendo essa capacitação junto com o esporte, mostrando pros monitores e para os coordenadores a importância do turismo na geração de renda e de emprego e principalmente, a importância em atender bem o cliente, para que ele venha e volte ao nosso litoral sempre." finaliza Irapuan.

O VERÃO MAIOR PARANÁ 

A edição 2023, prevista para acontecer de 26 de dezembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023, prevê ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhada, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. O projeto é uma ação integrada do Governo do Estado, que visa aprimorar a infraestrutura das praias e balneários paranaenses, garantir a saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores locais.

 

 

GALERIA DE IMAGENS